Atwood voando com sua BRM em Nurburgring. Nem os aerofólios impediam o vôo
Bruce McLaren nos treinos de Mônaco 69
Stewart em Kyalami 69. As 3 asas renderam uma vitória para o escocês.
Estranha frente da Ferrari de Regazzoni
BRM bicuda de Jo Siffert
Merzario na Ferrari em 72. 1º carro bigorna da história?
Brabham para a Indy 500 em 72. Já sei de onde veio a inspiração da Williams
Stewart em 73 com uma estranhissima Tyrrell. Treinos para o GP de Paul Ricard
Emmo testando usa traseira ultra baixa em Nivelles 74
Gorila de skate? Brambilla na famosa March "Skateboard". Silvertone 75
Nova asa traseira da McLaren para Mass nos treinos de Monza em 76
Hunt em Jarama 77. Duplo aerofólio dianteiro
Andretti testando uma esquisita Lotus em Dijon-Prenois 79
Lauda nos primeiros testes do ano. Argentina 79
Gilles Villeneuve na controversa asa traseira da Ferrari em Long Beach 82
Marc Surer testando a Arrows em 83
Raul Boesel com a Ligier de dupla asa traseira em Mônaco 83
Famosa Tyrrell "Boomerang". Alboreto em Zeltweg 83
Pegue o bandido! Ram de 83
Senna testando Toleman com dupla asa traseira em Jacarepagua 84. Ao fundo vemos Prost repousando
Mansell com uma pouco usual asa traseira para rasgar as retas de Hockenheimring em 88
Senna testando a McLaren em Monza 90
10 comentários:
O carro esquisito que o Andretti conduz é um Lotus 80, que era uma tentativa de efeito solo que o Chapman tentou levar o mais longe possivel. Só que descobriu que era instável demais, e foi abandonado após três corridas.
Tenho uma matéria sobre ele, se quiseres ver:
http://continental-circus.blogspot.com/2007/12/bolides-memorveis-lotus-80-1979.html
Um abraço europeu, Rianov!
Interessante, sempre quis saber sobre essa evolucao na base da tentativa e erro na aerodinamica da formula 1.
Lembrei de mais alguns outros carros que talvez tambem entram neste grupo: a estranha Benneton tubarao de 91 (mesmo nao sendo o primeiro carro com esse bico, mas eu acho que os carros de 91 e 92 chamaram mais atencao do que a Lgier de 90), a Mclaren de 96 com aquela asa traseira estranha (para que servia?) e tlvz uma explicacao da Williams que vc pos a foto, o que eles queriam com aquilo?
O Lotus do Andretti é demais :)
Parabéns por este fantástico blog!!! É imprescindível vir aqui todos os dias :)
Abraço,
Miguel
Boas, post bastante interessante. Esta estória das asas, provocou alguns embaraços, mas também alguns do carros mais bonitos da F1.
Abraço:
Não faltou aí a McLaren de 1995??
essas asas duplas na traseira eram febre nos anos 80
Sempre achei que essa "asa baixa" na McLaren do Emerson era na verdade decorrente de uma quebra do suporte da mesma.
o carro branco é uma BMW e não BRM.
O walter tem razão, bem observado! Na primeira foto, é Hubert Hahne pilotando um Lola T102-BMW, no Eiffelrennen (Formula-2) de 1969 (outra foto aqui).
Attwood foi o #11 no GP da Alemanha de 1968, imagino que daí a confusão?
Sacanagem a parte do Prost com o morro do nariz lá no fundo heim UHAUHAUHAUHA ri alto.
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