Hoje veremos uma 'senhora' pancada do grande Gilles Villeneuve. De tão forte que foi a batida, a curva recebeu seu nome.
O Autódromo Enzo e Dino Ferrari entrava no calendário da F1 em 80 ainda como grande premio da Itália. A F1 vinha para sua 12ª etapa no mundial e Gilles não estava bem na classificação, acumulava apenas 4 pontos no campeonato.
Na corrida, Villeneuve, que tinha largado em 8º, estreava sua nova Ferrari, a 126C* turbo. Mas Villeneuve não teve muito tempo para andar no carro, já na volta nº5, um furo de pneu faz com que seu carro rode numa parte do circuito onde a velocidade era a maior, e bata de forma espetacular.
14 anos mais tarde, num acidente horrendo, o austríaco Roland Ratzenberger perderia a vida nessa mesma curva.
Confira a sequência de fotos da batida e o que restou da Ferrari de Gilles. Impressionante.
*(editando: O carro do acidente é a velha 312T5, Gilles só usou a 126C nos treinos)
12 comentários:
Que panca...
E teve sorte, já que ninguém o acertou na volta para a pista...
Grande Gilles
Cruzes!
Que batida hein?
Ta explicado pq esa curca recebeu o nome do saudoso Gilles!
E eu axando q era por causa de uma ultrapasagem ou algo assim.
Nada Disso!
Prezado Rianov. Apenas no " olhômetro ", acredito que essa Ferrari é a 312T5. A 126C Turbo vinha sendo cogitada para estreiar no final daquela temporada inclusive porque Jody Scheckter queria muito andar no carro antes da aposentadoria. Mas parece que o então novo modelo só estrearia mesmo em Long Beach 81, visto que a Ferrari não participou daquela malfadada corrida inaugural em Kyalami que, pela briga entre Fisa e Foca, acabou tendo seu resultado anulado. Abraços.
É verdade. Confirmo o que o Teddy disse. Mas o carro esteve em Imola, para darem umas voltas. Contudo, decidiram que o melhor era correr no (mau) carro antigo.
Depois dessa batida o Villeneuve começou a fazer hora extra! Pra não morrer numa porrada dessas nesses carros que se desmanchavam foi um milagre!
Opa!
Valeu Teddy e Speeder.
É que eu tenho umas fotos do Villeneuve nos treinos de Ímola, e lá esle estava utilizando a 126C. Daí o meu engano. Valeu por avisar. Vou alterar!
Essa 312T5 era muito feia!!Tinha esse bico horroroso e mal resolvido.
Gilles Villeneuve sempre mandou uns porraços de respeito
A sorte é que ele bateu de lado...se fosse de frente, um abraço pro gaiteiro!
Favetta que me desculpe, mas não posso deixar de comentar isto aqui:
"-Isto éra Gilles".
Destruidor de carros tão bom quanto piloto.
Rianov, eu queria que você fizesse esse post do "eu também já estive por lá" com Hideki Noda, Jean-Denis Délétraz ou Toshio Suzuki. Você está sem tempo para cumprir meu pedido. Esse post sairá em um futuro próximo? Responda essa minha mensagem, Rianov!
Anônimo,
Délétraz é uma boa pedida.
Talvez o próximo seja com ele!
Abraços
Postar um comentário