Neste, irei falar sobre aqueles pilotos que fizeram aparições esporádicas na F1. Começarei por Jean-Louis Schlesser.
Em 81, Schlesser foi campeão da F3 Europeia e se mudou para a F2 em 82 com esperanças de fazer um bom campeonato. Ledo engano, sequer marca pontos em toda temporada e mesmo vindo de um mal ano, faz sua estreia num F1 pilotando uma RAM na última edição da ROC em 83. Numa corrida anêmica com apenas 11 carros chega em 6º.
Durante a temporada de 83 da F1, a fraca equipe RAM, que vinha de 2 classificações seguidas para GP's (algo sobrenatural não acham?), convoca um segundo piloto para correr ao lado de Salazar no GP de Paul Ricard na França, mas nem o chileno e nem o francês conseguem classificação.
Sem dinheiro para bancar um segundo piloto durante a temporada, Schlesser fica sem equipe durante o ano.
A partir de 84, Schlesser faz esporádicos testes pela Williams, mas quando Mansell fica fora de dois GP's de 88, Schlesser é chamado para substitui-lo em Monza. seria sua grande chance de mostrar serviço pois que mais quereria um piloto de 40 anos (Schlesser faria aniversário 1 dia depois do GP).
Largando lá de trás, Jean vinha se mantendo firme na corrida, mas quando iria ser ultrapassado pelo líder da prova, Ayrton Senna, a 2 voltas do final, o inesperado acontece. Os carros da Williams e da McLaren se enroscam e deixam livre o caminho da vitória para a Ferrari ganhar seu único GP do ano (e também foi o único que a McLaren não venceu).
Depois do fato, Schlesser começou a se dedicar aos ralis, em específico o Dakar, e, mesmo com mais de 40, faz alguns testes na F1, como na Larrouse em 89 e na Sauber em 92, mas deixa a categoria e se dedica exclusivamente aos ralis, onde começa o desenvolvimento de seu carro próprio de competição e obtém infinitamente maior sucesso.
P.s. Convoco Germano Caldeira do Blog 4x4 a para prestar maiores esclarecimentos sobre a carreira de Schlesser pós F1. Agradecido.
"Bão...houve mais coisas aí...depois de entrar em um acordo com a RAM, onde a equipe entrava com o pé, e ele com o traseiro, Schlesser foi tentar a sorte no turismo e nos protótipos, sendo campeão francês de Turismo em 1985 pela TWR e correu no WSC pela TWR também, após isso ele foi acolhido pela Sauber-Mercedes (Não essa...a equipe de protótipos) onde ganhou a Supercopa alemã (substituta do DRM com carros Gr.C) em 1988, no mesmo ano rolou aquela batida que fez a fama dele. Depois ele levou a taça de campeão de protótipos em 1989 e 1990 com Mauro Baldi.
Em 1989 também começou a dar seus bordejos no Paris Dakar, em 1992 ele começou a construir os próprios carros, e ganhou a alcunha de "Raposa do Deserto" e conta com 5 títulos mundiais de Cross-Country (1998-2002)".
Primeira corrida de Schlesser num F1. Chega em sexto mas não marca ponto pois a corrida não é oficial
Na Williams em 85 testando novos freios para o carro
Em 88 tem sua maior chance na carreira, pilota uma Williams no GP da Itália, mas ...
... se enrosca com Senna nas últimas voltas e dá a vitória para a Ferrari
Seu último teste na F1. Pilota a Sauber na pouco usada pista de Lurcy-Levis
Schlesser no Dakar em 93, já pilotando seu próprio Buggy.
Video do acidente entre Schlesser e Senna
2 comentários:
Silviço pronto patrão
Ola Rianov tudo bem ??? Este GP da Italia em Monza de 1988 eu me lembro: Tinha acabado a energia elétrica em toda rua e eu e meu vizinho, que gostavamos muito da F-1, estávamos ouvindo o GP pelo rádio de pilha e simulando a corrida com nossos carrinhos de F-1. Era a maior alegria, o carrinho do Senna na frente, quando o inesperável acontece: O Schlesser bate no Senna !!! Nós desanimamos nossa corrida de carrinhos na hora e ficamos nos olhando por minutos sem acreditar até que foi anunciada a vitória do Berguer. Bons tempos. Parabéns pelo blog e aproveite e de uma olhadinha no meu que estou montando: www.f1gp4douglets.blogspot.com.br
Abraços, Douglas
eletro.douglas@bol.com.br
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