domingo, 12 de outubro de 2008

Do passado para o presente: Monza

Uma das mais históricas pistas no mundo, Monza já foi bem diferente do que é hoje. Ostentando um circuito de 10 km, a velha Monza trazia quase que um oval para dentro do circuito. Com duas curvas de altíssimas velocidades, a pista ficou ainda mais famosa com seus 'bankings'.
Com a incrível inclinação de 45º, essas duas curvas(curva nord e curva surd), eram um caso a parte no circuito.
Este traçado, em específico, foi usado em 55-56 e 60-61 pela Formula 1. Neste último ano, marcou uma tragédia. Foi a morte do aspirante ao título mundial, Wolfgang von Trips, e de mais 14 espectadores. Bem verdade que o acidente não teve nada a ver com os 'bankigns', mas a partir desta data, esta parte do circuito não foi mais usado para competições oficiais de F1. Em 65, os F1 voltaram a Monza, mas agora, só para as filmagens de um clássico do cinema: Grand Prix de John Frankenheimer.
Essa configuração de Monza ainda foi usada até 69, onde lá, eram disputadas os 1000 Km de Monza. Depois de um acidente fatal em 65, foram inseridas chicanes antes dos 'bankings' para diminuição da velocidade.
Esta 'velha' Monza ainda continua lá, claro que não mais nas condições de antes, como poderá observar nas fotos, mas, mesmo assim, é um colírio para os olhos.


Construção das curvas Alta Velocità Surd e Alta Velocità Nord



500 milhas de Monza em 57. A competição só era disputada somente no oval além se ser na 'mão' contraria da F1. Era apelidada de 'Monzanápolis'



1º GP da F1 na 'nova' Monza. Moss (16) e Fangio (18) em 55



Entrando na curva Nord. Divisão da pista era feita por cones



Parabólica e curva Surd. Belo cenário



Inicio da fatídica corrida de 61. Também na entrada na curva Nord

Fique agora, com as belas imagens da Monza hoje, apreciem!
























Crédito desta foto vai para o leitor Janus

16 comentários:

Ron Groo disse...

Agora foi covardia, esta é a pista que me fez ter paixão por velocidade.
Brigado pelo presente!

Germano disse...

com toda certeza, quando eu meter o pé na Europa...eu vou dar umas bandas nessas pistas

Janus disse...

Belíssimo post, Rianov, sensacional especialmente a foto da construção do banking, não conhecia. Umas pequenas observações, apenas para complementar, as chicanes inseridas a partir de 1966 não ficavam no meio dos bankings, mas antes deles (link do finado racingcircuits.net) - talvez tenha sido isso que vc quis dizer, mas ficou parecendo que a chicane ficava no próprio bankin, e aí seria estranho, provavelmente aumentaria ainda mais o perigo.
Quanto ao filme Grand Prix, tenho quase certeza que foi rodado em 1966 e não 1965.

O que eu realmente acho engraçado a respeito desses bankings é que, mesmo eles estando lá até hoje, como dá pra ver bem nessa última foto que vc postou (e nesta, de 2001), até uns 3 ou 4 anos atrás eu nunca tinha ouvido falar deles, mesmo já tendo assistido pelo menos uns 15 GPs da Itália!

Outra coisa interessante, da qual não sei muito, precisaria pesquisar melhor, é que antes desse banking construído em 1955 ouve um outro nos anos 20 e 30, mas bem mais baixo (enquanto esse tem aproximadamente 6 metros de altura, o antigo tinha cerca de 2 metros e meio).

Rianov disse...

Janus,

Verdade, me expressei mal, as chicanes ficavam antes dos Bankings realmente.
Já sobre o filme Grand Prix, me parece que as gravações ocorreram em 65, mas o filme é mesmo de 66.
Sobre Monza na decada de 20 e 30, eu acho que este traçado não era exatamente no mesmo lugar dos bankings. Veja esta fóto:http://www.gdecarli.it/Circuiti/ITA/ITA%20Monza%201922%2014%20km.gif
E por último, sensacional a foto que você postou, já botei ela no post, e com os devidos créditos

Gustavo disse...

Maravilhosas imagens!!!

Teddy disse...

E o Hamilton fala que tem mais "balls " que o Raikkonen. " Balls " tinham os que encaravam essa pista. Valeu mais uma vez Rianov.

Eduardo Benvenuti disse...

Estive recentemente em Monza, as curvas inclinadas realmente são sensacionais.

Tirei muitas fotos lá e fiquei impressionado... todos dizem que as curvas estão abandonadas, mas elas ainda estão muito bem lá, não estão destruídas nem nada, apenas não recebem manutenção frequente (os guard-rails estão enferrujados, por exemplo).

Janus disse...

Rianov, eu acho que esse mapa do site do Guido de Carli é na verdade uma sobreposição de um suposto projeto original (em vermelho) e o projeto realmente construído (em azul), conforme a legenda. Repare que nem mesmo se sabe qual seria a direção em que se correria, já que o projeto nunca foi implementado. Mas seria legal achar uma foto do banking antigo pra poder comparar, e infelizmente não tenho nenhuma aqui.

Aqui tem mais uma das 500 milhas de 57. Pelo jeito não se arriscava muito chegar perto da beirada ... :)

Por fim, um projeto interessante, que foi cogitado em 1978, chamado ao que parece de Monza 2, na época, mas nunca implementado: este link mostra um diorama montado com base nesse projeto, mas tem alguns mapas de como seria, um belíssimo circuito. Mas provavelmente derrubariam muitas árvores, e em Monza, elas são intocáveis ...

Speeder76 disse...

É por estas e por outras que adoro Monza! Aquilo é o melhor sinónimo de velocidade pura.

O "banking", de facto, está um pouco abandonado. E há de quando em quando, planos para o seu derrube, algo que já fez com que um grupo de estudantes de Arquitectura de Milão pedir para que o "banking" seja inscrito como património arquitectónico de interesse público, que é para evitar demolições.

speed.king.thrasher disse...

Nossa que legal!

era um negócio que tava pensando hoje: como devia ser o oval dw Monza.

Realmente um post mto legal!

Abraço!

Rianov disse...

Janus,

Pois é, nas 500 milhas, os 'carinhas' só andavam lá em baixo, hehehhe

Já o projeto de 78, o "Monza 2", conheci através do site do Guido de Carli. Seria uma sacanagem estragarem este circuito. Ainda bem que ficou só no papel mesmo.

Speeder,

Você que tá ai perto, não deixem eles derrubarem os Bankings não hein!

Saudações a todos!

Anônimo disse...

Fiquei aqui imaginando como seria a corida dos dois mundos no século 21: NASCAR (sem restrictor plate) vs F-1 ou Indy vs F-1? Eu nunca havia imaginado que haviam bankings em monza! Mostrei essas fotos a um amigo meu fã de NASCAR e ele adorou! Mandou bem Rianov!

speed.king.thrasher disse...

Na verdade Janus essa foto é de 2000, depois do acidente multiplo que matou aquele fiscal.
tanto é que o Safety Car está a frente de todos.

Janus disse...

Bem observado, deve ser isso mesmo, vou arrumar o nome do arquivo aqui.

Emerson disse...

Opa... sobre o comentario da chicane de 20,30...

Eu tinha um jogo para dreamcat que reproduzia as corrida ali por 1934.

No caso nesse monza tinha essa chicane... ela era bem no meio do banking, ela decia da inclinação para uma parte "plana" e logo subia para o banking, era medonho se ela tiver este formato que eu vi...

belo achado Rianov

Anônimo disse...

Cara..... tô sem palavras. Muito obrigado pela informação!!!!!!!!!!!!!