O dia? 21 de Abril de 85. O local? Estoril, Portugal. O mundo neste dia veria a façanha aquática do brasileiro que se especializou em guiar em condições extremas e desfavoráveis.
Em 85, Peter Warr, que ficou no cargo de Colin Chapman depois de sua morte em 82, tinha em suas mãos um trio de peso:A Renault Turbo, que colocava a disposição da Lotus um motor com 1.200 cv, Gerard Ducarouge, engenheiro, designer e projetista da Lotus, e o garoto prodígio da F1, Ayrton Senna da Silva.
Estoril 85 era a segunda prova do ano, e a primeira da fase europeia, Senna queria de uma vez por todas andar forte, mostrar para o mundo do que é capaz. A previsão para o domingo do GP era de chuva, mas os treinos foram em pista seca. Neste GP Senna assinalaria sua primeira de muitas Poles na categoria.
O Domingo amanhece alagado em Portugal. Prost larga atrás de Senna, que logo na largada perde a segunda posição para o companheiro de Senna, Elio de Angelis. Manter-se na pista em condições extremas assim era um sacrifício para os pilotos, os carros estavam aquaplanando nas retas do circuito, a situação era crítica. Esta era a situação perfeita para Senna se destoar dos outros pilotos. Ayrton para tentar controlar melhor o carro, praticamente não dava pressão no turbo, trocava as marchas sem olhar no conta-giros para não perder o foco na pista. Atrás de Senna vinham de Angelis, Prost e Alboreto. Prost roda sozinho em "aquaplaning" no meio da reta de Estoril quando partia para cima de Elio.
Na metade final da prova Senna começa a gesticular para os fiscais e comissários de pista para que a prova seja interrompida, as condições de pista eram deploráveis, a chuva aumenta muito, para Senna, a situação era pior nque em Mônaco 1 ano antes, e lá a corrida foi paralisada.
Pelo rádio Ayrton fala com Warr:
"Acabem logo com essa porra"
Mas sem a "moral" da McLaren no ano anterior, a corrida continuava, e com muito perigo aos pilotos. Senna, para manter a concentração, não diminuia o ritmo. Ritmo este que assustou seu engenheiro, Gerard Ducarouge, que na reta principal colocava placas com a inscrição "Easy" para Senna, mas Ayrton se negava a diminuir:
"Gerard, não me mostre mais esta placa, eu sei o que posso fazer aqui"
Quando Senna vai cruzar a linha de chegada, vê alguns integrantes da Lotus à beira da pista, repetindo um gesto largamente usado por Chapman para recepcionar seus pilotos vitoriosos, ele tira o pé do acelerador e quase é abalroado por Mansell que vinha atrás na quinta posição e a duas voltas atrás.
Senna curte sua vitoria por pouco tempo, poucas horas depois de sua primeira vitória o presidente brasileiro eleito pelo voto popular, Tancredo Neves, morre em São Paulo.
Finalizo este texto com uma réplica do Livro "Ayrton: o herói revelado" de Ernesto Rodrigues:
"Ao longo daquela segunda-feira, a cobertura da tevê portuguesa sobre a morte de Tancredo foi intensa. E Ayrton veria imagens de sua São Paulo em prantos, milhares de pessoas na rua despedindo-se do presidente morto.
Ele jamais veria uma manifestação parecida com aquela"
As Renault fizeram um bom trabalho, especialmente com Tambay que foi o 3º
Alboreto em uma bela corrida termina em 2º
Senna mostrou para o mundo o que era correr na chuva...
4 comentários:
Bela história, Rianov. E as fotos são lindas!
Qualquer semelhança com a primeira vitoria de Vettel nao é mera coincidencia...
No final o senna reclamou pq não acabaram a prova antes, disse que no ano anterior em monaco estava chovendo bem menos, o prost só levantou a mão e acabaram a corrida
Lembro-me do Prost aquaplanando na reta...chuva não era mesmo a do francês.
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