terça-feira, 22 de junho de 2010

Andrea de Cesaris, Áustria 85 - Antes, durante e depois

1985
Andrea de Cesaris, Equipe Ligier Gitanes
Ligier JS25, Renault 1.5 V6T, Pirelli
XXIII Großer Preis von Osterreich, Österreichering, Spilberg - Áustria

(Clique para ampliar)










O mito de Cesaris. A Ligier em 1985 não tinha, digamos, um dos melhores carros do grid. No início da temporada o JS25 estava muito pesado, dificultando qualquer ação mais incisiva de Laffite e de Cesaris. A partir do GP de Mônaco as coisas melhoraram, mas uma coisa não agradava nem um pouco o Sr. Guy Ligier. O gasto excessivo que estava tendo com o quebra carros do time. O vulgo Andrea Crashesaris estava fazendo suas economias se esvaírem.

No GP da Áustria, de Cesaris proporcionou o acidente mais plástico da temporada. No velocíssimo circuito de Österreichring, quando o piloto fazia o approach para a Texaco Schikane, deixou a traseira escapar, colocou a roda na grama e perdeu completamente o carro.

Naquela parte do circuito há uma grande vala de escoamento de água. Local perfeito para um “capote” do mito. Assim como em todos seus acidentes, de Cesaris saiu andando normalmente do carro.

Nada satisfeito com a gastação exarcebada, Ligier sacou de Cesaris em sua corrida natal – GP da Itália em Monza – colocando o francês Philippe Streiff para correr.

Detalhe para o capacete todo coberto de barro!

21 comentários:

Daniel Machado disse...

Andrea de Cesaris me lembra acidente só de ver o nome dele. E esse acidente foi f... impressonante o acidente mas nada incomum se tratando de de Cesaris.

oliver disse...

GRANDE RIANOV.

Saudações.



Sempre que lembro do de Cesaris lembro que todo mundo fala sobre a fragilidade daqueles carros.

Seriam mesmo frágeis ou o de Cesaris teve um "pezinho" na Bahia ???


Grande abraço.

Legend Formula One disse...

Phillipe Alliot não Rianov, foi o Phillipe Streiff,que até subiu ao pódio em Adelaide.
Alliot substituiu Laffite em 1986 após seu acidente em Brands Hatch.

Fábio Mandrake

Rianov disse...

Isso aí, confundi os Philippe. Ja arrumei! Valeu!!

Speeder76 disse...

Grande Rianov! Que belo post o seu, por fim mostras o acidente em todo o seu esplendor. O antes, durante e o depois.

Simplesmente fantástico. Abraços!

SALOMA disse...

Muito bom. Excelente informação visual do acidente...e complementando a odisséia de Philippe Streiff em Monza, acabou por terminar em décimo. Não era bem isso que o "chefão" queria! abs

Rianov disse...

Mas lhe salvou um chassi! Hehehe.
Abração meus caros, vou ver se movimento mais o F1 Nostalgia esses dias.

senna_poa disse...

mais alguem reparou no macacão rasgado na bunda do ajudante de pista? hahaha

Rianov disse...

@senna_poa
Que olho cirúrgico!! Nem tinha reparado! hehehe

Abraços

Verde disse...

O carro virou que nem os olhos dele nos tiques, UEEHUEUHEEUE

Fernando Kesnault disse...

Rianov, creio que se olharmos alguma estatistica de acidentes na f-1 o De Cesaris é o campeão não?? Me lembro que em 1981 pela McLaren, ele destruiu uns 17 chassis em 14 provas e foi mandado embora pelo Ron Dennis.

Vasco Coelho disse...

Não sejam maus. O rapaz até era rápido...

Vasco Coelho disse...

vejam aqui: http://www.metrona.sk/decesaris/

Vasco Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Pra mim essa foi uma das mais belas LIGIER produzidas...

... e, a julgar pelo acidente e o resultado dele, também uma das mais resistentes...

Bela sequência fotográfica!!

um abraço,
Renato breder

Gustavo Oliveira disse...

Dar uma carro com um mini santo antonio desse pro De Cesaris é muita coragem, pra não falar uma completa loucura! Guy Ligier só consertou o erro.

ziggy-jp disse...

Imagine um cara com fama de turrão que tinha Guy Ligier, ter que suportar um piloto que na época tinha o apelido de bastardo trombador.
Deu nisso... "PT" do carro... rs

Unknown disse...

De Crasheris é lenda!

Janus disse...

Vala de escoamento pra água, num lugar daqueles, ainda mais com De Cesaris na pista, era pedir pra dar cagada mesmo ...

Naqueles tempos ainda vá lá, mas aí a gente pensa que no acidente do Gualtinho, na Stock, em Buenos Aires, uns 3 ou 4 anos atrás, aconteceu quase isso, é de ficar surpreso.

Bom, já tô uns 20 dias atrasado, mas mesmo assim, vou comentar: bela sequencia, como de costume!! (só acho que a 2a e a 3a foto estão invertidas, pelo menos a julgar pela asa dianteira).

Tiago Wakabayashi disse...

aauhahahu ri a cada foto qele tava sujo de barrro

mandou um rali ali auhuauhasa

mestre do kimi xD

Tiago Wakabayashi disse...

agora q eu vi, mó rasgadão lol