domingo, 12 de outubro de 2008

O que você esta fazendo ai ?: Niki Lauda e Vittorio Brambilla na Alfa Romeo

Mais uma lá do fundo do baú!
Vamos nos contextualizar. Era 78, e a Alfa Romeo, estava voltando para a F1 com uma equipe própria depois de mais de 25 anos afastada. A Alfa, apesar de fora do campeonato de construtores, dava suprimentos, entenda motores, à equipe Brabham.
Quem vem testar este novo projeto é, inicialmente, Vittorio Brambilla. O piloto da Surtees é liberado para fazer um teste 'secreto' na pista italiano de Balocco. O nome dado ao projeto pelos jornalistas era Alfa-Alfa, o carro base para o 177 . As fotos no maior estilo 'spy', mostravam algo bem interessante, uma Alfa azul(!). Este teste foi no final de Maio, e Brambilla usou pneus Pirelli. Dias depois, Brambilla volta novamente a testar a Alfa, só que desta vez, a tradicional cor vermelha esta de volta.
Mas é mais tarde que veio a surpresa, Niki Lauda, piloto da Brabham-Alfa, foi convidado para andar em Paul Ricard. Por razões contratuais, Lauda testou a Alfa com Pneus Goodyear. Brambilla, que também andou em Ricard, usou os tradicionais Pirelli. Os testes aconteceram nos dias 22 e 23 de Agosto. Brambilla foi mais rápido que Lauda, que reclamou muito do carro, e estava nitidamente sem vontade de ajudar. Brambilla virou 1'10"8 e Lauda 1'11"4. Lauda disse que o teste foi uma perda de tempo, na verdade, ele estava se lichando para este carro, ele queria mesmo que a Alfa se concentrasse mais na evolução de sua Brabham.
Em Outubro, Lauda voltou a andar na Alfa, agora com ligeiras modificações na carroceria e uma nova entrada de ar na asa dianteira. Novamente Lauda reclama do carro, disse que era muito pesado e não rendia bem.
O carro foi batizado como Alfa 177 e quem recebeu a incumbência de fazer os últimos testes e acertos foi
Bruno Giacomelli já em 79.
Tempos depois, Lauda se encontra com Giacomelli e solta esta pérola:
"Porque o seu motor não vaza óleo como o meu?"
Coincidência do destino, a Alfa de Bruno faz a sua estreia no GP da Bélgica de 79, e quem divide a fila com a ele é a Brabham de Lauda.

Primeira aparição da Alfa-Alfa, ...



... o circuito era Balocco, e Brambilla testa numa Alfa azul



As fotos são de um fotógrafo espião



Já com a tradicional pintura vermelha, ...



... ele testa novamente em Balocco



A convite da Alfa, Lauda testa pela primeira vez o carro em Paul Ricard, ...



... reclama muito, e leva tempo de Brambilla. Mesmo com toda a 'parafernalia' na frente do carro, ele tem sais laterais para dar o efeito solo



Os dois conversando. Lauda vira 6 décimos mais lento que Brambilla


Aqui é em Outubro, notem a entrada de ar diferente


Giacomelli em Paul Ricard 79 ...



... já andando na, quase definitiva, Alfa 177


No GP de estreia da Alfa, Zolder 79, por coincidência do destino, Giacomelli largou na mesma fila que Lauda.


15 comentários:

Anônimo disse...

Essa Alfa era lenta, pesada, pouco potente e tinha um motor absurdamente beberrão. O Lauda tinha muita razão em reclamar, o carro tinha um desempenho horrível, além de muito feio, diga-se de passagem.

Germano disse...

sou fã da marca, mas esses carros de F1 foram uma merda

Arthur Simões disse...

Esse carro era muito feio!!!!!
Engraçado que eles passaram tanto tempo fazendo um carro que foi abandonado após 3 corridas.Depois fizeram um modelo mais convencional e deu mais certo.

Arthur Simões disse...

Ou melhor ,menos errado.Não dá para entender com a Alfa Romeo fazia motores razoáveis e teve uma equipe abaixo da mediocridade.

Teddy disse...

Rianov, tanto a Alfa-Romeo, quanto a Ligier em 1976, pareciam no design serem influenciadas pelos carros do grupo C, esporte-protótipos. Aquele primeiro carro da Ligier então... Acho que era o JS-1.

