1993
David Coulthard, Canon Williams Team
Williams FW15C CVT, Renault 3.5 V10, Goodyear
Teste, Pembrey, Carmarthenshire - Grã-Bretanha
(Clique para ampliar)
- Considerados de “outro planeta” durante as vitoriosas temporadas de 1992 e 93, os bólidos da Williams planejaram um passo ainda mais interplanetário ao instalar um câmbio CVT em seu FW15C – o carro do tetracampeonato de Alain Prost. Com sua suspensão ativa controlada eletronicamente por computador, controles de tração e estabilidade e freios ABS, a implantação de um câmbio continuamente variável viria para glorificar de uma vez por todas o time de engenharia da equipe. Eu disse “viria”…
Leia a história completa aqui.
11 comentários:
Só fico curioso,como o piloto iria se virar numa manobra de ultrapassagem,tendo que reduzir uma marcha no tempo correto,pois uma coisa é andar sozinho,e outra bem diferente seria com trafego.
video da engenhoca...
http://www.youtube.com/watch?v=x3UpBKXMRto
Não Márcio, não se reduz a marcha. É tudo feito automaticamente e sem que o piloto perceba.
A grosso modo seria como se o carro tivesse marchas infinitas e que seriam trocadas a cada milésimo de segundo.
Siga o link da postagem que você entenderá um pouco melhor.
Abração
ate ai entendi Rianov,mas como o sistema entenderia que o piloto estaria nescessitando de uma "relaçao" mais curta para executar uma correçao numa saida de traseira por exemplo.Baseado na posiçao do acelerador apenas acho que o sistema nao teria com "entender" tal pedido do piloto.trabalharia com certeza em conjunto com o controle de traçao,mas a vontade do piloto em dosar aceleraçao e relaçao de marcha,aonde ficaria?
Hum, deixa eu ver se entendi...
O carro fica em uma rotação fixa, por exemplo, a 15,000 rpm. Quando o piloto quer fazer uma curva e quer reduzir, é só enfiar o pé no freio que o carro vai parando, mas sempre mantendo os 15,000 rpm.
É mais ou menos isso. Claro que se pode regular a rpm para diminuir o giro enquanto o freio é pressionado e tal.
Mas uma coisa é certa, esse CVT só daria certo em um carro totalmente eletrônico como esse FW15C. Em um "pé de boi" como o FW16, por exemplo, acho difícil de conseguir sincronizá-lo e ser mais rápido que um câmbio sequencial.
Abraços
Um comentário e uma correcção: em entrevista cerca de 10 anos mais tarde, falando sobre o FW15C, o Patrick Head referiu o seguinte: "If allowed, we would have test drived the FW15C without a pilot" - era este o nível de sofisticação desta peça de engenharia.
A correcção: na peça é referido: (...)os mecânicos ficavam brincando de subir e descer o carro, dançando com sua suspensão hidráulica(...).
Nada disso! No FW14B (e mais tarde no FW15), quando um dos componentes da suspensão activa tinha de ser desligado ou substituído, o circuito hidraúlico tinha de ser desligado e retirada a pressão (que era elevada, cerca de 2.500PSI). Ao repor a pressão, o circuito tinha de ser purgado de ar (bleeding). A bomba de peressão desse circuito era accionado pelo motor, mas na box era accionada externamente. Ao fazer esses "exercicios" (cima-baixo-esquerda-cima-baixo-direita) ao longo de todo o curso da suspensão, qualquer ar retido dentro do ciruito era gradualmente retirado, num processo que levava cerca de meia-hora a completar. Muito simplisticamente, era esta a "brincadeira".
Realmente seria mais uma novidade para inovar com o autobolimismo mundial, poderiamsos até ter uma F1 melhor do que a de hoje. Essas frescuras das regras da FIA tem matado a F1 aos oucos.
Um texto para não deixar mentir sobre isso:
http://f1socialclub.wordpress.com/2011/03/12/chupa-cegueira/
Esse câmbio CVT era perfeito, eu fiz uma pesquisa e estou pensando em colocar este câmbio para um projeto futuro de um kart
ESSE CARRO SERIA FANTASTICO E AINDA MAS COM SENNA NO COCKIPIT SERIA REALMENTE DE OUTRA GALAXIA!
ESSE CARRO SERIA FANTASTICO E AINDA MAS COM SENNA NO COCKIPIT SERIA REALMENTE DE OUTRA GALAXIA!
ESSE CARRO SERIA FANTASTICO E AINDA MAS COM SENNA NO COCKIPIT SERIA REALMENTE DE OUTRA GALAXIA!
ESSE CARRO SERIA FANTASTICO E PERFEITO! COM SENNA AO VOLANTE NÃO IA TER PRA NINGUÉM!
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