Mesmo tendo dois campeões mundiais, Jochen Rindt e Niki Lauda, a Austria é berço dos pilotos mais, se é que se pode se dizer, azarados da história.
Acompanhe a história de glóirias e infelicidades desses pilotos.
Gerhard Berger
Grande piloto autríaco. Começou sua carreira pela ATS em 84, passa pela Arrows e Benetton, mas foi pela e Ferrari e McLaren que Berger mostrou todo seu talento. Foi duas vezes 3º colocado no mundial (88 e 94) de pilotos, em ambas pela equipe italiana. Encerrou sua carreira de volta a Benetton em 97, foi lá que ele obteve sua última de suas 10 vitórias.
Gerhard Berger na Benetton
Momento Trágico
Foi no GP de San Marino da Itália em 89, Berger perdeu o controle de sua arisca Ferrari e bateu violentamente contra o muro na curva Tamburello. Após o acidente sua ferrari começou a pegar fogo mas Berger, milagrosamenete, conseguiu escapar. As sequelas foram suas mãos queimadas.
Foi no GP de San Marino da Itália em 89, Berger perdeu o controle de sua arisca Ferrari e bateu violentamente contra o muro na curva Tamburello. Após o acidente sua ferrari começou a pegar fogo mas Berger, milagrosamenete, conseguiu escapar. As sequelas foram suas mãos queimadas.
Sua Ferrari em chamas logo após o acidente
Harald ErtlQuase sempre se mantendo em posições intermediárias no grid, Ertl foi um piloto mediano.
Estreou pela Hesketh em 75. Um fato curioso de Ertl, foi de, tentar e falhar na classificação para o GP de Monza em 78 usando dois carros de equipes diferentes, a Ensign e ATS.
Harald Ertl na ATS
Momento Trágico
Em 82 quando estava se preparando para correr na Renault 5 Turbo Cup, Ertl morre em um acidente aéreo na Alemanha. Ele viaja com toda sua família para sua casa de veraneio.
Em 82 quando estava se preparando para correr na Renault 5 Turbo Cup, Ertl morre em um acidente aéreo na Alemanha. Ele viaja com toda sua família para sua casa de veraneio.
Modelo de avião no qual vitimou Ertl
Helmut Marko
Obteve maior sucesso nas corridas de Le Mans, onde foi campeão junto com van Lennep no famoso Porsche 917K Martini. Na F1, correu 9 corridas com um BRM e não marcou nenhum ponto, seu melhor resultado foi um 8º lugar na corrida de Mônaco em 72.
Helmut Marko na BRM
Momento Trágico
Nas primeiras voltas do GP da França de 72, um carro que vinha a frente de Marko, levanta uma pedra com os pneus e esta vai direto no capacete de Marko. Ele fica instântaneamente cego de seu olho esquerdo. Seu futuro no automobilismo se encerra por ali.
Nas primeiras voltas do GP da França de 72, um carro que vinha a frente de Marko, levanta uma pedra com os pneus e esta vai direto no capacete de Marko. Ele fica instântaneamente cego de seu olho esquerdo. Seu futuro no automobilismo se encerra por ali.
Helmuth Koinigg
Curtíssima passagem de Koinigg pela F1. Tentou se classificar com a Brabham da Scuderia Finotto no seu GP caseiro em Österreichring 74, mas não conseguiu. No final do ano, consegue uma vaga na Surtees, mas...
Curtíssima passagem de Koinigg pela F1. Tentou se classificar com a Brabham da Scuderia Finotto no seu GP caseiro em Österreichring 74, mas não conseguiu. No final do ano, consegue uma vaga na Surtees, mas...
Jo Gartner
Piloto de futuro da Austria. Gartner começou na F1 em 84 pela equipe Osella, e já no seu primeiro GP arrebentou, correu muito bem até seu motor Alfa ir as "cucuias". Em Monza chega em quinto, mas não pontua para a equipe pois, a Osella, só tinha inscrito um carro para a temporada.
Jo Gartner na Osella
Momento Trágico
Na Madrugada das 24 horas de Le Mans de 86, o Porsche de Gartner tem problemas na Mulsanne, seu carro bate violentamenete contra o guard-rail e faz o carros ricochetear de um lado para o outro. Jo Gartner morre no local.
