Conheço pouco da história deste teste, tenho alguns dados e fotos, mas não tenho muita informação.
Este teste ocorreu no inicio de Dezembro de 83, quando Reutemann já estava aposentado, já fazia mais de um ano e Ferté tinha acabado de ser campeão da F3 francesa.
Ferté deu aproximadamente 100 voltas no circuito curto de Paul Ricard estabelecendo a melhor volta em 1'07"5. Não tenho os tempos de Reutemann.
A Ligier veio com o JS21 adaptado, em vez do usual motor Cosworth V8, a Ligier já testava com o novo propulsor Renault turbo V6, que seriam instalados no ano seguinte no JS23.
Reutemann testou somente um dia (Ferté foram dois) e usou o mesmo capacete de Ferté, o que atrapalha a correta identificação dos pilotos.
Quem também testou a Ligier no final de 83 foi Andrea de Cesaris. Agora, só não sei o motor. V8 os V6? Alguém consegue identificar?
Outro que testou a Ligier mais para o fim do ano foi Jean Pierre Jabouille, ele fez um tempo um segundo mais lento que Ferté, mas também, sem mais informações.
Destes que testaram, somente de Cesaris foi efetivado como piloto da Ligier em 84. Ele fez dupla com François Hesnault na equipe.
De Cesaris testando a Ligier em Novembro. Renault V6 ou Ford V8?
Nessas duas primeiras fotos, não tem erro. Michael Ferté ao volante ...
... com Carlos Reutemann do lado de fora.
Aqui, voltam as dúvidas. Fernando Ringel, que me deu a foto, afirma ser Ferté
Já aqui, por 'achismo', penso que seja Reutemann
11 comentários:
Rianov, acredito ser o Renault V6 turbo visto que geralmente se usava uma carenagem de motor mais baixa e com perfil plano, com as oito cornetas de admissão do tradicional Cosworth V8, nos Ligier daquele ano de 1983. Na penúltima foto é possível notar certa diferença tendo-se a impressão de ser a parte direita do cabeçote V6 Renault - Gordini com as respectivas velas. Não lembro se a Ligier tinha alguma relação com a ptrolífera ELF no ano de 83, mas o logotipo da empresa também sugere o uso dos propulsores franceses. Legal comparar com aquela foto da Ligier do Jarier de 83, num post anterior. É só um palpite mas espero ter ajudado. Abraços.
Xiiii... Comparei com a foto do Jarier e agora bateu dúvida. O Logotipo da ELF tá lá e a carenagem do motor não é tão baixa assim. Sei lá cara. Pode ser qualquer dos dois.
acho q aquela carenagem é um tanto curta pra 8 bocas...
Fatos:
As fotos do Ferté e a do Reutemann são com o V6 renault. A dúvida fica com a do de Cesaris. V6 ou V8?
E a outra dúvuda, bem mais dificil de se descobrir é: A última foto é realmente do Reutemann?
Abraços
A primeira do De Cesaris parece ser o mesmo carro, apenas sem os logotipos. Acredito que seja o Renault V6 mesmo. Quanto a última foto, muito difícil dizer se é o Reutemann ou o Ferté. Aquele pedaço laranja na frente poderia ser um par de luvas diferente. Na outra foto tem-se a impressão que o Ferté usa um par de luvas branco. Só hipotese. Só uma outra foto creditada para se tirar a dúvida. Cada vez mais divertido esses posts. Valeu.
Esquece a afirmação das luvas. 2ª foto, Ferté de luvas laranja. Essa é difícil Rianov.
Quanto ao motor todas as fotos devem ser mesmo com Renault ,pois para uma comparação de motores a Ligier usaria o V8 em um chassi não adaptado .
O que me deixou curioso é a suspensão dianteira ,fica claro nas fotos que a frente do chassi foi bem modificada , voltaram a usar sistema de balança quando o chassi original usava tirantes .
Incriveis as fotos Rianov!!
Jonny'O
Rianov, confirma aí que é garantido: o cara das duas últimas fotos é Michel Ferté. Vou te mandar, qualquer hora, uma foto dele correndo na F3000. O capacete é exatamente o mesmo.
Os irmãos Ferté (Michel e Alain) tinham trânsito fácil pelo automobilismo, pelo fato de carregarem o patrocínio da Elf. Naqueles tempos, corriam na F2 e, se não me engano, o carro de Michel também tinha o patrocínio da Gitanes.
Então, sem medo de errar, digo que as duas últimas fotos são de Michel Ferté.
Abraços!
Beleza Verde,
Concordo com você que o capacete é do Ferté, mas o problema é que o Reutemann testou com o mesmo capacete dele. Daí vem a dúvida.
Entendeste?
Tem uma outra dica para chute. o Reutemann é um cara alto. Não a altura do Ferté, mas a altura do piloto dentro do carro é sempre a mesma. Assim, seria o Ferté mesmo...
Essa eu nem arrisco o palpite, só fica o elogio pelo ótimo post e pela qualidadde dos comentarios.
Postar um comentário