Quem lê o título se assusta.
- Mas Rianov, você tá maluco? O Piquet correu na Brabham!
Eu sei, eu sei.
Mas o curioso é o modelo da Brabham. Era a famosa Brabham BT46B 'Fan-car' (!).
Pois é! Quem achou que o 'Fan-car' correu somente uma vez, se enganou. O 'carro ventilador' deu suas graças no Gunnar Nilsson Memorial Trophy de 79 no circuito de Donington Park.
Essa era para ser uma corrida extra-campeonato, mas por causa de sanções da FIA, a 'corrida' se transformou num evento. Da F1 'atual' só vieram 5 carros de 5 equipes diferentes.
O evento foi durante as 'férias' de verão da F1, no fim de semana depois do GP de Mônaco.
A Williams veio com Alan Jones no FW07, a Lotus, com o campeão Andretti, pilotando a Lotus 79 (era para ser a 80, mas uma quebra de suspensão, na manha do evento, o impediu) e a Arrows veio com Rupert Keegan.
As duas outras equipes, falo em separado:
Nesse 3 de Junho, foi o dia da despedida oficial de James Hunt da F1. Para ajudar a fundação de Nilsson, ele veio à Donington correr pela última vez! Hunt pilotou pela Wolf o modelo WR8
E por último, a Brabham veio com Nelson Piquet ao volante do 'Fan-car'.
O sistema era bem simples, cada piloto dava 3 voltas no circuito, e quem marcasse o melhor tempo ganhava.
1º Alan Jones Williams FW07 Cosworth
1'02"24 / 1'01"88 / 1'01"37*
2º James Hunt Wolf WR8 Cosworth
1'03"15 / 1'02"96 / 1'02"54*
3º Mario Andretti Lotus 79 Cosworth
1'04"02 / 1'02"67* / 1'02"80
4º Nelson Piquet Brabham BT46B Alfa Romeo
1'05"19 / 1'03"87 / 1'03"61*
5º Rupert Keegan Arrows A1 Cosworth
1'06"06 / 1'05"63 / 1'05"09*
*Melhor volta
Mas aí vem a pergunta. Porque Piquet foi tão mal num "super carro" como o 46B?
Como os pneus de 79 eram maiores que os de 78, as saias não funcionavam direito. O carro ficava um pouco mais alto, por isso o funcionamento do efeito solo ficava prejudicado.
E não foi os F1 que deram o ar da graça no evento não. A F3 e a BMW Procar também fizeram apresentações.
E o pessoal da antiga também veio. Hulme, Fangio, Stewart e Gurney deram umas voltas com seus antigos carros de corrida.
Tudo isso em prol de uma causa nobre. Manter viva a Gunnar Nilsson Câncer Foundation, que visa, mais do que tudo, o tratamento de crianças atingidas pelo câncer.
7 comentários:
Rianov... Por que "fam car"?
Eu sempre vi fotos deste carro por trás, focalizando o ventilador. É a primeira vez que o vejo de frente.
Fan é ventilador em Inglês.
Fan-car, Carro-ventilador.
Entendeu?
Quem diria? E eu a pensar que ele tinha feito a carreira perfeita: uma corrida, uma vitória.
Parabéns Rianov! Esta veio do fundo do baú...
Que raridade...
E, muito bem observado por vc, pois os pneus mataram o principio do ventilador.
E a fundação do Gunnar Nilson ainda existe, Rianov???
Abração
Felipão,
Me parece que sim, mas não confirmo com 100% de certeza.
Felipão, achei o link da fundação. O problema é que prece estar tudo em sueco. Abraços. http://www.cancerstiftelsen.com/
Correção. Tem um link em inglês na parte superior direita da página.
Postar um comentário