terça-feira, 1 de abril de 2008

Projetos não concretados: Ligier na Indy

Admito que conheço muito pouco sobre esta história, por isso vou pedir ajuda aos meus "brothers" blogeiros. Pelo que sei, este carro foi feito em 84, era praticamente uma adaptação do modelo de 83 da F1, os pilotos eram Kevin Cogan [foto] e Mike Chandler, o carro conseguiu uma classificação para Long Beach em 84, mas dizem as más línguas que o carro largava pedaços por todos os lugares, ate em reta era instável, na corrida, quebrou em 3 voltas. Tentaram uma classificação para as 500 milhas de Indianápolis mas não conseguiram. No aguardo de mais informações...

Fernando Ringel
http://www.velocidademaximatotal.blogspot.com/

Fernando me mandou um Recado em Inglês, vou tentar resumir a parte importante.
Com a ajuda de Mike Curb, dono do museu abaixo e Executivo e Promotor da MGM music, Guy Ligier tentou esta investida na Cart, pois não estava nada satisfeito com seus pilotos na F1 (de Cesaris e Hesnault). Cogan foi para o GP Long Beach e Chandler foi para o GP de Phoenix, onde não conseguiu classificar o carro, já em Indianápolis o carro era extremamente lento, virava em 184 mph enquanto os outros viravam na casa das 200 mph.

Rodrigo Mattar
http://sacovaziodegatos.blogspot.com/

"Camarada Rianov, você está certo. Este é o Ligier JS21 de 1983, que com algumas adaptações foi levado aos EUA para correr na CART com a equipe CURB/Dubonnet e rebatizado como Ligier LC-02. O carro era tão ruim que foi substituído rapidamente pelo convencional Eagle/Pontiac, na segunda etapa em Phoenix. O motor do Ligier era desse fabricante, também."



Kevin Coogan a bordo da Ligier na Cart.



Mecânicos tentando ajeitar a "super problemática" Ligier.



Hoje a Ligier repousa em um museu americano...



... ao lado de suas várias "irmãnzinhas".

4 comentários:

Rodrigo Mattar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Mattar disse...

Camarada Rianov, você está certo. Este é o Ligier JS21 de 1983, que com algumas adaptações foi levado aos EUA para correr na CART com a equipe CURB/Dubonnet e rebatizado como Ligier LC-02. O carro era tão ruim que foi substituído rapidamente pelo convencional Eagle/Pontiac, na segunda etapa em Phoenix. O motor do Ligier era o Cosworth V-8 Turbo Indy. Na prova de Long Beach, Cogan largou em 21º e deu só 3 voltas.

Speeder76 disse...

Bom, não tenho muito mais a crescentar a aquilo que o meu camarada Mattar falou. Mas posso aconselhar-te ao Pandini (www.pandinigp.blogspot.com), que ele normalmente arranja fotos de coisas que não lembram nem ao Menino Jesus...


Um Abraço Europeu!
Speeder

Jonny'O disse...

A ultima foto é muito interessante.

Aquele carro na cor uva é um Eagle de 1986 ,outro fracasso ,uma pena porque o Eagle de 85 até que andou bem com o Sneva e Ed Pimm.

Os anos 80 foi muito rico em historias de chassi na Cart ,principalmente na primeira metade da decada.

Depois a March e Lola dominaram totalmente ,até a Penske andou apanhando com seus PC-12,PC-15 e PC-17.

Quanto a Ligier ,vamos falar a verdade ,esse JS 21 já estava bem ultrapassado ,ainda era em duraluminio e a base do projeto ainda é do JS19 de 82,tiraram o V12 Matra e as laterais com efeito solo e enfiaram um cosworth para 83 e o batizaram de JS21 ,e ainda tentaram a Indy com ele ,vixe!