Bobby Rahal
Fez somente 2 corridas na F1, foi em 78 pela equipe Wolf, Rahal correu os ultimos dois GP's do ano, o dos EUA e o do Canadá, mas onde fez carreira e sucesso foi no automobilismo americano, em especial a F-Indy, onde foi 3 vezes campeão da categoria e ainda ganhou uma vez as 500 milhas de Indianápolis.
Bobby Rahal na Wolf
Dan Gurney
Dan Gurney na McLaren
Danny Sullivan
Competiu uma temporada na Formula 1, a de 83, foi piloto da Tyrrell onde que, sua melhor atuação foi no GP de Mônaco, numa honrrosa 5ª posição, Sullivan participou de diversas corridas das 500 milhas de Indianápolis, onde foi premiado com o famoso leite dos vencedores 1 vez em 85, fora disso, não fez nada de mais.
Danny Sullivan na Tyrrell
Eddie Cheever
Bom piloto americano que vem se mantendo na ativa em competições de ponta por um longo tempo. Estreiou na F1 78 pela Theodore onde fez duas corridas e foi transferido para a Hesketh, onde fez apenas 1 GP, passeou pela Tyrrell, Ligier, Renault, Benetton, Arrows entre outros, sempre foi um piloto mediano, tendo suas melhores atuações pelas equipes Ligier e Renault. Depois da F1, passou pela Indy, IRL e indo parar na GP masters, sem contar as inumerar 500 milhas de Indianápolis que participou, inclusive vencendo a edição de 98
Bom piloto americano que vem se mantendo na ativa em competições de ponta por um longo tempo. Estreiou na F1 78 pela Theodore onde fez duas corridas e foi transferido para a Hesketh, onde fez apenas 1 GP, passeou pela Tyrrell, Ligier, Renault, Benetton, Arrows entre outros, sempre foi um piloto mediano, tendo suas melhores atuações pelas equipes Ligier e Renault. Depois da F1, passou pela Indy, IRL e indo parar na GP masters, sem contar as inumerar 500 milhas de Indianápolis que participou, inclusive vencendo a edição de 98
Eddie Cheever na Ligier
Mario Andretti
Provavelmente o maior piloto americano da história, fez um fraco começo na Lotus em 68 e 69, onde foi rodando por March, Ferrari e Parnelli até chegar de novo na Lotus, ai sim, começava seu show, com excelente carro na mão , Andretti conseguiu 10 vitórias em 2 temporadas o que lhe rendeu 1 Título mundial em 78, a partir daí começou sua decadência na F1, depois de sair da Lotus em 80, ele vai para a Alfa Romeo, faz uma corrida pela Williams e encerra sua carreira de volta a Ferrari. Nos EUA, foi Tri-campeão das 500 milhas de Indianápolis.
Mario Andretti na Lotus
Mark Donohue
Promissor piloto americano, começa a carreira no GP do Canadá de 71, onde fantasticamente consegue um pódio em sua corrida de estreia, terceiro lugar para ele. Em 72 ele não corre na F1, mas vai para os EUA para ganhar as 500 milhas de Indianápolis naquele ano, em 74 e 75 ele retorna para a Penske, No GP da Austria de 75, Donohue encerrou a carreira em um acidente que lhe tiraria a vida. A Penske ainda duraria mais 1 ano, com John Watson no comando do carro.
Promissor piloto americano, começa a carreira no GP do Canadá de 71, onde fantasticamente consegue um pódio em sua corrida de estreia, terceiro lugar para ele. Em 72 ele não corre na F1, mas vai para os EUA para ganhar as 500 milhas de Indianápolis naquele ano, em 74 e 75 ele retorna para a Penske, No GP da Austria de 75, Donohue encerrou a carreira em um acidente que lhe tiraria a vida. A Penske ainda duraria mais 1 ano, com John Watson no comando do carro.
