quarta-feira, 2 de julho de 2008

Conheça a pista: Imola - ITA

Na verdade, Imola é a cidade, o nome do Autódromo é Enzo e Dino Ferrari.
Sediando o GP de San Marino desde 80, Imola é uma das mais clássicas pistas de F1, foi palco de grandes batalhas dentro e fora das pistas, mas infelizmente esta pista é mais lembrada pelos graves acidentes ocoridos ai. Em 87 Piquet de Williams bate na Tamburello, dois anos depois a Ferrari de Berger pega fogo depois de bater nesta mesma curva, em 91 a Footwork de Alboreto dá uma pancada no muro da Tamburello em testes de inverno, e, tragicamente em 94, 3 graves acidentes em Imola, Barrichello foi o primeiro, ele quebrou o braço depois que sua Jordan alçou vôo em uma zebra na Rivazza, os dois últimos foram mais graves ainda, o austríaco Roland Ratzenberger morreu depois que sua Simtek bateu violentamente no muro da curva Villeneuve e Ayrton Senna morreu em um hospital Bolonha depois que sua Williams bate na Tamburello em 1 de maio de 94. Depois destes graves acidentes, o circuito de Imola foi bastante modificado, em curvas como a Tamburello por exemplo, foram criadas chicanes para diminuir a velocidade dos carros.
Para tentar voltar a F1 (o GP está fora desde 06), Imola passa hoje por uma serie de reformas, a maior delas é na parte do Pit-Lane, que será totalmente recontruído.



Imola depois das mudanças de 94



Vá de carona com a Arrows de Eddie Cheever pelo circuito de Imola

2 comentários:

Anônimo disse...

Circuitos tradicionais jamais deveriam ser modificados com chicanes e muito menos serem retirados do calendario. Infelizmente o que vale são os interesses comercias.
Tenho muitas corridas dos anos dourados da F1 em video e nenhum desses autodromos contruidos recentemente chegam perto dos tradicionais.
O maio absurdo que venho ouvindo ultimamente, é a retirada de Monza do calendario para usar as ruas de Roma como circuito.
Outro absurdo é essa onda "VERDE" e as limitacoes absurdas do regulamento, 4 cilindros num F1???
Infelizmente a cada ano a F1 se apaga mais.
Ai nos resta esse excelente blog pra relembrar a verdadeira F1.

Anônimo disse...

Você queria ver mais pessoas morrendo na curva tambullero como o Ayrton Senna o maior idolo de F1 do brasil e do mundo?