terça-feira, 4 de novembro de 2008

Pancadas incríveis: Derek Daly Monaco 80

Mais uma da série, temos hoje uma grande sequência de um grande acidente.

Largar em Mônaco é sempre complicado, ainda mais no inicio na década de 80. A Saint Devote quase sempre eliminava corredores já na primeira volta. Em 80 não foi diferente.

Numa premissa da chuva, uma multidão de fotógrafos se aglomeraram na Saint Devote, esperando a 'pancadaria comer solta'. Largando da pole, Pironi, de Ligier, mantêm a liderança sem dificuldades, atrás dele, também passam limpo na primeira curva as Williams, de Jones e Reutemann, a Ligier de Laffite, a Alfa de Depailler e a Brabham de Piquet. Dai para trás, confusão total.

Derek Daly que largava de 12º, foi para a 7ª posição num piscar de olhos, ele passou, literalmente, voando pelos seus adversários. Na ânsia de ganhar posições ele tentou frear muito tarde e encheu a traseira da Alfa de Giacomelli e alçou voo. Na hora da aterrissagem, Villeneuve consegue se esquivar de Daly, mas Prost, com a McLaren e Jarier, seu companheiro de equipe, sofrem com a desastrada manobra de Daly. Piquet escapou por um triz de também ser acertado por Derek. Mais atrás, querendo se desenrolar do acidente, Patrese bate sua Arrows na ATS de Lammers. Lambança total de um homem só. Bandeira amarela em todo circuito.

Voe com a Daly Air no principado Monegasco
































Vídeo da lambança de Daly

7 comentários:

Germano disse...

mandou um Spare sensacional...pq Strike foi em Spa 18 anos depois...hehehehehe

Speeder76 disse...

Senhora pancada, de facto!


Mas o mais engraçado é que a corrida nem foi interrompida ou algo parecido. Os guindastes trabalharam afincadamente para tirarem os carros danificados, sem prejudicar a corrida... e conseguiram!

Rianov disse...

Germano,
Spare... hahahahhah, verdade, Strike quem fez foi o Rosset em Spa!

Speeder,

Verdade, nem interromperam a corrida, mas naquela época, era raro se interromper um GP por causa de um acidente ou um carro quebrado no meio da pista, eles davam um jeito de empurrar o carro para um lugar que, supostamente, não atrapalhasse a corrida.

Abraços

Teddy disse...

Desculpe a intromissão Rianov, mas parece que o Jarier é quem está em sétimo com a Tyrrel nº 3. O Daly vem mais de trás com a Tyrrel nº 4. Abraços.

Teddy disse...

Falha nossa Rianov. Agora entendi que o Daly passou para sétimo literalmente " voando " sobre o resto do pessoal, inclusive o Jarier. Valeu.

Unknown disse...

Taí uma das minhas primeiras lembranças da Fórmula 1. Me lembro dos guindastes levantando as Tyrrell da pista. Eu tinha 5 anos. Valeu pela lembrança Rianov!

Anônimo disse...

Coitado do Jarrier. Sempre se ferrando por causa de algum motivo "externo".