quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O que você esta fazendo ai ?: Phil Hill na Ferrari

Sem especificar o ano, essa seria um cena corriqueira, pois Phil Hill foi campeão mundial com uma Ferrari em 61, mas ai tem um porem, o ano era 76!
No maior estilo Moss na Brabham, mostrarei a vocês este incrível teste feito com Phil Hill a convite de uma revista americana da época.
A pista era Riverside nos Estados Unidos, terra de Hill, e o carro era a Ferrari 312B3 que Niki Lauda usou em 74 e inicio de 75. Hill, que já não entrava em um F1 já fazia 10 anos, ficou simplesmente assombrado como carro: "o carro tem o dobro de potência que eu estava esperando", afirmou Hill.
Rasgando elogios a essa Ferrari, ele adorou as "asas" do carro e ficou assustado como elas funcionam bem, ressaltou os freios e fez uma comparação: "Na minha época você tinha que reduzir as marchas para frear, neste aqui, você só faz isso se quiser". Phil adorou "brincar" com essa Ferrari, falou que é muito fácil fazer o contra-esterço neste carro e como ele é estável e rápido nas curvas. Hill também estranhou o tamanho do volante, muito pequeno se comparado ao de sua Ferrari campeã em 61, mas gostou da refrigeração do carro e de ter suas pernas frescas, já que, quando corria de Ferrai, o motor era dianteiro e as esquentava muito.
No fim do ano, Hill teve outra oportunidade de testar a Ferrari, desta vez, ele testou a nova 312T2 nos treinos do GP Leste dos EUA em Watikins Glen.
Como a F1 evolui rápido, num "curto" espaço de 10 anos, a tecnologia salta de forma assustadora, e surpreende até os melhores pilotos, como Phill Hill.



De volta para o futuro! Hill guiando novamente uma Ferrari



Hill ficou abismado com a tecnologia que a 312 tinha



Brincando com 500 cavalos no haras da Ferrari



No melhor estilo Moss, ele pilota a Ferrari com seu antigo capacete



Dando umas voltas em Watikins Glen nos treinos para o GP de 76. Em um GP oficial, Hill pilota com um capacete moderno

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante. Assim como Moss ele usou o capacete antigo. Entre os pilotos da velha guarda, como os dois supra-citados, havia uma grande implicancia com quem quisesse usar capacetes resistentes, a grande maioria dos pilotos da década de 50 usavam apenas uma "touca" de couro, eles diziam entre eles que capacetes resistentes eram coisa de Mariquinha. Será que Hill e Moss usaram o antigo capacete por questões de tradição, ou foi uma provocação aos pilotos contemporaneos? Sei lá... de repente eu to viajando.

Abraço,

Sidinei Gadelha