terça-feira, 22 de julho de 2008

Fora de Série: Trofeo Indoor Formula 1 88

Hoje começarei uma série especial de corridas de F1 fora de série. São as corridas extra campeonato.
Famosas na década de 70 com as International Trophy e as Race of Champions, as corridas extra campeonato sempre foram um caso a parte.
A Trofeo Indoor Formula 1 é um misto entre essas corridas da década de 70 com as atuais corridas dos campeões que acontecem em estádios.
Esta competição começou em Dezembro de 88 em Bolonha, Itália. Era um circuito que mixava uma parte indoor, dentro do estádio, e outra parte outdoor, de rua.
A competição era dois a dois e num estilo mata-mata. Quem ganhava ia avançando.
Neste ano de estreia, temos uma raridade, a participação da equipe First, equipe esta que nunca participou de um GP de F1. Ela era pilotada por Gabriele Tarquini.
Confira a lista de pilotos:
Garbriele Tarquini - First 189 Judd
Nicola Larini - Osella FA1L turbo
Pierluigi Martini - Minardi M188 Ford
Luis Perez Sala - Minardi M188 Ford
Fabrizio Barbazza - EuroBrun Er188 Ford
Alex Caffi - BMS Dallara F1 88A Ford

Desbancando todos os italianos, o espanhol Luiz Perez Sala se sagrou campeão batendo Alex Caffi na final.



Circuito de Bolonha, palco das oito edições



Mesmo usando sua Osella sem limitações no turbo, Larini saiu fora logo na 1ª rodada



Depois de correr bem nos EUA, Fabricio Barbazza foi o piloto da EuroBrun na competição. Pneus de chuva!?!? Tambem "rodou" na 1ª rodada



Essa foi única corrida da
First. Com Gabriele Tarquini no volante, a First queria estrear na F1 em 89, porem a licença da FIA foi negada por causa de defeitos estruturais graves no chassi. Tambem ficou de fora no inicio da competição.



Alex Caffi de Dallara foi para a Final depois de tirar Larini e Martini da disputa



As
Minardi se deram muito bem na competição, auxiliadas pelos pneus Pirelli, quase fizeram uma dobradinha na final.


Desbancando todos os italianos em sua própria casa, o espanhol Sala foi o campeão do Trofeo Indoor F1 de 88

5 comentários:

Pablo Lima Dias disse...

Maneiríssimo!

Speeder76 disse...

O chassis da FIRST, que foi classificado por muitos como um "perigo ambulante" foi usado em 1990 para ser criada uma nova equipa, a Life, com motor próprio, desenhado pelo Carlo Chiti (o mesmo que fez os Alfa Romeo Turbo...)


Claro, é escusado dizer que foi desastre atrás de desastre...

Jonny'O disse...

Putz ,sensacional !!

Lembro das antigas Auto Sprint que davam cobertura desses eventos ,na epoca não dava muita bola para elas .

Essa foi do fundo do baú Albinov!

Germano disse...

Rianov...vc é meu herói...huhahahahaha

tava procurando essa foto da FIRST tem tempos...

Rianov disse...

Aguardem as edições seguintes, tem até Brasil no todo mais alto do podium

Abraços