Mark Donohue na Penske
Michael Andretti
Com um sobrenome famoso por tras, Michael Andretti chega a Formula com fama de vencedor, tinha sido campeão da Indy em 91, so que não consegue nada na McLaren, a não ser fiascos atras de fisacos. Andretti competiu a temporada de 1993 pela McLaren, onde foi companheiro de Senna, seu melhor resultado foi um pódio na Itália. Depois da temporada ele volta para as corridas americanas.
Michael Andretti na McLaren
Peter Revson
Peter começou sua carreira em uma equipe própria, mas logo foi contratado McLaren, equipe pela qual já corria nos EUA, fez ótimas corridas em 72 e 73, conseguindo vários pódios, dentre elas 2 vitórias. Em 74 se transefere para Shadow, onde na terceira prova do campeonato ele sofre um acidente em virtude de uma quebra de suspenção e vem a falecer.
Peter revson na McLaren
Phil Hill
Excelente piloto americano, disputa o posto de melhor com Mario Andretti. Hill começa sua história na F1 pela equipe de Jo Bonnier, onde disputa apenas 1 GP antes de se transferir para a Ferrari. Ja na equipe de Maranello, ele começa discretamente, mas vai melhorando prova a prova, ate que chega o ano de 61, Hill destroça os adversários com 2 vitórias, 5 pódiuns em 6 corridas e se torna o campeão mundial. Depois Hill se transfere para equipes menores e se apaga um pouco na F1. Em Le mans ele é Tri-campeão.
Phil Hill na Ferrari
Richie Ginther
Faz o seu "debut" em 60 pela Ferrari, onde pontua em todas as provas que disputa pelo time Italiano, chagando ate a ficar em 2º em Monza, em 61, outra penca de bons resultados, consegue 3 pódiuns e um 5º lugar na classificação geral. De 62 a 64 ele pilota uma BRM, em uma boa "tocada" consegue o 3º lugar no geral em 63, em 65 ele se muda para a japonesa Honda em busca da tão almejada vitória, e ela vem com uma dobradinha americana no México. A partir dai a estrela de Ginther se apaga e ele sai da F1 em 67.
Faz o seu "debut" em 60 pela Ferrari, onde pontua em todas as provas que disputa pelo time Italiano, chagando ate a ficar em 2º em Monza, em 61, outra penca de bons resultados, consegue 3 pódiuns e um 5º lugar na classificação geral. De 62 a 64 ele pilota uma BRM, em uma boa "tocada" consegue o 3º lugar no geral em 63, em 65 ele se muda para a japonesa Honda em busca da tão almejada vitória, e ela vem com uma dobradinha americana no México. A partir dai a estrela de Ginther se apaga e ele sai da F1 em 67.
Richie Ginther na Honda
7 comentários:
Gostei destas "curtinhas" sobre os pilotos americanos.
No entanto tenho um reparo a fazer: O Donohue correu na Penske em 75 e morreu na Austria, mas a equipa continuou mais um ano, com john Watson ao volante, tendo até ganho o GP da austrai em 1976. Só depois eles se vão embora da Formula 1, e entregam os chassis à equipa que depois se tornaria na ATS.
Está faltando o Scott Speed que correu à pouco tempo na fórmula 1.
Speeder_76,
Obrigado pelo reparo, já concertei minha gafe, grato pelo prestígio.
Fábio,
Não quis colacr o Speed por que ele correu a pouco tempo na F1, e este Blog é para os mais antigos na categoria, grato pela compreensão
excelente post,mas acho que Mario Andretti foi o melhor americano a corre rpela F1.O Phil Hill só foi campeão por causa do acidente do Wolfgang Von Trips,que por pouco não foi campeão póstumo...
Abraços
A informação sobre Mario Andretti está errada. Ele foi tetra-campeão em Indy Cars(65, 66, 69 e 84) e só venceu uma vez as 500 milhas de Indianápolis (1969).
Também venceu as 500 milhas de Daytona em Stock Cars.
Que eu saiba, o Mario Andretti apenas ganhou as 500 Milhas de Indianapolis uma vez. Acho que foi em 68 ou 69.
Abs,
Diego
o dan gurney foi o primeiro piloto a usar o capacete fechado
Postar um comentário