Este foi mais um dos grandes pilotos da história que não tiveram um título na F1. O belga Jacky Ickx rodou muito pela F1, sempre mantendo bons resultados e sendo competitivo. Em paralelo à F1, Ickx corria as 24 Horas de Le mans. Corrida esta que se sagrou Hexa-campeão. Na F1, Ickx correu de 67 à 79, nestes 12 anos, mudou de equipe 10 vezes. Dois fatos marcaram sua vida após a saída da F1. Em 84 ele era o diretor da conturbada corrida de Monaco e, no ano seguinte, pelo mundial de marcas, foi o envolvido no acidente que vitimou o futuro piloto da Ferrari e antigo companheiro de equipe, Stefan Bellof. Ickx encerraria sua carreira automobilística no final daquele ano.
Pela Cooper em 67, o belga já começou arrasando. Em sua primeira corrida na categoria já marca 1 ponto
Em 68 se muda para Ferrari. Naquele ano faz a "temporada europeia" magistral. Fica em 4º no mundial
Pela Brabham em 69, o belga brilha de novo e conquista o vice campeonato
De volta para a Ferrari em 70, Ickx só perde o campeonato daquele ano para o Mágico Rindt
Faz duas corrida pela McLaren em 73. Consegue um pódium
Ainda em 76, faz uma corrida pela Williams, Chega em 7º
Corre dois anos na Lotus em 74 e 75...
...se muda para a Wolf em 76...
4 comentários:
Ickx é realmente reverenciado em Le Mans. No Musée Automobile de la Sarthe, anexo ao autódromo, tem uma estátua dele bem do lado de um Ford GT40!
Além disso, Ickx era um dos melhores pilotos no Nurburgring Nordschleife... Dizem que ele decorou todas as curvas. Todas as 164, quase um Chuck Norris Fact.
Bom, é a primeira vez que visito sua página e gostei pra caramba. Estou meio enrolado, mas assim que der te adiciono no Blogroll.
Bom depois disso....ele andou até de Niva e Samara no Dakar...
Ickx foi impressionante nos seus cinco primeiros anos na F1 e depois da péssima Ferrari de 73 correr com o Peterson o desmotivou totalmente ,acho que foi parecido com o que aconteceu com o Berger quando foi companheiro do Senna e Laffite quando esteve na Williams com o Keke .
Perto da aposentadoria em 1980 ,Ickx foi testar o motor Porsche para Le mans ,foi paixão a primeira vista e ele decidiu pelo menos fazer mais uma corrida na carreira ,acabou virando uma lenda nos prototipos.
Deveria ter se aposentado de vez, um cara frio e egoista, pra quem não sabe do que estou falando, estude um pouco a história dele.
Se tivesse se aposentado, a hitória da F1 no final da década de 80 e meados da de 90 não ficaria apenas em torno de 2 nomes Prost Senna.
O semblante de Patrese no dia 01/09/1985 diz muito mais que esse simples comentário que fiz.
Postar um comentário