segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Obscuridades: Luiz Alberto Pandini Especial

1978
Carlo 'Gimax' Franchi, Team Surtees
Surtees TS20, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Goodyear
XLIX Gran Premio d'Italia, Monza, Monza - Itália

(Clique para ampliar)

O quarentão Gimax tentando pela única vez participar de uma corrida oficial da F1


1979
Gianfranco Brancatelli, Team Merzario
Merzario A2, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Goodyear
XXXVII Grand Prix Automobile de Monaco, Mônaco, Monte Carlo - Mônaco

(Clique para ampliar)

Depois de 2 GP's na Kauhsen, tentou a sorte nos carros de Arturo, mas sem sucesso


1980
Rupert Keegan, RAM/Williams Grand Prix Engineering
Williams FW07, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Goodyear
XXXIII Marlboro British Grand Prix, Brands Hatch, Kent - Grã-Bretanha


Keegan nos treinos


1980
Rupert Keegan, RAM/Williams Grand Prix Engineering
Williams FW07, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Goodyear
XXXIII Marlboro British Grand Prix, Brands Hatch, Kent - Grã-Bretanha

(Clique para ampliar)

E Keegan na corrida, agora usando o layout do carro de Desiré Wilson


1980
Rupert Keegan, RAM/Williams Grand Prix Engineering
Williams FW07, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Goodyear
XLII Großer Preis von Deutschland, Hockenheimring, Hockenheim - Alemanha

(Clique para ampliar)

Não classificou para a corrida


1980
Rupert Keegan, RAM/Williams Grand Prix Engineering
Williams FW07, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Goodyear
XVIII Großer Preis von Osterreich, Österreichring, Spilberg - Áustria


Largou em 20º e chegou em 15º


1980
Rupert Keegan, RAM/Williams Grand Prix Engineering
Williams FW07, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Goodyear
XXVII Grote Prijs van Nederland, Zandvoort, Zandvoort - Holanda

(Clique para ampliar)

Não classificou para a corrida


1980
Rupert Keegan, RAM/Williams Grand Prix Engineering
Williams FW07, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Goodyear
LI Gran Premio d'Italia, Enzo e Dino Ferrari, Ímola - Itália

(Clique para ampliar)

Largou em 21º e chegou em 11º


1980
Rupert Keegan, RAM/Williams Grand Prix Engineering
Williams FW07, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Goodyear
XIX Grand Prix Labatt du Canada, Ile de Notre Dame, Montreal - Canadá


Não classificou para a corrida


1980
Rupert Keegan, RAM/Williams Grand Prix Engineering
Williams FW07, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Goodyear
XXIII Toyota United States Grand Prix, Watkins Glen, Watkins Glen - Estados Unidos

(Clique para ampliar)

Largou em 15º e chegou em 9º


1981
Elio de Angelis, John Player Team Lotus
Lotus 88, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Goodyear
XXXIV Marlboro British Grand Prix, Silverstone, Northampshire - Grã-Bretanha

(Clique para ampliar)

Os Lotus 88 de chassis duplo

1981
Nigel Mansell, John Player Team Lotus
Lotus 88, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Goodyear
XXXIV Marlboro British Grand Prix, Silverstone, Northampshire - Grã-Bretanha

(Clique para ampliar)

Courage é uma cervejaria que foi comprada pela Imperial Tobacco naquela época. Veja a foto e compare o símbolo


1986
Christian Danner, Barclay Arrows BMW
Arrows A8, BMW 1.5 L4T, Goodyear
Teste, Jacarepaguá, Rio de Janeiro - Brasil


Pandini, não tenho do Canadá, mas te mostro uma igualmente rara!


1994
Taki Inoue, MTV Simtek Ford
Simtek S941, Ford HB 3.5 V8, Goodyear
XX Fuji Television Japanese Grand Prix, Suzuka, Suzuka - Japão


A 1ª de Inoue na F1


- Nível pedreira em Pandini!