Arthur Simões disse...

Teddy,era o JS5,o famoso carro-bule,se analizar bem esse carro nem era tão esquisito se comparado ao outros do mesmo ano,mas aquela saida de ar gigante estragava tudo.
Já o da Alfa Romeo,além de ser muito feio não tinha da nada a ver com os outros carros da época,parecia estar completamente ultrapassado.

Rianov disse...

O JS5 quando correu sem o espalhafatoso 'bule', era bem parececido com esta Alfa de testes.
Já o JS7 era apelidada de Ferrari Azul, tamanha semelhança com a Ferrari.
http://img521.imageshack.us/img521/6767/1977nikilaudaligiervh4.jpg
nessa foto o Lauda foi conferir se era igual mesmo.
hauhauhauhah

P.S. Janus, como é que insere link nos comentários? Não estou conseguindo

Saudações

Janus disse...

rianov, para colocar um link é só seguir o padrão do html, tipo assim:

<_a _href_=_"http://etceteraETal"> nome do link <_/a_>

só tirar os underscores (que eu pus pra não aparecer um link aqui ...) que deve funcionar!

Speeder76 disse...

Há uns tempos escrevi sobre o segundo regresso da alfa romeo à Formula 1. De facto, até à chegada a Jaguar, foi um dos projectos mais falhados de uma marca na história da Formula 1.


Já agora, em 79, quem prepara o carro é a Autodelta, o departamento de competição da marca. A partir de 1980, a Alfa Romeo absorve a Autodelta e derrete dinheiro para caramba num motor que vaza até dizer chega, e torna-se num motivo de chacota, pois nunca ganhará qualquer corrida...


Ano passado, escrevi um artigo em duas partes sobre a segunda vinda da Alfa Romeo à formula 1. Eis os links:

http://continental-circus.blogspot.com/2007/08/gloriosos-fracassos-segunda-vinda-da.html

http://continental-circus.blogspot.com/2007/08/gloriosos-fracassos-segunda-vinda-da_29.html

oliver disse...

Grande Rianov.

Já estava devendo uma visita FORMAL, faz tempo.

Um lugar espetacular o teu blog.

Magnífico trabalho.

Parabéns.

Cristiano do Popolog disse...

fantástico...

adorei seu Blog Rianov!!!

Vá havia visto muita coisa sua na Comu f1 Brasil... mas só hoje entrei no seu Blog!!!

Estou fazendo um especial para o Meu blog, o Pole position.

Vou começar com o Calendário 2009, contando algo mais sobre as etapas do ano que vem!!!

Poderia utilizar o seu blog como umas de minhas fontes!?

Até mais...

Anônimo disse...

É interessante ver Giacomelli lado a lado com o Lauda no grid em Zolder .Podemos chegar a alguma conclusão.

O chassi da Brabham BT48-Alfa era otimo ,pois o BT49 que foi vice em 80 e venceu em 81 usava o mesmo chassi,só que tinha um Cosworth atrás.

Já o Alfa 177 ainda usava um boxer de 12 cilindros ,um motor que era muito potente e foi competitivo em 78 no Brabham BT46.

Voltando ao Brabham BT48 de 79 ,seu motor Alfa era o novo V12 ,que parece ,estava inferior ao velho Boxer ,o que deve explicar como que Giacomelli estava ao lado de Lauda.

Mesmo assim ,foi por muito pouco que o motor Alfa V12 não venceu na F1 ,em 80 na ultima corrida no GP dos EUA ,o Giacomelli dominou o GP mas uma falha mecanica no final da corrida deixou o italiano pelo caminho.

Jonny'O

Anônimo disse...

Alfa e Giacommelli = Toyota e Trulli.

Curioso como o tremendo investimento das duas montadoras resultou em alguns pontinhos e em um cemitério de carreiras.

Quem passou pelas duas se aposentou.

Anônimo disse...

isto sim é um dinossauro da F1 - literalmente

Anônimo disse...

Saiu da Ferrari sem mais nem menos, sem avisar ninguém.
Saiu da Brabham sem mais nem menos, sem avisar ninguém.
Fritou um monte de gente na sua passagem pela Jaguar.
E ainda agiu com a Alfa na maior má vontade...

Diz pra mim, o Lauda é inegavelmente um pilotaço, mas como profissional, era um b...