sexta-feira, 27 de junho de 2008

GP's históricos: Mônaco 84

Na seção GP’s Históricos de hoje, reviveremos o fantástico GP Monaco de 84.
Este foi mais um dos Gps monegascos confusos, muita chuva e confusão, dentro e fora da pista.
Neste GP o mundo viria um franzino latino americano aniquilando todos seus concorrentes.
Este era ninguém mais, ninguem menos que Ayrton Senna.

“Se me deixarem sozinho, com certeza me perco”

Senna dizendo como era difícil e complicado se adaptar as estreitas e sinuosas ruas do principado de Mônaco.
De modo excepcional, o GP de Mônaco começa tradicionalmente suas atividades na Quinta-feira, com o treino não oficial. Senna, querendo aprender o traçado, anda bem lentamente nas primeiras voltas, mentalizando cada curva, cada freada, cada lombada do circuito, processando cada informação como se fosse um computador, para ver onde conseguiria tirar milésimos de segundo vitais para melhorar seu tempo, para ver o máximo que era possível tirar de sua Toleman. Depois do processamento de dados, Ayrton parte como um raio pelo circuito, engolindo cada reta, raspando o pneu em cada curva, fazendo “miséria” com o carro:

“Tirei cada fino que só vendo. Andei raspando não sei quantas vezes no guard-rail. Tanto que até o número pintado no meu pneu sumiu.”

No treino oficial de Sábado, Prost na Pole, Mansell em segundo.
Tirando o máximo de seu carro, Senna consegue apenas a 13ª colocação. Seu companheiro de equipe, o venezuelano Johnny Ceccoto foi apenas o 18º. Nos momentos finais do treino, Martin Brundle da Tyrrell, bate com violência nos “esses” da piscina interrompendo a classificação.
Mas, no Domingo, o tempo reservaria uma agradável surpresa para a equipe Toleman.
Raios e trovões, era esse o tempo na manhã de Domingo em Mônaco. Muito se temia em termos de segurança para os pilotos. O dia começa tenso. Na F3, corrida que antecede a F1, John Nielsen destrói seu carro nos muros do principado, fazendo com que a prova fosse interrompida por algum tempo.
A pilotagem na chuva em Mônaco não aceita erros.
Sem dinheiro para pagar um bom contrato de Pneus, a Toleman teve que comprar os pneus Michelin da safra anterior, a de 83, defasados na pista seca, mas excelentes no molhado. Quando viram a chuva, a McLaren se desesperou, pois a Michelin só trouxe pneus safra 84 para a McLaren, piores para o aguaceiro da pista.
Começa o Show, Prost mantêm a liderança e se segura na pista, na primeira curva, a Saint-Devote, confusão como sempre, numa batida, o francês da Renault, Patrick Tambay, quebra a perna e abandona a prova. O atual campeão, Piquet, além de não gostar de correr em Mônaco, larga mal e caí diversas posições. Senna já na primeira volta passa em 9º, inventando a cada volta, novos pontos de ultrapassagem e mostrando para a F1 como era pilotar naquelas condições. Stefan Bellof da Tyrrell, que largara em último, era o único na pista que se equiparava a Senna. Enquanto Mansell roda e bate no aguaceiro e Senna ultrapassa Lauda na freada da Saint-Devote, a chuva no circuito só ia aumentando. A diferença Prost x Senna ia caindo perigosamente para a McLaren, que começa a pressionar o diretor de prova Jacky Ickx, a interromper a corrida. Prost, com problemas de freio, gesticula a cada passagem de volta para os comissários de prova. Senna, no limite, vem tirando quase 2 segundos de diferença a cada passagem. Na volta em que provavelmente Senna iria ultrapassar Prost, Ickx dá por encerrada a prova, mostrando a bandeira vermelha e quadriculada juntas, um erro segundo o até então presidente da Fisa Jean-Marie Balestre. Prost pára antes da bandeirada, contribuindo ainda mais para a confusão. Senna cruza a linha de chegada e se considera o vencedor, a grande bagunça estava armada. Ayrton chega a comemorar a vitória em sua volta de desaceleração, mas na volta ao boxe recebe a notícia que a prova fora interrompida, e que o resultado válido era o da volta anterior, a de número 31. Senna irritadíssimo só não parte para cima dos comissários por que seus companheiros de equipe o seguram.
Resultado final foi Prost em 1º, Senna em 2º e Arnoux em 3º
O que poucos sabem, é que, quando Senna passou em uma chicane de forma mais violenta no inicio da corrida, o baque afetou sua suspensão, que naquele ritmo, não aguentaria mais do que algumas voltas. Já Bellof , para alguns jornalistas, ganharia a prova se ela chegasse até o final das voltas previstas, visto que seu ritmo era arrasador.
Como a prova foi interrompida antes das voltas previstas, a pontuação deferida aos pilotos foi a metade. Prost ganhou 4,5 e Senna 3 pontos. Mas o destino foi muito cruel com Prost, pois, mesmo sendo ultrapassado por Senna, Prost ganharia 6 pontos caso chegasse em 2º.
Alain perderia o campeonato daquele ano para Lauda por meio ponto de diferença.
Duas semanas depois, as Tyrrell foram desqualificadas da prova pois estavam abaixo do peso mínimo.
Bellof que para muitos seria um grande rival para Senna, não pode fazer juz a essa promessa. Na prova da Bélgica do mundial de marcas de 85, Bellof e Ickx (coincidências...) estavam disputando posições arduamente no circuito de Spa-Francochamps, quando na mítica curva Eau Rouge, os Porsches dos pilotos se chocam e vão para a fora da pista, Bellof se dá pior pois seu carro bate de frente ao guard-rail. Stefan fica preso por 20 minutos nas ferragens e acaba morrendo.