Na Madrugada das 24 horas de Le Mans de 86, o Porsche de Gartner tem problemas na Mulsanne, seu carro bate violentamenete contra o guard-rail e faz o carros ricochetear de um lado para o outro. Jo Gartner morre no local.
Gartner momentos antes da largada
Jochen RindtJochen foi um dos maiores pilotos de todos os tempos. Estreia em 64 com uma Brabham particular, de 65 a 68 corre pela Cooper e Brabham, mas é a partir de 69 que sua carreira deslancha, pela Lotus, consegue sua primeira vitória e termina em 4º o mundial.
Em 70, teve como companheiro de equipe o brasileiro Emerson Fittipaldi e com sensacionais atuações, é campeão com 4 vitórias no ano.
Momento Trágico
Durante os treinos do GP Monza em 70, Rindt, para ganhar maior velocidades em reta, remove seu aerofólio traseiro. Por causa disso e de problemas nos freios, nas voltas finais do treino, Rindt perde o controle de sua Lotus antes do contorno da curva Parabólica e vai de encontro as barreiras. Como sua Lotus tinha formato de cunha, seu carro entrou de baixo do guard-rail matando quem seria o único campeão postumo da F1.
Exato momento da batida de Rindt
Karl Wendlinger
Estreiou na categoria no final do ano de 91, onde já participava da equipe
sauber de protótipos e da F3000.
Em 92 pela March, consegue seus primeiros pontos na F1, em 93 se muda para a Sauber onde continua sua evolução. Em 94, Karl pontua em 2 dos 3 primeiros GP's do ano, até...
Karl Wendlinger na March
Estreiou na categoria no final do ano de 91, onde já participava da equipe
sauber de protótipos e da F3000.
Em 92 pela March, consegue seus primeiros pontos na F1, em 93 se muda para a Sauber onde continua sua evolução. Em 94, Karl pontua em 2 dos 3 primeiros GP's do ano, até...
Karl Wendlinger na March
Momento Trágico
... o GP de Mônaco. Tentando se manter firme na tábua de classificação, Karl bate violentamente no "S" da saida do túnel. Ele sofre uma grande pancada na cabeça. É levado inconsciente para o hospital, onde ficaria em coma por alguns dias. Wendlinger voltaria em 95 para a F1, mas sem o mesmo brilho.
... o GP de Mônaco. Tentando se manter firme na tábua de classificação, Karl bate violentamente no "S" da saida do túnel. Ele sofre uma grande pancada na cabeça. É levado inconsciente para o hospital, onde ficaria em coma por alguns dias. Wendlinger voltaria em 95 para a F1, mas sem o mesmo brilho.
Niki Lauda
O maior piloto austríaco de todos os tempos. Esse é o tricampeão mundial Niki Lauda.
Lauda estreou na F1 em 71 pela March. Mas é na Ferrari que Lauda começa suas glórias. Em 74 consegue suas primeiras vitórias. Em 75 é campeão com dominio absoluto do ano. Provavelmente seria campeão em 76 não fosse o gravíssimo acidente em Nurburgring, fica com o vice por 1 ponto de diferença de Hunt. Em 78 e 79 tem uma passagem pela Brabham e anuncia sua aposentadoria. Mas em 82, a convite da McLaren, Lauda vai para o time inglês, e é lá que ele consegue o tão sonhado tri. Vence o campeonato de 84 por meio ponto. Se aposenta definitivamente da F1 em 85.
O maior piloto austríaco de todos os tempos. Esse é o tricampeão mundial Niki Lauda.
Lauda estreou na F1 em 71 pela March. Mas é na Ferrari que Lauda começa suas glórias. Em 74 consegue suas primeiras vitórias. Em 75 é campeão com dominio absoluto do ano. Provavelmente seria campeão em 76 não fosse o gravíssimo acidente em Nurburgring, fica com o vice por 1 ponto de diferença de Hunt. Em 78 e 79 tem uma passagem pela Brabham e anuncia sua aposentadoria. Mas em 82, a convite da McLaren, Lauda vai para o time inglês, e é lá que ele consegue o tão sonhado tri. Vence o campeonato de 84 por meio ponto. Se aposenta definitivamente da F1 em 85.
