Muita gente vinha me pedindo para fazer um post sobre capacetes, pois bem, hoje chegou o dia!
Mostrarei hoje um tipo de capacete que foi 'modinha' no inicio da década de 80, trata-se do modelo Simpson Bandit, imortalizado pelo saudoso Elio de Angelis. Em minha singela opinião, este tipo de capacete foi, e continua sendo, o mais bonito de todos os tempos.
A fabricante deste tipo de capacete é a Simpson Performance Products, que, inicialmente começou fabricando para-quedas para dragsters na década de 60. Bill Simpson foi um dos pioneiros na segurança automobilística. Hoje sua empresa é fabricante de capacetes, balaclavas, macacões, luvas e Hans Device's.
Dentre seus pilotos mais notórios que usaram este tipo de casco, se encontravam: Emerson Fittipaldi, James Hunt, Mario Andretti e claro, Elio de Angelis.
Acompanhe alguns pilotos que usaram este tipo de capacete.
E você, lembra de mais algum piloto não incluso na lista abaixo?
Já imaginou Stefan Bellof ou Thierry Boutsen usando este tipo de capacete? Ia ser o máximo!
29 comentários:
Muito bom!
Parece uma corrida de Power Rangers...
Lindo post!
Lembro do Jacky Ickx com um capacete bem invocado, com cada olho separado pelo próprio capacete.
Rianov,
10!
Quem era o chefe de equipe?
Darth Vader???
Eu acho esse capacete feio prá caráleo!
Lindíssimos! Lembro-me que aquele piloto que foste buscar, o Csaba Kesjar, usava um semelhante...
Agora, mais, mais... só se for na Indy!
Daniel, Gustavo, Henry,
Valeu!!!
Anderson,
Eu acho lindíssimos!
Speeder,
Verdade, quando o Kesjár 'testou' a Zakspeed, ele usou este tipo de casco! Já estava meio ultrapassado para época, não é verdade? Pena não ter nenhuma boa foto que mostre ele de frente, com o capacete, na Zakspeed.
E sim, é verdade, na Cart tinham muuuitos pilotos usando este tipo de capacete!
Abraço a todos
O Henry foi ótimo ao lembrar do Darth Vader...
Mas também tenho a mesma dúvida do Gustavo - o capacete com os olhos separados. É um Simpson, também? Se eu não me engano, era uma das marcas registradas do Jack Ickyx, é isso mesmo?
Nada contra esses capacetes, mas prefiro os de design mais simples. Gostava muito do desenho daqueles Arai usados pelo Mansell na época da Williams. Os Bell e GPA também eram legais. Abraços.
Ia me esquecendo. Esses capacetes de hoje, principalmente na Indy com aqueles micro-aerofólios, ventosas e outros trecos, são bem feios. Esses Simpson do post do Rianov tinham personalidade. Os atuais...
em termos de capacete, acho esses capecetes meio "Jaspion demais para o meu gosto".
Aqueles em que os olhos ficam separados... putz,horrível. Se não me engano foi feito após, e por causa, do acidente do Lauda.
Em termos de design os mais bonitos para mim são aqueles meio quadrados usados pelo Fisichella e pelo Schumacher no final dos anos 90.
Além de quadrado atrás ele tinha uma bela aba embaixo do queixo. COISA LINDA!!!!
Sempre gostei muito dos Bandit, tanto que já está nos meus planos adquiri-lo como próximo capacete...
Tenho uma F1Racing gringa aqui que tem um piloto não idenficado com um...
Agora, eu não sabia que o capacete era tão antigo... pois tem um visual moderno!
Abraços!
hauhauhauha
veradade
Parece corrida de power Rangers, como disse o Daniel...
Mas não era feio não
Desculpe a sinceridade mas eu acho eles horríveis... Os mais bonitos na minha opniões são os Arai que além de lindos são seguros..
Porra!! muito animal esses capacetes, eu só me lembrava do De Angelis usando.
Esse blog é animal, ja faz meses que ele é minha pagina inicial do navegador.
Eles eram lindo!!
Davam uma idéia de agressividade muito maneira!!
Show de bola esses Simpson... outros que merecem um post são o GPA e o Jeb's, que também tinham um design muito marcante.
Quanto ao casco d eolhos separados, tem uma foto do Emerson aqui embaixo, usando um modelo desses... qual é o fabricante?
Steve Warson, o que?? Não era piloto real???
Lindos, muitos avançados para a epoca. Tenho um Bandit mas dos modernos e um Bell F1.
Bonito pacarai este capacete. Muito agressivo mesmo.
Os pilotos de drag-racing nos EUA usam tb.
Não sei pq, mas na minha adolecencia (início dos anos 80) chamavamos este capacete de "turbo".......vai explicar.
Henrique Sousa
Pra mim, os Arai são os mais bonitos, sem dúvida. E o design é praticamente o mesmo há 20 anos. O antigo Shoei X4 também era demais.
No
esses capacetes me lembram o rosto dos robozinhos do mortal kombat
rsrsrsr
1000!!!!
Valeu Pessoal!
Que bom que gostaram. Em breve farei mais especias com capacetes.
Abeaços.
show o style do Ricardo London Brigde!! um verdadeiro Reject!
ainda vou ter um capacete que nem o Essex do De Angelis... e uma CB 750 pra acompanhar
REPAREI AGORA!!
Olha só o KERS no carro do Londoño.
Aquele raio atrás do cockpit não me engana.Sistema KERS da década de 80!!!
HAHAHAHAHAHA
A história do Londoño na F1 cairia como uma luva no "Eu também já estive por lá".
Não acha Rianov?
Parabéns pelo sucesso do ótimo blog!!
Abraço.
Grande pesquisa!
Nem sabia de tantos que utilizaram esse clássico capacete!
Abraço
Boa Rianov! Tava msm afim de ver capacetes por aqui. Espero q venham mais!
Abraço
Olha o Kers aí Arthur!
EHhehehhe
Valeu pelo apoio ai pessoal!
Abraços
Esse capacete foi reprovado nos testes de capotagem e teria saido de comptição por causa disso certo?
Roberto Taborda Uruguaiana Rs
Essa do capacete ter reprovado nos teste, não sei não, o Bandit foi utilizado durante bastante tempo nas competições americanas de monolugares, bem antes e depois de ter saido da F1, tanto k este capacete é a espinha dorsal do negôcio da Simpson.
É um, senão mesmo o modelo mais reconhecido mundialmente. O capacete saiu da F1, poruqe existiu a investida de outras marcas, GPA, Bell, Arai entre outras e tambem com a saida dos pilotos americanos da F1, deixou de ter mercado, e preferiram apostar no território deles. Um Unser, Petty ou Andretti vale muito mais para os americanos que um fittipaldi, Lauda, Prost.
Postar um comentário