domingo, 23 de março de 2008

País da F1: Pilotos Japoneses

Na a seção País da F1 de hoje, falaremos alguns mitos da F1 antiga, os pilotos japoneses, este que quase sempre eram interpretados como barbeiros, e que não sabem dirigir. Com isso pessoas viraram mitos, a exemplo pode-se dizer Taki Inoue e Ukyo Katayama. Acompanhe a saga destes 6 Japoneses que viraram o mundo da F1 de cabeças para o ar.

Aguri Suzuki

Começou na F1 em seu GP natal, em Suzuka, substituindo Yannick Dalmas pela Larrousse, em 89 muda-se para a Zakspeed e consegue a incrivel façanha de não conseguir classificar, em nenhum GP, seu carro no Grid, foram 16 provas amargurando uma desqualificação atrás da outra. Em 90 se muda de volta a Larrousse, fica lá ate 91, e é ai que consegue seus melhores resultados, inclusive um pódiun no Japão em 90. Depois se muda para a Footwork, onde consegue resultados medianos. Em 94, faz um GP pela Jordan, substituindo Irvine, e em 95 faz algumas provas pela Ligier.


Aguri Suzuki na Larrousse


Satoru Nakajima

Foi companheiro de dois dos maiores pilotos da história da F1 brasileira: Senna e Piquet. Em 87 faz seu "debut" pela Lotus, onde faz boas atuações como companheiro de Senna, pontuando em algumas provas, se sustenta na Lotus até 89, já como companheiro de Piquet, sempre mantendo este ritmo em 90 e 91 se muda para a Tyrrell, onde não faz nada de esplendoroso e encerra sua carreira na F1 ali mesmo.


Satoru Nakajima na Lotus


Shinji Nakano

É da turma dos mais "novos" da F1, corre apenas 2 temporadas, a 1ª em 97 pela Prost, onde pontua em duas corridas, e a outra em 98 pela Minardi, onde amarga nenhum ponto pela fraca equipe. Depois ainda tenta uma carreira pela Cart, onde amargura resultados igualmente ruins.


Shinji Nakano na Prost


Tora Takagi

Da mesma "laia" de Nakano, inicia sua carreira em 98 pela Tyrrell, não consegue absolutamente nada, em 99 se muda para a Arrows, time novo, ambiente novo e resultados regularmente iguais e ruins, depois, segue para a Cart e IRL. Sua única atuação um pouco melhor no cenário mundial foi a 5ª colocação nas 500 milhas de Indianápolis em 03.


Tora Takagi na Tyrrell


Taki Inoue

Um mito dos "rejects" da F1, proporcionou cenas antológicas como em Monaco em 95 foi abalroado pela carro madrinha logo apos a sessão de treinos, já no GP da Hungria foi atropelado por um carro de assistência assim que seu Footwork deu problemas. De resto, na pista não conseguiu nada, só boas risadas dos telespectadores.


Taki Inoue na Footwork


Ukyo Katayama

Correu onde quase todos japoneses correram, Larrousse, Tyrrell e Minardi. Iniciou sua carreira em 92 pela Larrousse, onde amargura pessimos resulatdos, ao não ser no GP do Canada, onde vinha em 5º ate o seu motor Lamborghini ir pelos ares. De 93 a 96 corre pela Tyrrell, em 94 ele consegue "boas" atuações, chegando a pontuar em 3 corridas no ano, marcando 5 pontos no total. Em 97 se muda para a Minardi, onde novamente não marca pontos e se aposenta na F1.



Ukyo Katayama na Tyrrell

2 comentários:

Davide disse...

Last picture, Katayama drives for the Minardi, not Tyrrell

Bernardo disse...

Esqueceu de mencionar que o Katayama liderou o GP da Alemanha de 1994. E tinha um pódio quase certo antes de quebrar