terça-feira, 15 de março de 2011

Cáfila empenhada

1988
Nelson Piquet, Camel Team Lotus Honda
Lotus 100T, Honda 1.5 V6T, Goodyear
XVII Grande Prêmio do Brasil, Jacarepaguá, Rio de Janeiro - Brasil

(Clique para ampliar)

- Dar um status ao camelo campeão até que a Lotus tentou, mas não foi o que se viu em 88. Dinheiro ao carro competitivo, essa foi a opção de Nelsão.

16 comentários:

Alessandro disse...

Oi Rianov, tentar eles tentaram, mas o lance do Piquet ter preferido grana ao carro competitivo, não foi bem assim, fizeram foi um carro ruim pra ele sem ele saber.
Abs,
Alessandro Ribeiro.

Anônimo disse...

Rianov, tudo bem?
Verifica seu post aí fio, esta foto é de 1988 e não de 1990, como está descrito no cabeçalho do post (em 1990 ele já estava na Benetton, cansado de sofrer na Lotus).
De resto, uma bela foto, meu amigo!

Rianov disse...

Boa meu caro, boiei nas datas.
Correção feita ;)

Fabio Brasil disse...

Oi, Rianov!

Acompanho sempre o seu blog, parabéns por ele.

Sobre o Nelsão em 1988, que ele recebeu uma boa grana na mudança da Williams para a Lotus, sem dúvida ele recebeu. Mas ele tinha status de tricampeão, era o principal piloto da Honda, etc..

Se a Lotus teve um ano pífio em 1988, foi devido ao carro, com graves problemas de rigidez. E não por falta de empenho de Nelsão.

Lembre-se que Nelsão, junto aos problemas do carro, sofria com seqüelas do acidente em Ímola no ano anterior.

Mesmo assim, ele pegou alguns pódios e, depois que saiu da Lotus, fez boas temporadas na Benetton.

Ah, uma sugestão: conte a história da Shadow (que depois virou Theodore).

Um grande abraço e continue com o seus posts excelentes.

marcio jose disse...

Piquet nao queria trabalhar para Ron Dennis.foram varios os fatores que pesaram,nao so o dinheiro.Companheiro limitado,nao obrigado a participar de muitos eventos publicitarios e um time trabalhando para ele.

Anônimo disse...

Curioso como a asa traseira da Lotus do Piquet está parecendo - nas dimensões, altura, largura - com as atuais asas traseiras dos F1... 'boa' distorção da foto...

Belos tempos de uma F1 mais legal...

um abraço
Renato Breder

Gustavo Bandeira (formulablog.com.br) disse...

Rianov,
Não acho que foi assim. Piquet ficou sem opções em 88, tendo saído brigado na Williams no ano anterior.
Ele soube negociar muito bem seu salário, isso sem dúvida. Mas em 88 só a McLaren andou bem, ganhou 15 de 16. E não tinha como ele ir pra lá.
Na foto me chama a atenção o Peter Warr. Ele tem o mesmo jeitão estranho do Ross Brawn, ou seria o contrário?

Ron Groo disse...

É um belo carro, mas ruim que doi...

Marcelonso disse...

Riavov,

Esse carro era mesmo uma bomba, mas serviu para Nelson ganhar uma bela grana ao menos...


abs

Everson Abreu disse...

Putz esse carro me dá pesadelos. Até hoje imagino a dobradinha Piquet - Prost na Mclaren. Acho eu que, além da bela grana, o Piquet confiou que conseguiria acertar a já decadente Lotus. Na época dizia-se também que ele não queria esquentar demais a mufa com os compromissos promocionais da Marlboro ( que Ron Dennis por sinal concordava com essa condição ). Mas o que pesou mesmo foi a exigência de dar um " pé-na-bunda " do Prost ( que tinha ainda dois anos de contrato p/Mclaren )para não se ter o risco de uma equipe dividida, e a pouca vontade de Piquet em trabalhar para Ron Dennis. Talvez o Senna ficasse meio a pé na emporada visto que dificilmente conseguiria ser parceiro de Mansell, numa provável Williams - Honda. Ou não... como diria Caetano.

Everson Abreu disse...

Putz esse carro me dá pesadelos. Até hoje imagino a dobradinha Piquet - Prost na Mclaren. Acho eu que, além da bela grana, o Piquet confiou que conseguiria acertar a já decadente Lotus. Na época dizia-se também que ele não queria esquentar demais a mufa com os compromissos promocionais da Marlboro ( que Ron Dennis por sinal concordava com essa condição ). Mas o que pesou mesmo foi a exigência de dar um " pé-na-bunda " do Prost ( que tinha ainda dois anos de contrato p/Mclaren )para não se ter o risco de uma equipe dividida, e a pouca vontade de Piquet em trabalhar para Ron Dennis. Talvez o Senna ficasse meio a pé na emporada visto que dificilmente conseguiria ser parceiro de Mansell, numa provável Williams - Honda. Ou não... como diria Caetano.

