quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Os terceiros

1978
Jean-Pierre Jarier, John Player Team Lotus
Lotus 79, Ford Cosworth V8, Goodyear
e
Nelson Piquet, Parmalat Racing Team
Brabham BT46, Alfa Romeo, F12, Goodyear
XVII Grand Prix du Canada, Ile de Notre Dame, Montreal - Canadá

(Clique para ampliar)


- Muito legal esta combinação de números, não? Ambos estão como terceiro piloto.

8 comentários:

walter disse...

Que sacada! Essa é inédita e excepcional, com os carros 'extras' de Brabham e Lotus, numerados com 55 e com 66.
Fim de carreira para o Jarier (que não venceu nem com esse Lotus campeão do mundo) e começo de carreira para Piquet, que deu um calor no Laudo, a ponto de meu heroi Lauda abandonar as pistas.

Ituano Voador disse...

Acho que esse francês foi mais azarado que o Amon. Depois de perder um GP do Brasil que estava no bolso, em 75, por um problema mecânico besta, acabou perdendo essa do Canadá também pelo mesmo motivo, quando tinha um dia de vantagem para o Gilles.
Aliás, tá certo que o Andretti já era campeão do mundo, mas nos dois últimos GPs desse ano o Jarier deu um pau no americano.

Paulo Abreu disse...

E nessa prova o Jarier correu com fortes dores nas costas, que nem as infiltrações que tomou antes da corrida resolveram.
Mas era um dos bons pilotos franceses da década de 70, uma pena não ter vencido um GP se quer.
Abraços.

Fernando Kesnault disse...

Dois grandes pilotos.....duas equipes tradicionais...

Ricardo III disse...

Eu acho que Jarier não era o terceiro piloto, e sim o segundo...ele substituiu Peterson nos ultimos GPs de 78 após sua morte.
Não sei se o mesmo ocorreu com Piquet ao substituir lauda ou o segunda da Brabham.
Excelnte Blog

Andre disse...

Eu queria dar uma dica para a galera da comu, existe um jogo chamado RFactor, é um simulador de corrida, e nele voce pode instalar diversos campeonatos, como este aqui:
http://www.rfactorcentral.com/detail.cfm?ID=F1%201988%20carrera.4

L-A. Pandini disse...

Oi, Rianov. Na verdade, a Lotus tinha apenas dois carros nos GPs dos EUA e Canadá de 1978. Por alguma razão que desconheço, Colin Chapman decidiu inscrever Jarier com o número 55, em vez de dar a ele o 6 que era usado por Peterson.

Procure fotos das duas laterais desse carro e você vai reparar que as fontes usadas nos números 55 eram diferentes em cada lado. Em um, usaram o 55 igual ao da frente; em outro, os algarismos eram mais largos, iguais ao "5" usado no carro de Andretti. Quem chamou minha atenção para isso foi um amigo meu que fez miniatura do carro de Jarier. Abraços. (LAP)

Eduardo disse...

peterson havia morrido. jarier estava no lugar dele. não era um terceiro carro.
como disse o pandini, as fontes dos números 55 eram realmente diferentes. nessa foto de frente, dá pra ver que tb no bico tá meio esquisito.
por falar nisso, que saudade de conseguir identificar o carro pelo número! hoje o número é minúsculo e nem aparece.