terça-feira, 16 de setembro de 2008

Projetos não concretizados: Ferrari 312T8 Eight Wheeler e Lotus 78 Six Wheeler

Ferrari 312T8 Eight Wheeler

Gerou um reboliço no meio especializado esse carro. Denominado Ferrari 312T8, o carro tinha 8 rodas (!), 4 na frente como no famoso Tyrrell P34, e 4 atrás como no March 2-4-0 ou na Williams FW08D. Essa foto saiu em várias revistas em no final de 75 e inicio de 76, dando como verídico o fato. Só que, quando se perguntava aos "paparazzi" de plantão de Fiorano, ninguém nunca tinha visto aquele carro, e ninguém sabia quem tirou aquela foto.
Anos mais tarde, a Ferrari veio a público informando que o carro nunca foi construído, mas foi pensado pelos projetistas da Ferrari.


Suposto teste de Clay Regazzooni na Ferrari 312T8. Montagem



A empresa de brinquedos Tamiya chegou a construir uma miniatura do projeto

Lotus 78 Six Wheeler

Igualmente estranha a Ferrari, essa Lotus também nunca existiu, foi uma pegadinha criada pela revista francesa AUTOhebdo em 76, para o April Fools, o nosso 1º de abril.


1º de Abril da AUTOHebdo. Suposta Lous 78 de 6 rodas


Outros carros de 6 rodas pelo mundo.


Billy de Vore nos preparativos para Indianápolis em 48, Chegou em 12º com seu Pat Clancy de 6 rodas


Montagem dos mecânicos da Lotus, a última roda está solta



Projeto francês para correr em Le Mans em 79. FIA proibiu.

3 comentários:

Germano disse...

raaaah!

pegadinha do mallandro...

Thiago Raposo disse...

Eu acho muito feio..
Ainda bem que não foram para frente!
Abraços...

Anônimo disse...

Existiu realmente a Tyrrel P34 que era um carro de seis rodas que até chegou a participar do campeonato de F1 . Possivelmente Ferrari e Lotus (mais a Lotus principalmente considerando o genio inovador de Colin Chapman e que revolucionou a categoria com os Wingcar Lotus 78 e 79 e até o carro com aerofólio e patrocinio e outras inbovações,certamente poderia ser bem possível que a Lotus desenvolvesse estes protótipos). Vale dizer que atualmente existem ônibus com quatro eixos como os Doubleclass da Viação 1001 . Os inconvenientes seriam e nisso a FIA pensou e pesou contra toda a parte de mecânica e o custo de produção dos pneus já que a Goodyear não teria como produzir pneus de tamanho menor para estes carros e o fato dos custos da Tyrrell P34 ficaram elevados e certamente Ken Tyrrell até tenha solicitado a FIA a proibição deste tipo de carro. Mas que deve ter a base a Tyrrel P34 estes "protótipos da Ferrari e da Lotus" isso lá não era tão pegadinha assim