sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Um por um: GP da África do Sul de 1992

Depois do GP da Áustria de 1981, brindo a vocês, piloto por piloto, o GP da África do Sul de 1992, corrida que abria o campeonato daquele ano. Como o que mais gosto são as raridades, as fotos da ‘Andrea Moda Fórmula’ são bem legais.

Sobre o caso Andrea Moda 1992, fiz um texto no Motorpasión Brasil, na qual coloco um trecho para vocês aí embaixo:

“(...)A primeira aparição da equipe foi ainda em 1991 no Bolonha Motor Show, um evento dentro de um “parque fechado” em que se corriam durante uma pista super estreita com carros de F1. O piloto era o fraco italiano Antonio Tamburini. A participação da Moda só não foi horrorosa pois ela passou para a segunda rodada do torneio quando Gianni Morbidelli, a bordo de uma Minardi, bateu e abandonou.

Para a temporada de 1992, Sassetti desiste de Tamburini e contrata outros dois italianos: Alex Caffi e Enrico Bertaggia. Caffi, que esteve fora de alguns GP’s da temporada passada por uma quebra de maxilar, quase nunca alinhava sua Footwork para o grid. Bertaggia também nada fez quando pilotou para Enzo em 89. Detêm um bom aproveitamento de não pré-classificação, nada mais nada menos que 100%.

A segunda aparição da equipe é mais “normal”. Ela foi com seus carros negros para o GP da África do Sul de 1992. Kyalami iria retornar a categoria após 6 anos, e voltava com modificações no traçado. A FISA abriu uma exceção e liberou a 5ª feira para as equipes treinarem.

A Moda foi à pista com Alex Caffi nesta quinta, mas logo depois de algumas voltas a equipe foi impedida de continuar. A FISA cobrara uma inscrição para novas equipes de 100 mil dólares que Sassetti não fez, e nem queria fazer, pois ele alegava que a Moda não era um novo time, e blá-blá-blá.

Claro que a FIA não engoliu esta desculpa e não permitiu a entrada mais na pista dos carros da Moda. Injuriado Sassetti pagou a devida conta (!) e disse que depois de um investimento desses, não valeria usar os velhos e ultrapassados Coloni. (...)”

Querem ler mais sobre a história da Andrea Moda? Clique aqui e veja o desenrolar da equipe, GP por GP.

1992
XXXII Yellow Pages South African Grand Prix, Kyalami, Midrand - África do Sul


(Clique para ampliar)

Honda Marlboro McLaren
#1 - Ayrton Senna, McLaren MP4/6B, Honda 3.5 V12, Goodyear
e
#2 - Gerhard Berger, McLaren MP4/6B, Honda 3.5 V12, Goodyear



Tyrrell Racing Organisation
#3 - Olivier Grouillard, Tyrrell 020B, Ilmor 3.5 V10, Goodyear
e
#4 - Andrea de Cesaris, Tyrrell 020B, Ilmor 3.5 V10, Goodyear



Canon Williams Team
#5 - Nigel Mansell, Williams FW14B, Renault 3.5 V10, Goodyear
e
#6 - Riccardo Patrese, Williams FW14B, Renault 3.5 V10, Goodyear



Motor Racing Developments Ltd
#7 - Eric van de Poele, Brabham BT60B, Judd 3.5 V10, Goodyear
e
#8 - Giovanna Amati, Brabham BT60B, Judd 3.5 V10, Goodyear



Footwork Mugen Honda
#9 - Michele Alboreto, Footwork FA13, Mugen-Honda 3.5 V10, Goodyear
e
#10 - Aguri Suzuki, Footwork FA13, Mugen-Honda 3.5 V10, Goodyear



Team Lotus
#11 - Mika Häkkinen, Lotus 102D, Ford HB 3.5 V8, Goodyear
e
#12 - Johnny Herbert, Lotus 102D, Ford HB 3.5 V8, Goodyear



Fondmetal F1 SpA
#14 - Andrea Chiesa, Fondmetal GR01, Ford HB 3.5 V8, Goodyear
e
#15 - Gabriele Tarquini, Fondmetal GR01, Ford HB 3.5 V8, Goodyear


March F1
#16 - Karl Wendlinger, March CG911, Ilmor 3.5 V10, Goodyear
e
#17 - Paul Belmondo, March CG911, Ilmor 3.5 V10 Goodyear



Camel Benetton Ford
#19 - Michael Schumacher, Benetton B191B, Ford HB 3.5 V8, Goodyear
e
#20 - Martin Brundle, Benetton B191B, Ford HB 3.5 V8, Goodyear



BMS Scuderia Italia
#21 - J J Lehto, Dallara BMS-192, Ferrari 3.5 V12, Goodyear
e
#22 - Pierluigi Martini, Dallara BMS-192, Ferrari 3.5 V12, Goodyear



Minardi Team
#23 - Christian Fittipaldi, Minardi M191B, Lamborghini 3.5 V12, Goodyear
e
#24 - Gianni Morbidelli, Minardi M191B, Lamborghini 3.5 V12, Goodyear



