quarta-feira, 5 de maio de 2010

Senna ou Piquet?

1986
Ayrton Senna (Nélson Piquet), John Player Special Team Lotus (Canon Williams Honda Team)
Lotus 98T (Williams FW11), Renault 1.5 V6T (Honda 1.5 V6T), Goodyear (2x)
II Magyar Nagydíj, Hungaroring, Mogyoród - Hungria

(Clique para ampliar)


- Por que o povo gosta do Senna e detesta o Piquet? Veja aqui no sensacional texto do meu amigo Leandro Verde.

12 comentários:

Teddy disse...

Rapaz, quem sou eu para duvidar de jornalistas e pilotos que hora ou outra cravam o Senna como o melhor de todos? Longe de mim. Mas que o saudoso piloto tem uma renca de torcedores chatos pra caramba, ah isso tem ( que me perdoem os torcedores sensatos ). Bem, acabo ficando com os dois mais o Emerson Fittipaldi que, felizmente, consegui ver no final da carreira na Indy. Fizeram a alegria da minha infância e adolescência.

Anônimo disse...

só uma correção nos marcadores, você colocou Ayrton Senna e Nigel Mansell, quando na verdade são Senna e Piquet. :)

Daniel Médici disse...

Senna e Piquet. Não os vejo como excludentes.

Anônimo disse...

Senna piloto: um monstro.

Senna mito: melhor deixar pra lá.

Henrique Sousa

Anônimo disse...

Piquet e Senna, gosto dos dois :)

Humberto Corradi disse...

Excelente texto e mais um excelente post!

Valeu

Anônimo disse...

Como piloto não dá para dizer quem foi o melhor, pois quando disputou o título o Senna, quando muito, disputou contra somente um piloto (Prost em 88, 89,90 e contra o Mansell em 1991) e sempre indiscutivelmente com o melhor carro.

Enquanto isso o Piquet - tirando em 1987 quando sofreu o sério acidente de Ímola e não tinha o apoio da equipe - quando disputou o título nunca teve o melhor carro (Williams era o carro a ser batido em 80-81 e em 83 a Renault era quem reunia o melhor equipamento) ele sempre brigou com no mínimo outros três pilotos até as corridas finais, numa época que até seis equipes tinham chances de vencer o campeonato da Fórmula 1.

O Senna sempre teve menos adversários nas disputas e quando venceu tinha uma superioridade técnica absurda.

Quanto a parte da idolatria o Piquet veio de uma época diferente, antes dessa transformação dos pilotos em estrelas de cinema, conceito que veio com o Senna e sua equipe de assessores de imprensa fotógrafos e os namoros de fachada para conseguir manchete na mídia mundial.

Outro fator que beneficiou o Senna foi a briga com o ex-presidente da Fia Jean-Marie Balestre na qual o brasileiro saiu como vítima, um coitadinho perseguido pelos cartolas do esporte motorizado. Finalmente teve a sua morte apoteótica em 1994, que sepultou todos os defeitos ou falhas que o Senna poderia possuir.

O Piquet por somente se interessar por corridas, nunca se preocupando em vender uma imagem de garoto-propaganda ideal, não tinha o charme para a mídia, mais preocupado em tocar sua vida a quer ganhar dinheiro sendo um produto de consumo, tão à moda das Lady Gagas atuais.

O que adiantou ao Senna ser esse ídolo todo depois de morto se ele não curtiu quase nada de sua vida?

Julio Campos

Ron Groo disse...

E pensar que logo depois desta foto o Piquet deu um janta no Senna que este nunca mais esqueceu...

Unknown disse...

Rianov,

São épocas que infelizmente não voltam mais. Bem que os dois poderiam ter pilotados para uma mesma equipe.
Tenho 32 anos, me lembro mais do Piquet no seu auge na Williams e Senna na Lotus.
Pode-se dizer que Piquet "esquentou e preparou" os motores Honda para Senna ser Tri-campeão mundial pela McLarem em sua carreira.
Grande abraço!

Raphael Rocha disse...

Dois monstros sagrados e ponto final! Em condições iguais seriam os maiores adversários de cada um deles. Tomando como base Senna, Piquet seria mais osso duro do que Mansell e Prost, pois era completo, ou seja técnico, rapido, ousado, estrategista, acertador e "malaco". Prost nao era tao ousado e Mansell rapido demais e nao tao tecnico alem de ingenuo.
Mas se fosse pra apostar, ainda apostaria no Senna, pois levava uma pesquena vantagem que o próprio Nelson reconheceu na revista veja em 91 ou 92. Ele se adaptava mais rápido a mudancas nas condiçoes da pista.
Abs

Régis disse...

Não sei porque no Brasil as pessoas insistem em comparar Senna com Piquet, é verdade que ambos tiveram 3 títulos mundiais...mas Senna em todas as pesquisa mundiais está entre os 5 melhores pilotos de F1. Tem muito mais poles, muito mais vitórias...Senna enfrentou 3 pilotos fortes De Angelis (este piloto, com o mesmo caro, derrotou facilmente Mansell na Lotus por 4 anos seguidos) enfrentou Prost (um piloto que derrotou 4 campeões mundiais, com o mesmo carro, Lauda em 85, Rosberg em 86, Mansell em 90, Hill em 93) Prost só teve trabalho contra Senna, ambos com o mesmo carro. Piquet não conseguia derrotar Mansell...um piloto na minha opinião fraco, porque perdia para De Angelis na Lotus, perdia para Prost na Ferrari e empatava com Berger na Ferrari, a conclusão é que Senna era muito superior a Piquet...usando parâmetros de lógica...Senna levou vantagem sobre De Angelis na Lotus, venceu Berger na Mcalren, venceu Hakinen na Mclaren e empatou com Prost na Mclaren. Nakajima ao enfrentar os 2 pilotos havia uma vantagem de 3 segundos por volta de Senna sobre o japonês, já Piquet só conseguia uma vantagem de 1,0 segundo sobre o mesmo piloto...

Jesé disse...

Senna é superior a Piquet como piloto, mas eu torço para o Piquet