Quando falamos em supremacia nas pistas de F1, sempre vem o nome da Williams no inicio da década de 90. Com muito dinheiro a ser gasto, otima equipe técnica e excelentes pilotos, a Williams dominou a F1 em 92 e 93, e esperava-se muito para 94.
No final de 93, a Williams vinha com um super componente para incrementar ainda mais sua FW15c, um cambio CVT, transmissão continuadamente variável.
O primeiro teste ocorreu em 20 de Setembro de 93, com Alain Menu ao volante. Nesta época, o cambio CVT estava certo de proibicão em 94, mas a Williams insistia nos testes para ver se a FIA voltava atrás. Não voltou.
Outro piloto que andou testando a Williams CVT foi David Coulthard, que na época era piloto de testes da equipe.
Com este super carros, a Williams de Senna seria imbatível para a Benetton de Schumacher em 94.
Só que a FIA cortou as "asas" da Williams, e ainda foi mais fundo, eliminando todas as ajudas eletrônicas dos carros como o ABS e o controle de tração. Sem estes aparatos tecnológicos, a Williams voltou a ser um carro deste planeta.
Hoje essa Williams repousa em um museu em Eindhoven na Holanda
O suíço Alain Menu no primeiro teste da Williams FW15c CVT em Silverstone
Williams repousa no museu DAF em Eindhoven
David Coulthard testando a Williams CVT
Quer saber mais sobre o cambio CVT? Assista esses vídeos, é altamente recomendado
Transmissão CVT -O Desafio do Atrito -Parte 1 de 5
Transmissão CVT -O Desafio do Atrito -Parte 2 de 5
Transmissão CVT -O Desafio do Atrito -Parte 3 de 5
Transmissão CVT -O Desafio do Atrito -Parte 4 de 5
Transmissão CVT -O Desafio do Atrito -Parte 5 de 5
Transmissão CVT -O Desafio do Atrito -Parte 2 de 5
Transmissão CVT -O Desafio do Atrito -Parte 3 de 5
Transmissão CVT -O Desafio do Atrito -Parte 4 de 5
Transmissão CVT -O Desafio do Atrito -Parte 5 de 5
3 comentários:
Imagina ai, se esse carro fosse disputaar o campeonato em? Ai não tinha pra ninguém, além dos proprios pilotos da Williams. Lamentavel hoje em dia a equipe fazer carros tão ruins rsrs, mas espero que ela volte aos seus dias de gloria.
COM ESSE SUPER CARRO E COM SENNA NO COKPIT A WILLIAMS SERIA EMBATIVEL, QUE PENA QUE NÃO PODEMOS VÊ!
COM ESSE SUPER CARRO E COM SENNA NO COKPIT A WILLIAMS SERIA EMBATIVEL, QUE PENA!
Postar um comentário