Ainda no sábado, Martin Brundle dá aquela pancada no muro



Ele não corre o GP, mas Bellof, seu companheiro de equipe, dá um verdadeiro show



Ayrton Senna em sua primeira grande apresentação na F1



Prost se mantem na ponta depois da largada, mas Mansell o ultrapassaria voltas depois



Stefan Bellof, junto com Senna deram um espetáculo para os espectadores



Aqui, Bellof passando Rosberg. Uma das muitas ultrapassagens do Alemão



A vitória fica nas mãos de Prost, mas só por causa da interrupção da prova



Batida de Brundle nos treinos



Acidente fatal de Bellof



Acompanhe os melhores momentos da corrida

4 comentários:

Germano disse...

Corrida clássica

Ernesto Longhi disse...

Atendimento 100% "especializado" a Brundle...

Michel disse...

kra o senna se deu bem nessa, soh uma ressalva... eu li em algum lugar q nessa corrida ele correu com os pneus da safra de 84 já que o pneu para chuva de 83 já tinha acabado, aí a michellin não teve escolha e teve que liberar o mesmo pneu q o prost usava para o senna! aí ele arrebentou!
no youtube tem essa corrida completa, já assisti
Site muito bom velho... gostei muito

Adriano Peres disse...

Olá Capelli.Bom dia. Excelente blog, é um dos meus favoritos. Queria apenas sanar uma dúvida sobre este GP.
Até onde eu pesquisei, o verdadeiro 3° colocado fora Bellof, e não Arnoux. Na verdade, o mesmo foi declarado 3° colocado duas semanas após, quando as Tyrrell foram desclassificadas. Isso torna-se bem evidente quando assistimos a chegada televisionada de Prost ante a bandeira vermelha, onde apareçe o desenho do circuito, e se formos seguir o fluxo da pista e seus respectivos líderes, vemos Prost (7) em primeiro, Senna (19) em segundo e Bellof (4) em terceiro, seguido de Arnoux (28) (Fonte: filme Senna e Stats f1 (http://www.statsf1.com/pt/1984/monaco/classement.aspx)). Se as Tyrrell foram desqualificadas 15 dias depois, não teria sido Bellof que ganhara o 3° lugar? Além disso, porque em todos os registros que vi do pódio de Mônaco não aparece o terceiro colocado, e apenas Prost e SEnna