Ligier Gitanes Blondes
#25 - Thierry Boutsen, Ligier JS37, Renault 3.5 V10, Goodyear
e
#26 - Érik Comas, Ligier JS37, Renault 3.5 V10, Goodyear



Scuderia Ferrari SpA
#27 - Jean Alesi, Ferrari F92A, Ferrari 3.5 V12, Goodyear
e
#28 - Ivan Capelli, Ferrari F92A, Ferrari 3.5 V12, Goodyear



Central Park Venturi Larrousse
#29 - Bertrand Gachot, Venturi LC92, Lamborghini 3.5 V12, Goodyear
e
#30 - Ukyo Katayama, Venturi LC92, Lamborghini 3.5 V12, Goodyear



Sasol Jordan Yamaha
#32 - Stefano Modena, Jordan 192, Yamaha 3.5 V12, Goodyear
e
#33 - Mauricio Gugelmin, Jordan 192, Yamaha 3.5 V12, Goodyear



Andrea Moda Formula
#34 - Alex Caffi, Coloni C4B, Judd 3.5 V10, Goodyear
e
#35 - Enrico Bertaggia, Coloni C4B, Judd 3.5 V10, Goodyear



Podio


- Acho linda essa foto do Tarquini.

13 comentários:

Daniel Machado disse...

Belas fotos como sempre. A foto do Tarquini eu achei a melhor também, mas todas sairam perfeitas.

Ituano Voador disse...

hahaha... excelente a foto do 'carro' do infeliz do Bertaggia; alto grau de picaretagem na Andrea Moda.
E impressiona o tamanho da asa traseira da Jordan.

Ron Groo disse...

Mas bonito mesmo é a foto da Andrea Moda, sintomaticamente sobre cavaletes.

Gustavo disse...

Bons tempos de Ferrari com # 27 e 28!!!!!! Ligier E Jordan na minha opnião tinham os carros + belos do grid!!

Leonardo (eu) disse...

GÊNIO GÊNIO GÊNIO. gostei muito desse post.

difícil alguma corrida de 1990, seriam 35 carros, chutando por cima. belíssimo trabalho.

PS: essa Minardi amarela e preta é o carro mais lindo que a F1 já produziu.

Unknown disse...

Caro Amigo,
Descobri a sua site que acho fantastica, boms comentarios e excelentes fotos, daqui a vir pedir a vossa ajuda. Gostaria de ter uma foto de G.Villeneuve no GP da Holanda em 1981 e tambem do Gp da Belgica de JM Gounon, G.Morbidelli e M.Alboreto sera que me podem ajudar,<Abracao da Holanda
Mario Marante

Unknown disse...

Amigos,
Queria corrigir a minha ultima mensagem sobre o pedido de ajuda para fotos, as do GP da Belgiac sao do ano 1994, desxculpem o erro.
Abracao de Mario

Verde disse...

MCLAREN - A MP4/6B é mais bonita que a utilizada a partir do GP do Brasil.

FERRARI - Inspirada em caças, bonita.

BENETTON - Feia.

WILLIAMS - Indescritivelmente bonita e simétrica.

TYRRELL - Sem-graça.

JORDAN - Horrível. A equipe só conseguiu acertar na pintura Sasol em 1994.

LOTUS - Bonita, hein?

LIGIER - A Ligier sempre fazia carros bonitos. Mas este é uma exceção. Não gosto do bico.

MINARDI - Não gosto muito.

ARROWS - Bonitinha.

LARROUSSE - Foda! Gosto dos carros coloridos dos franceses.

MARCH - Cara de equipe falida. Melancólica.

DALLARA - Bonitinha. Acho legal esse negócio de plagear a Ferrari.

FONDMETAL - Um dos meus carros preferidos. Sensacional!

BRABHAM - Parece a Tyrrell. Sem graça, também.

ANDREA MODA - Conseguiram a proeza de fazer um carro preto feio.

Gosto muito desses tópicos. E o desafio de fazer um da temporada de 1989 segue. :P

Arthur Simões disse...

F-O-D-A!!!

Acho a maioria desses carros lindos.

Mas as fotos...
Impressionam pela qualidade,Rianov.
Parabéns!

Apesar de ser muito ruim,acho esse Brabham muito bonito.Tem umas linhas bem legais.

Teddy disse...

A terceira grande pista mutilada depois de Interlagos e Silverstone. Triste saber que o complexo envolvendo a Leeukop, Reta das Tribunas, The Kink, Crouthorne, Barbecue e Junkskei Sweep; viraram um grande condomínio de apartamentos. mutilaram tanto a pista que a transformaram de horária para anti-horária

Teddy disse...

Rianov, acredito que o motor Yamaha da Jordan seja um V10, não? Curiosidade, Mansell e Prost foram os únicos que venceram nas duas configurações de Kyalami. O espetacular circuito original e essa m... de 1992 e 1993.

Márcio Vilarinho Amaral disse...

Quanto um F-1 de dois ou três anos atrás atingiria no final daquele retão imenso (e que não era totalmente plano)?

Anônimo disse...

Linda mesmo é essa March azul-geladeira... nostalgia total.