Lauda na McLaren
Momento Trágico
Durante a segunda volta do GP da Alemanha em Nurburgring em 76, a suspensão de sua Ferrari quebra, fazendo com que seu carro bata violentamente no muro e começe a pegar fogo. Preso nas ferragens, os assistentes de pista tem dificuldades de tirar Lauda das chamas. Ele sai com graves queimaduras pelo corpo e chega a receber a extrema unção no hospital.
Durante a segunda volta do GP da Alemanha em Nurburgring em 76, a suspensão de sua Ferrari quebra, fazendo com que seu carro bata violentamente no muro e começe a pegar fogo. Preso nas ferragens, os assistentes de pista tem dificuldades de tirar Lauda das chamas. Ele sai com graves queimaduras pelo corpo e chega a receber a extrema unção no hospital.
Desespero dos fiscais e de Brett Lunger para tirar Lauda do carro
Roland Ratzenberger
Outro piloto autríaco com uma curtíssima carreira na F1. Ratzenberger estreou pela Simtek em 94. Com uma verdadeira cadeira elétrica nas mãos, Roland só conseguiu classificação para um GP, o do Pacifico. Fez somente esta corrida na carreira.
Simtek e seu fraquissimo chassi, a vulnerabilidade causou sua morteOutro piloto autríaco com uma curtíssima carreira na F1. Ratzenberger estreou pela Simtek em 94. Com uma verdadeira cadeira elétrica nas mãos, Roland só conseguiu classificação para um GP, o do Pacifico. Fez somente esta corrida na carreira.
9 comentários:
Faltou o único austríaco a não se dar mal (relativamente) na F1...
Alexander Würz
Até pensei em colocar o Wurz, pois ele estreou antes de 98 (ano parâmetro para o F1nostalgia), mas como ele não se envolveu em nada grave, preferi não colocar.
O Wurz tembém tem umas batidas com algum jeito... mas como dizes, não está no padrão da F1 Nostalgia.
Como dizes, ser austriaco é meio caminho andado para teres um acidente grave!
Ótimo Blog com histórias que vão alem do asfalto e de um periodo muito legal da F1,
Interessante as tragedias que perseguem os austricos, mas na verdade gostaria de tirar uma duvida,Mauricio Gugelmin esteve realmente perto da Williams em 1986??Li outro dia que ele era o piloto preferido de Frank para ser Test driver e assumir um dos carros em 87 ou 88??E em 1989 ele foi procurado pela Benneton para assinar contrato para 1990 mas ele não quis quebrar o contrato com a Leyton House??
Obrigado
perai o Ratzenberger nao se acidentou pq a asa traseira do seu simtek se soltou na curva villeneuve???
Rafael,
To por fora destes acasos
Robert,
Não, foi a asa dianteira que deu problema
Prezado Rianov. O Koinnig morreu no GP dos EUA de 1974, não o de 1972. Foi na corrida do bi-campeonato do Fittipaldi. No final ninguém deu muita bola pra tragédia do austríaco. Até o Dennis Hulme, que se despedia da F1 naquele GP, encheu a cara de birita... Outros tempos.
Só completando. Helmut Koinigg perdeu o controle do carro ( freios ou pneu estourado )na decida antes da entrada da curva 7 de Watkins Glen, também conhecida como " Toe of the Boot ", ou " Dedo da Bota ", por fazer parte do complexo do maior circuito possível da pista novaiorquina, chamado justamente de bota ( the boot ). Estranho é que essa curva é de média para baixa velocidade, só que é precedida por uma reta curta mas de grande velocidade final. Dizem que nos treinos daquela corrida, Regazzoni e talvez Jack Ickx tinham batido no mesmo local, até com mais velocidade que o austríaco. Questionaram então que os guard-rails poderiam ter sido abalados pelos impactos anteriores. Outro dado curioso é que o Surtees do austríaco atravessou três fileiras de cerca de proteção ( que deveriam segurar mais ainda a velocidade ), antes de destruir e as duas lâminas inferiores do guard rail de três,ivadindo-o por baixo como se percebe claramente na foto. Muito estranho todo o ocorrido.
Amigo, se não estou enganado, o Alexander Wurz, sofreu dos mais espetaculares acidentes da F1, quando sua Benetton "explodiu" quando abastecia, formando um COGUMELO DE BOMBA ATÔMICA em seguida.
acho que merecia uma citação sim.
abraços
MR. INFORROCK
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