Nascido e criado na Itália, mudou-se para os EUA aos 15 anos. Desde então, tornou-se cidadão norte-americano e competiu sempre pelos EUA.
Grande campeão dentro e fora da Fórmula 1, Mario foi um dos poucos a conquistar títulos tanto na Cart quanto na F1. Também competiu (e venceu corridas) na Nascar e no mundial de carros esporte.
Na F1, obteve um título, 12 vitórias e 19 pódios entre 1968 e 1982. Nesse intervalo, Andretti mudou muito de equipe, tanto que a sessão Andarilho de hoje é dedicada a ele. Foram 11 mudanças de equipe na sua bela carreira.
Acompanhe:
Andretti estria na F1 em 68 pela Lotus. Já na sua primeira corrida já marca a pole
Em 70, correu pela equipe March. Nos cinco GPs disputados, já conseguiu um pódio
De tão bom que era, a Ferrari o contratou. Correu por lá em 71 e 72 e, logo na 1ª corrida, conseguiu sua primeira vitória
Em 73 não competiu - em 74, pela Parnelli, fez somente os GPs norte-americanos. Em 75, disputou o campeonato completo, mas só conseguiu uma quarta colocação como sua melhor marca
No inicio de 76, Andretti correu no International Trophy pela equipe Wolf-Williams
No 1º GP da ano, Brasil, Andretti correu pela Lotus...
... já os dois subsequentes, voltou a pilotar para a Parnelli. Dali em diante, Andretti virou um mito nas pistas
De volta a Lotus em 76, Andretti venceu 11 Gp's até 80 - sendo campeão mundial em 78
Depois de um último ano apagado na Lotus, Andretti correu pela Alfa Romeo o campeonato de 81. Marcou somente três pontos no campeonato
"Quebrando o galho" da Williams em 82, depois da aposentadoria de Reutemann, Andretti disputou o GP de Long Beach pela equipe de Frank Williams
Ainda em 82, substituiu o acidentado Pironi no GP da Itália e de Caesars Palace, em Las Vegas. Nessa prova de Monza terminou no pódio, coroando uma vitoriosa carreira
6 comentários:
Um detalhe curioso sobre o Mario Andretti é que a cidade onde ele nasceu, Montona d'Istria, pertencia à Itália desde a I Guerra Mundial.
Hoje, a cidade, chamada de Motovun, faz parte do território da Croácia, após devolução quando do término da II Guerra Mundial.
Abração.
Verdade,,,
Já tinha ouvido isso sobre a cidade do Mario...
Além disso, vale a curiosidade, de que seu capacete nasceu a partir do patrocinio do cigarro Viceroy...
O patrocindaor se foi, mas Mario manteve o V em forma de faixa ilustrando o casco
Este super Mário até de carrinho de supermercado correu...
Agora só temos uns garotos liofilizados...
Vi Mario correr, umn pouco só mais vi. Achava muito legal a sua tocada, já Michel Andretti era o piloto de uma nota só. Indy,
Espero que Marco, o neto. Seja melhor e fique ao menos perto do nivel de Mario.
engraçado, o cara fez boas temporadas e não correu em 1973 não corre, msm depois de estar com a Ferrari...
e ele trocou de equipe depois de uma corrida em 1976... coisas que não veríamos hoje.
Pois é, o Mario é daqueles pilotos com várias nacionalidades mesmo. Essa lista, aliás, é grande né? Lembro assim, rapidinho, de alguns, tipo Keke Rosberg, Gil de Ferran, Tony Kanaan, Nelson Angelo Piquet, etc.
Engraçado que pouco tempo atrás o Reginaldo Leme disse que ele era "natural de Nashville" ... vai ver confundiu Mario com Michael, sei lá.
Postar um comentário