Legend Formula One disse...

Tenho 14 fotos dos testes privados da Lotus nesse mesmo ano em Jacarepaguà,Eu tinha 18 anos á época e meu pai era responsável pelas obras na pista.

Passei o dia fotografando com uma velha nikon fm2.
Não a toa virei fotógrafo e até hj tenho a máquina.

Vou te mandar algumas destas fotos.

Abraços Fábio Mandrake

Anônimo disse...

Essa lotus que o Nelsão pilotou e desenvolveu em 88,só perdeu paara as perfeitas macklaren,de Sena e Prost . Genésio Nogueira

Jair disse...

O grande problema da Lotus era financeiro era uma equipe que foi muito forte na década de 60 e 70, mas se endividou muito com as invenções de Colin Chapman, além do escândalo da Delorean, a Lotus se endividou, e parte do patrocínio da JPS era para pagar dívidas, Senna nesta época em 85 e 86 ganhava salário mínimo, mas em 87 exigiu um salário alto, a equipe que era de porte médio sentiu muito e Peter Warr, chegou a dizer que não conseguiram desenvolver a suspensão ativa em por falta de dinheiro, é verdade que o novo patrocinador muito mais forte a Camel e o motor gratuito da Honda ajudava, mas uma só uma parte do dinheiro era usada no carro, em 1988 veio o Piquet com o salário ainda mais alto do que o de Senna, a Lotus queria manter o motor Honda, que era de graça caso tivesse pilotos brasileiros...e com o acordo Senna-Mclaren, a Lotus atacou o Piquet, que poderia ficar na Wiliams, mas por estar brigado com a maior parte da equipe, resolveu sair, ele também foi convidado para ir para a Mclaren -e aceitou- mas exigiu a saída do Prost, o Ron Dennis não aceitou. A Lotus sempre foi muito mal na década de 80, exceto 85 com Senna e De Angelis tiveram um monte de poles e 3 vitórias e principalmente 86 e 87 com Senna onde chegou a liderar estes 2 campeonatos até a 2/3 do campeonato perdendo no fim. O Senna diz que ele perdeu no fim em 86 por causa do motor Renault muito beberão em pista de alta velocidade, já em 1987 ele culpou a aerodinâmica da Lotus que lhe prejudicou nas corridas de alta velocidade, já Piquet disse que Senna fracassou na Lotus por não saber acertar carros, já quanto ao fracasso dele na Lotus ele culpou o projetista Gerard Ducarouge em 88 e culpou o fracasso em 89 ao motor Judd.

Josué disse...

No site do Pandini (grande amigo do Nélson Piquet, possivelmente foi o próprio Piquet que contou para o Pandini esta estranha estória) dá a entender que o Ducarouge foi comprado por 2 milhões de dólares para fazer um chassis errado...o Lotus 100T. Mas pergunto se o chassis do Lotus 100T era ruim (casca de ovo segundo o Piquet) porque eles não passaram a usar o Lotus 99T, do ano de 1987. um carro que era lento em treino porque tinha um motor Honda de treino (RA 166) com apenas 900 cavalos, já o Honda da Williams (RA 167) tinha 1015 cavalos...o que explica a diferença de quase 2 segundos nos treinos na maioria dos GPS de 1987, mas em corrida os Lotus Honda 99T eram competitivos porque a diferença de potência em favor dos Williams era de apenas 40 cavalos...os Lotus eram fortes em pistas travadas e pistas com grandes retas e com chicanes, ora as Lotus em 1988 iriam usar os mesmos motores da Mclaren (RA 168) bastava usar uma traseira mais afilada (tanques de 150 litros) que o Lotus seria competitivo. Esta estória do Pandini não tem pé nem cabeça, o engenheiro Ducarouge considerado o décimo melhor projetista da história da F1 (site F1fanatic) se vender por 2 milhões de dólares é o fim da picada.

Luis disse...

A Arrows usou em 1988 o mesmo modelo de 1987 só usando um motor com menos pressão de turbo, tanques menores e uma asa menor...a própria Ferrari também usou um carro parecido em 1988 ao modelo de 1987 só adaptando as novas regras como a Arrows fez, por isto que eu também acho estranho o Piquet criticar o Lotus 100T dizendo que tinha um chassis muito mole, se ele era ruim pegue o 99T e adapte ao novo regulamento era bem fácil...