sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O que você esta fazendo ai ?: Nelson Piquet na Brabham

Quem lê o título se assusta.
- Mas Rianov, você tá maluco? O Piquet correu na Brabham!

Eu sei, eu sei.

Mas o curioso é o modelo da Brabham. Era a famosa Brabham BT46B 'Fan-car' (!).

Pois é! Quem achou que o 'Fan-car' correu somente uma vez, se enganou. O 'carro ventilador' deu suas graças no Gunnar Nilsson Memorial Trophy de 79 no circuito de Donington Park.

Essa era para ser uma corrida extra-campeonato, mas por causa de sanções da FIA, a 'corrida' se transformou num evento. Da F1 'atual' só vieram 5 carros de 5 equipes diferentes.

O evento foi durante as 'férias' de verão da F1, no fim de semana depois do GP de Mônaco.

A Williams veio com Alan Jones no FW07, a Lotus, com o campeão Andretti, pilotando a Lotus 79 (era para ser a 80, mas uma quebra de suspensão, na manha do evento, o impediu) e a Arrows veio com Rupert Keegan.

As duas outras equipes, falo em separado:

Nesse 3 de Junho, foi o dia da despedida oficial de James Hunt da F1. Para ajudar a fundação de Nilsson, ele veio à Donington correr pela última vez! Hunt pilotou pela Wolf o modelo WR8

E por último, a Brabham veio com Nelson Piquet ao volante do 'Fan-car'.

O sistema era bem simples, cada piloto dava 3 voltas no circuito, e quem marcasse o melhor tempo ganhava.

1º Alan Jones Williams FW07 Cosworth
1'02"24 / 1'01"88 / 1'01"37*

2º James Hunt Wolf WR8 Cosworth
1'03"15 / 1'02"96 / 1'02"54*

3º Mario Andretti Lotus 79 Cosworth
1'04"02 / 1'02"67* / 1'02"80

4º Nelson Piquet Brabham BT46B Alfa Romeo
1'05"19 / 1'03"87 / 1'03"61*

5º Rupert Keegan Arrows A1 Cosworth
1'06"06 / 1'05"63 / 1'05"09*

*Melhor volta

Mas aí vem a pergunta. Porque Piquet foi tão mal num "super carro" como o 46B?
Como os pneus de 79 eram maiores que os de 78, as saias não funcionavam direito. O carro ficava um pouco mais alto, por isso o funcionamento do efeito solo ficava prejudicado.

E não foi os F1 que deram o ar da graça no evento não. A F3 e a BMW Procar também fizeram apresentações.

E o pessoal da antiga também veio. Hulme, Fangio, Stewart e Gurney deram umas voltas com seus antigos carros de corrida.

Tudo isso em prol de uma causa nobre. Manter viva a Gunnar Nilsson Câncer Foundation, que visa, mais do que tudo, o tratamento de crianças atingidas pelo câncer.


Cena rara. Única vez que o 'Fan car' foi para a pista depois de Anderstorp. E ainda por cima com Piquet ao volante.


Nelson encontrou problemas com a altura dos pneus, fato esse que o impediu de ter tido um resultado melhor.

7 comentários:

Ron Groo disse...

Rianov... Por que "fam car"?
Eu sempre vi fotos deste carro por trás, focalizando o ventilador. É a primeira vez que o vejo de frente.

Rianov disse...

Fan é ventilador em Inglês.

Fan-car, Carro-ventilador.

Entendeu?

Speeder76 disse...

Quem diria? E eu a pensar que ele tinha feito a carreira perfeita: uma corrida, uma vitória.

Parabéns Rianov! Esta veio do fundo do baú...

Felipão disse...

Que raridade...

E, muito bem observado por vc, pois os pneus mataram o principio do ventilador.

E a fundação do Gunnar Nilson ainda existe, Rianov???

Abração

Rianov disse...

Felipão,
Me parece que sim, mas não confirmo com 100% de certeza.

Teddy disse...

Felipão, achei o link da fundação. O problema é que prece estar tudo em sueco. Abraços. http://www.cancerstiftelsen.com/

Teddy disse...

Correção. Tem um link em inglês na parte superior direita da página.