quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O que você esta fazendo ai ?: Ayrton Senna na Williams

A partir de hoje, a seção "O que você está fazendo aí?" vai relembrar os primeiros testes de Ayrton Senna na F1. Em 83 Senna testou por 4 equipes diferentes: Williams, McLaren, Toleman e Brabham. Acompanhe agora seu primeiro contato com um F1.
Senna estava no meio da temporada de F3 Britânica e teve a oportunidade de testar a tão sonhada Williams do campeão do mundo Keke Rosberg.
A data era 19 de Julho de 83, 3 dias após o GP da Inglaterra em Silverstone, Senna, a convite de Frank, testou a Wilaims e fez bonito em Donnington Park.
Assim que vê a Williams pela primeira vez, Ayrton fala:
"É hoje!"
Dando dois toques no suporte da asa traseira, com o carro ainda no caminhão. Demonstrando assim grande ansiedade para o teste.
A Williams não esta sozinha em Donnington, a Toleman, sua futura equipe, também estava na pista, com, Derek Warwick fazendo alguns acertos no carro.
Não houve tempo para a Williams ajustar o banco do carro para Senna, ele teve que testar com os ajustes de Rosberg, alem disto, os pneus usados não foram os de classificação, mais rápidos. Mas nada disto iria atrapalhar a alegria dele. Ayrton parte para a pista.
Para perplexidade de todos, Senna foi muito rápido desde o inicio, mostrando rápida adaptabilidade ao carro. Com aproximadamente 10 voltas, Senna já tinha igualado o tempo de Jonathan Palmer, piloto de testes da Williams, que era de 61"7'. Nas 83 voltas que deu, ele baixou em 4 décimos o tempo recorde para carros aspirados, o melhor tempo de Senna foi 60"9', tempo este conseguido 2 vezes em sequência, e ainda ele conseguiu dar mais 22 voltas com o tempo na casa de 61".
Algumas frases pescadas "por ai" sobre o teste:

"Ele ganhou aquele campeonato com seis vitórias em nove corridas. Por isso eu e Patrick Head decidimos fazer o teste. Mesmo se não desse para usá-lo em 84, achamos que poderíamos ajudar em sua carreira. E que talvez ele se lembrasse disso no futuro", disse Frank anos depois

"Quantas marchas tem o carro?"
"Seis"
"OK, eu estava usando cinco, pensei que era como F-Ford", diálogo entre Senna e um mecânico da Williams

"Mas eu nem pisei tudo ainda!", Resposta de Senna a um mecânico

"Não precisávamos de pilotos naquela época. Tínhamos Laffite e Rosberg e estávamos satisfeitos com os dois. Keke já era campeão. Senna era ainda um novato. Não há mistério nenhum", Frank explicando porque não contratou Senna para 84

"Obviamente ele era um garoto diferente", Frank sobre Ayrton

"Sua adaptação foi imediata. Simplesmente impressionante", Frank sobre a facilidade de Ayrton ao pilotara Williams

"Hoje vou demorar uma eternidade para fazer essa reta", Senna de volta a Donnington na semana seguinte, para uma corrida de F3

"Isto é um presente que Deus está me dando", Senna sobre a chance de pilotar um F1

"A Formula 1, em termos de sensação, comparada ao kart, é mais lenta", Carta de Senna para seu amigo tchê


Ainda disputando a F3 Britânica, ...



... Senna, a convite de Frank Williams, ...



... tem o seu primeiro contato com um F1.



Com o tempo de 1 minuto e 9 décimos, ...



... Senna abaixa em 4 décimos o recorde da pista para esse tipo de carro.



Frank Williams e Ayrton Senna



Frank anotando os detalhes do comportamento do carro

2 comentários:

Anônimo disse...

Impressionante. Belas fotos do início da carreira do mito Ayrton Senna. Esse teste do Ayrton na Williams em 1983 ainda hoje é festejado e muito comentado por todo o paddock da F1. Ayrton mostrou ao que veio, sentou no Williams que não estava totalmente adaptado ao seu corpo e mandou ver no acelerador, quebrando o recorde da pista. Isso só reforça o quão Senna foi um piloto excepcional e digno de figurar entre os maiores nomes do automobilismo mundial.
Ayrton Senna do Brasil para sempre!

Gabriel Pedreschi disse...

E neste mesmo ano, ele fez testes co a Mclaren, rabham e a Tolleman.