quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Obra de arte: Roberto Moreno na Williams, por Bruno Mantovani

1987
Roberto Moreno, Canon Williams Honda Team
Williams FW11B, Honda 1.5 V6T, Goodyear
Teste, Österreichring, Spilberg - Áustria



Sou fã do Moreno, e isso acho que todos vocês sabem. Sou também colecionador de fotos de F1, e isso vocês também sabem, mas para quem compartilha o mesmo vício, o de colecionar essas raridades, quanto mais rara uma foto, mais “valor” ela tem.

Pois bem, conversando recentemente com meu amigo Bruno Mantovani, pedi que ele desenhasse um pilotoon do Roberto Moreno na Williams, em seu teste que fez em 1987 na Áustria.

Ele acatou a idéia na hora, e ainda propôs uma brincadeira. “Vamos brincar com o pessoal. Nós fazemos uma montagem com a foto do Moreno, depois desmentimos o fato mostrando o pilotoon dele na Williams.”

Pois bem, a parte da enganação foi feita, mas por entraves de tempo, o pai do baby Coloni (ou seria Osella, Bruno?) só conseguiu me entregar o desenho hoje. Por isso afirmo: Aquela foto do Moreno pilotando a Williams em Österreichring foi uma montagem nossa, uma brincadeira. Era para ser dissolvida há mais tempo, mas acho que ainda veio a tempo.

Trata-se de uma foto clássica de Nelson Piquet subindo a ladeira da reta de Österreichring, mais a junção do capacete do grande Moreno em uma foto em Adelaide (que por sinal é a mesma que encabeça o Banner).

Verdade é que não queríamos passar por “mentirosos” por muito tempo, mas não teve outro jeito.

Mas de fato o teste aconteceu. Duvido muito que tivessem fotógrafos naquele dia em Spielberg, pois sequer vi um instantâneo desta sessão. O máximo que tenho é esse recorte do jornal britânico Motoring News (Pedi ao meu amigo 'Big Ears', e ele escaneou isso para mim), que relata o teste.

No mais, QUE DESENHO FANTÁSTICO BRUNO!!! OBRIGADO!!!
Visitem o blog de um dos maiores desenhistas do mundo:
http://mantovani.zip.net/

6 comentários:

Teddy disse...

Putz, só vocês mesmo. Caí direitinho. Bela homenagem ao grande Moreno. Nunca me esqueço da dobradinha com o Piquet em Suzuka 90. Valeu.

Germano disse...

tsc tsc tsc...coisa feia..enganando os outros...huhahahahahaha


vou denunciar para as autoridades =P

Eduardo Casola Filho disse...

Então é mais um brasileiro a correr na Williams, além de Pace, Piquet, Senna, Pizzonia e, agora, o Rubinho

Anônimo disse...

Adorei a brincadeira... cheguei até levantar uma discussão com os amigos de debate de fórmula 1, alegando o fato ser verdadeiro e que tinha até uma foto comprovando o teste de Moreno...

Rianov e Mantovani, vocês estão de parabéns!

Anônimo disse...

Hvala za intiresnuyu iformatsiyu

Casado disse...

Ficou bem feita mesmo. Parabéns quem a fez.