quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Andarilho: Mario Andretti

Nascido e criado na Itália, mudou-se para os EUA aos 15 anos. Desde então, tornou-se cidadão norte-americano e competiu sempre pelos EUA.

Grande campeão dentro e fora da Fórmula 1, Mario foi um dos poucos a conquistar títulos tanto na Cart quanto na F1. Também competiu (e venceu corridas) na Nascar e no mundial de carros esporte.

Na F1, obteve um título, 12 vitórias e 19 pódios entre 1968 e 1982. Nesse intervalo, Andretti mudou muito de equipe, tanto que a sessão Andarilho de hoje é dedicada a ele. Foram 11 mudanças de equipe na sua bela carreira.

Acompanhe:


Andretti estria na F1 em 68 pela Lotus. Já na sua primeira corrida já marca a pole


Em 70, correu pela equipe March. Nos cinco GPs disputados, já conseguiu um pódio


De tão bom que era, a Ferrari o contratou. Correu por lá em 71 e 72 e, logo na 1ª corrida, conseguiu sua primeira vitória


Em 73 não competiu - em 74, pela Parnelli, fez somente os GPs norte-americanos. Em 75, disputou o campeonato completo, mas só conseguiu uma quarta colocação como sua melhor marca


No inicio de 76, Andretti correu no International Trophy pela equipe Wolf-Williams


No 1º GP da ano, Brasil, Andretti correu pela Lotus...


... já os dois subsequentes, voltou a pilotar para a Parnelli. Dali em diante, Andretti virou um mito nas pistas


De volta a Lotus em 76, Andretti venceu 11 Gp's até 80 - sendo campeão mundial em 78


Depois de um último ano apagado na Lotus, Andretti correu pela Alfa Romeo o campeonato de 81. Marcou somente três pontos no campeonato


"Quebrando o galho" da Williams em 82, depois da aposentadoria de Reutemann, Andretti disputou o GP de Long Beach pela equipe de Frank Williams


Ainda em 82, substituiu o acidentado Pironi no GP da Itália e de Caesars Palace, em Las Vegas. Nessa prova de Monza terminou no pódio, coroando uma vitoriosa carreira

6 comentários:

Anônimo disse...

Um detalhe curioso sobre o Mario Andretti é que a cidade onde ele nasceu, Montona d'Istria, pertencia à Itália desde a I Guerra Mundial.
Hoje, a cidade, chamada de Motovun, faz parte do território da Croácia, após devolução quando do término da II Guerra Mundial.
Abração.

Felipão disse...

Verdade,,,

Já tinha ouvido isso sobre a cidade do Mario...

Além disso, vale a curiosidade, de que seu capacete nasceu a partir do patrocinio do cigarro Viceroy...

O patrocindaor se foi, mas Mario manteve o V em forma de faixa ilustrando o casco

Anônimo disse...

Este super Mário até de carrinho de supermercado correu...

Agora só temos uns garotos liofilizados...

Ron Groo disse...

Vi Mario correr, umn pouco só mais vi. Achava muito legal a sua tocada, já Michel Andretti era o piloto de uma nota só. Indy,
Espero que Marco, o neto. Seja melhor e fique ao menos perto do nivel de Mario.

Pedro disse...

engraçado, o cara fez boas temporadas e não correu em 1973 não corre, msm depois de estar com a Ferrari...
e ele trocou de equipe depois de uma corrida em 1976... coisas que não veríamos hoje.

Janus disse...

Pois é, o Mario é daqueles pilotos com várias nacionalidades mesmo. Essa lista, aliás, é grande né? Lembro assim, rapidinho, de alguns, tipo Keke Rosberg, Gil de Ferran, Tony Kanaan, Nelson Angelo Piquet, etc.

Engraçado que pouco tempo atrás o Reginaldo Leme disse que ele era "natural de Nashville" ... vai ver confundiu Mario com Michael, sei lá.