quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

O que você esta fazendo ai ?: Luiz Pereira Bueno na March

Pois é, o grande Peroba também já deu suas voltas na March.

O fato ocorreu no 1º "fim de semana"(prova realizada numa 5ª feira) de GP de F1 em Interlagos. Engana-se quem pensa que o fato se sucedeu em 73.

O ano foi o de 72, quando Interlagos fazia sua prova de "admissão" na F1. Nessa época era comum ocorrer uma prova extra-campeonato antes da corrida ser oficialmente integrada ao calendário oficial.

A corrida aconteceu no dia 30 de Março, e o GP contaria, inicialmente com 14 inscritos, mas a Surtees de Andrea de Adamich e Reine Wisell não se classificaram (não tenho ideia do porque). A prova contou apenas com 12 carros, sendo que, quatro Marchs participaram, dois da equipe oficial, com Peterson e Pescarolo e dois da equipe Hollywood, com Bueno e Pace. A equipe Hollywood correu com o antigo chassi 711, enquanto Ronnie e Henri corriam com os novíssimos 721.

Na quarta, pouco antes do treino oficial (talvez possa ser depois, não afirmo com certeza), um fato mercante aconteceu!

Luiz Perereira Bueno, partiu com sua March para dar 4 voltas no anel externo de Interlagos. Seria a 1ª vez que um carro de F1 percorria esse "oval", e como era de se esperar, Bueno quebra o recorde do traçado. Recorde este, que se perdura até hoje (talvez para sempre).
Carlos Coutinho:
(...) Houve um momento em que tudo parou para que o Luisinho Pereira Bueno desse uma volta pelo anel externo com seu March 711 alugado pela Equipe Hollywood. Ele passou pelo retão voando baixo, fez a curva 3 numa velocidade enorme, deu uma tiradinha de pé na junção, e bateu o recorde do anel externo. (...)
Nos treinos, Emerson domina com sua Lotus, coloca 2 segundos de frente para Carlos Reutemann e Ronnie Peterson. Confira os tempos:

1 2m32.4 1 Emerson Fittipaldi Lotus-Cosworth 72D
2 2m34.4 8 Carlos Reutemann Brabham-Cosworth BT34
3 2m34.6 10 Ronnie Peterson March-Cosworth 721
4 2m36.3 9 Wilson Fittipaldi Brabham-Cosworth BT33
5 2m37.7 2 Dave Walker Lotus-Cosworth 72D
6 2m37.8 3 Jean-Pierre Beltoise BRM P160
7 2m39.4 14 Carlos Pace March-Cosworth 711
8 2m40.0 12 Henri Pescarolo March-Cosworth 721
9 2m41.0 4 Peter Gethin BRM P160 2m41.0
10 2m41.6 11 Luiz Pereira Bueno March-Cosworth 711
11 2m46.4 5 Helmut Marko BRM P160
12 2m51.5 6 Alex Soler Roig BRM P153
-- ---------- 7 Andrea de Adamich Surtees-Cosworth TS9
-- ---------- 15 Reine Wisell Surtees-Cosworth TS9

Na corrida, Fittipaldi liderava fácil, até que, à 6 voltas do fim, Emerson rasga a reta gesticulando muito, e, na volta seguinte, roda, na mesma, com a suspensão quebrada. A vitória cai no colo do 'hermano' Carlos Reutemann com sua Brabham. Bueno ganharia 1 ponto se a prova contasse para o campeonato. Ele chegou em 6º, à 3 voltas do líder

1 Carlos Reutemann Brabham-Cosworth BT34 1:37:16
2 Ronnie Peterson March-Cosworth 721 à 1m27.0
3 Wilson Fittipaldi Brabham-Cosworth BT33 à 1 volta
4 Helmut Marko BRM P160 à 2 voltas
5 Dave Walker Lotus-Cosworth 72 à 2 voltas
6 Luiz Pereira Bueno March-Cosworth 711 à 3 voltas

Volta mais rápida: Emerson Fittipaldi (Lotus-Cosworth 72), 2:35.2

Não completaram a prova:
Emerson Fittipaldi Lotus-Cosworth 72 à 5 voltas
Alex Soler Roig BRM P153 à 26 voltas
Carlos Pace March-Cosworth 711 à 36 voltas
Henri Pescarolo March-Cosworth 721 à 37 voltas
Peter Gethin BRM P160à 2 voltas à 2 voltas
Jean-Pierre Beltoise BRM P160 Não largou

Luiz Bueno só voltaria a fazer mais uma prova de F1 na vida, foi ali mesmo em Interlagos, no ano seguinte, só que agora, pela equipe Surtees.

Mais sobre a carreira de Luiz Pereira Bueno aqui


Bueno se preparando para quebrar o recorde do anel externo de Interlagos.
[Crédito da foto: Danilo Gaidarji no Blig do Gomes]


Bueno bateu o recorde que perdura até hoje.
[Crédito da foto: Rogério P.D.Luz]


"Com o March 711 Luisinho bateu o recorde do anel externo"


Na corrida, 'Peroba' completa a prova numa honrrosa 6ª posição
[Crédito da foto: Rogério P.D.Luz]

8 comentários:

Fernando Ringel disse...

Dizem que o Luis Pereira Bueno ´eo maior injustiçado entre os brasileiros na F1.
Não que ele fosse um Emrson Fittipaldi, mas os mais velhos dizem que ele era muuuuuuuuuuuito rápido

Cristiano disse...

Rianov, no site statsf1, consta que os dois pilotos da Surtees não se classificaram por "automóvel indisponible".

Arthur disse...

Melhor que Raul Boesel,Ricardo Rosset e Tarso Marques ele devia ser.

Também tinha dado uma olhada no statsf1 e é isso mesmo que tá falando"automóvel indisponible".O que será isso?

Gustavo disse...

Alguma idéia de qual foi o recorde registrado para o Anel Externo e a respectiva média de velocidade?

Felipão disse...

Uau...

Também queria saber, assim como o Gustavo..

Ron Groo disse...

Estou com o Felipão na ansiedade de saber.
E cara.. eu nem fazia idéia que o Peroba ja tinha sentado a bunda num F1. E por esta época os March eram carros de respeito né?

Rianov Albinov disse...

Pois é galera, estou com vocês. Não tenho a mínima ideia de que tempo foi. Talvez o Pandini tenha.
Depois eu pergunto a ele!

Abraços

walter disse...

Tenho uma foto do Luizinho nessa tentativa de bater (e bateu!) o recorde do anel externo, que não está no estoque do Rianov.
Nem o March nem o Surtees com que Luiznho andou eram competitivos. Eram o terceiro carro de equipes ruins, ou seja, o fim da feira.
Não sei se ele foi injustiçado não: foi para a Europa, junto com Emrson, Wilsinho, Pace, Giu, Rossi e outros menos lembrados. Não venceu, não emplacou e se deu bem no Brasil, numa carreira parecida talvez com a do Ingo: carros errados na F1 e carros certíssimos no automobilismo brasileiro.