Me faltou duas fotos. A do Danner no Canadá, que substituí por uma dos testes do Rio, e a do Gabbiani na Shadow, que é simplesmente impossível de se encontrar. Se alguém tiver as fotos 'faltantes', favor entrar em contato.

Na sequência vem o especial do Carlos

10 comentários:

Gusz disse...

Boa Russov!
Essa do Carlo Franchi "Gimax" eu também tinha pedido. Muito lindas essas Lotus 88 chassi duplo. A do Elio tem uma tomada de ar que a do Mansell não tem, pelo menos não na mesma posição.
O nosso amigo Keegan era bom de patrocínio, tomava um whiskhy escocês Old Smuggler fumando um "cigarrinho" caseiro enrolado numa seda Rizla+, "lendo" uma Penthouse, ou melhor talvez em companhia de uma ou mais modelos da revista, e ainda pilotava um F1, vida chata a desse sujeito, heim?
Abração!

L-A. Pandini disse...

Sensacional, Rianov!!! Muito legal!
Nível pedreira, mas essas é que valem a pena, não é?

Abração e obrigado!

LAP

L-A. Pandini disse...

Completando: certa vez, perguntaram a Emerson Fittipaldi quem havia sido o cara mais "grosso" que ele viu pilotar um F1. Emerson só não respondeu "Gimax" na lata porque teve dificuldade para lembrar do apelido. E contou: "Quando ele tirava o capacete, a peruca saía junto. Era uma loucura..."

Anônimo disse...

...e a acrescentar a folha corrida do Keegan, ele ganhou o campeonato Ingles de F3 em Thruxton, contra o Giacomelli.

So que nao no braco, pois o Giacomelli estava na pole e Keegan em segundo, Keegan um ponto na frente e ultima corrida.... descaradamente o Keegan virou o volante na largada e prensou o Bruno contra o guard-rail..e bingo! campeonato...
RDV

André Luís Araújo de Souza disse...

Rianov,
Sei que você encerrou os pedidos, mas por um acaso você tem uma coletânea do Stefan Bellof na F1?? Em minha humilde opinião, este alemão, se não tivesse morrido precocemente, teria dado muito trabalho ao Senna, Prost, Piquet, Mansell e muitos outros. Nunco esqueço aquela corrida de Mônaco em 84, onde ele andou demais, mas quem ficou em evidência foi o Senna.
Valeu Rianov, pelas sensacionais fotos.

Jonny'O disse...

A foto do Brancatelli não deixa de ser ironica ,enquanto Brancatelli passou a andar de merzario A2 ,o Arturo passou a correr com o Merzario A4 que na verdade era o proprio Kauhsen modificado (o Arturo comprou o que sobrou da Kauhsen ).

Foi o classico seis por meia duzia!

Alessandro disse...

Oi Rianov,
Matérial sensacional!
Apenas duas pequenas correções, a foto do Keegan no Canadá na verdade é Watkins Glan, no Canadá o carro estava sem nenhum patrocinador, a versão com os adesivos "EZ-WIDER"correu só nos EUA mesmo, e a foto do Arrows A8 do Danner não pode ser no Rio, nessa época ele estava estreando na Osella.
Mesmo assim, tópico muito bom!

L-A. Pandini disse...

Alessandro, preciso consultar para confirmar, mas é quase certeza de que o Danner testou o Arrows no Rio no começo de 1986. Eu nem lembrava disso, mas a foto do Rianov reavivou em minha memória esse momento importantíssimo do automobilismo mundial.

Abraços! (LAP)

Daniel Médici disse...

Rianov,
As fotos da Lotus são creditadas ao GP da Grã-Bretanha de 81 em Brands Hatch. Contudo, naquele ano a corrida foi disputada em Silverstone. Qual é a informação primordial, o GP ou o local?

Rianov disse...

@Alessandro, a foto do Danner é no Rio mesmo. Nos testes de pneus que aconteciam na cidade no início do ano.

Sobre a foto do Keegan no Canadá, eu não tenho outra para comparação. Você por um acaso tem?

@Daniel, você está certíssimo. Bem observado, é Silverstone mesmo.

Abraços pessoal