quarta-feira, 13 de julho de 2016

Fulvio Maria Ballabio na Tecno

Ah, vai, mandei bem no Photoshop!

Vocês me surpreendem. E me surpreendem para o bem! Marcio Cordeiro, no Facebook, e Carlos Bragatto, aqui nos comentários (com Renato Breder na cola), acertaram.

A foto, editada por mim para parecer tão antiga quanto o carro, teve dois "erros" que entregaram o jogo: o capacete atual e a câmera tipo ‘Go Pro’ ali atrás, no aerofólio.

Mas Rianov, quem é então? Nada mais, nada menos, que ele:

Grande Mickey Mouse fazendo presença no capacete de Fulvio Maria Ballabio

Fulvio Maria Ballabio, herdeiro da Editora Mondadori, detentora dos direitos de publicação das revista Walt Disney na Itália, também andou no evento de Giancarlo Minardi, mês passado, em Ímola. O Historic Minardi Day foi incrível e você pode constatar isso aqui neste vídeo.

O carro que Ballabio andou foi o Tecno PA 123 que Derek Bell e Nanni Galli pilotaram na temporada de 1972 (Chris Amon também andou na versão evoluída deste carro no ano seguinte). Esse carro é comumente visto em corridas de carros históricos.

O mesmo Tecno PA 123 andando no principado de Mônaco
 
Quem acompanha o blog há tempos já viu pingar por aqui a história do F.M Ballabio. Certa vez mandei alguns e-mails para ele e obtive resposta! O mote central da conversa era seus testes - esses sim reais - com a Spirit em 1984. O primeiro deles, inclusive, se deu no Rio de Janeiro, onde ele e o nosso bicampeão, Emerson Fittipaldi, andaram juntos. Esse seria o último teste da carreira de "Rato" na Fórmula 1.

Ballabio levava o Pateta no Motor e o Mickey no bico da Spirit Hart em Jacarepaguá

Senti um pouco de ódio no coraçãozinho de Ballabio, onde ele culpava a federação italiana por não ter conseguido sua Super Licença e, em consequência, a vaga como titular da equipe. Segundo ele, a "sua Itália" preteriu Mauro Baldi.

"A CSAI (Commissione Sportiva Automobilistica Italiana) me negou o pedido de entrada da Super Licença. Essa foi uma jogada em virtude de favores políticos, promovendo Mauro Baldi", disse Ballabio.

"No GP Brasil de 84, Baldi fez tempo de classificação pior que o de Emerson e na corrida, seus tempos eram parecidos com o meu. E olha que o carro já estava muito mais evoluído do que no inicio do ano", completou Fulvio Maria.

Ballabio ficou com a 21ª  (1min40s25) e penúltima no teste do Rio. Emerson foi o 17º (1min37s20)

Calor carioca obrigava o cansado Hart a respirar sem cobertura para não ferver. Aqui, com Fittipaldi no volante

7 comentários:

marcio jose disse...

Bacana a história do Ballabio, que de alguma forma fez parte das ultimas voltas de Emerson com um carro de F1 profissionalmente.

Marcelonso disse...

Rianov,

Sensacional a história...não fazia a minima ideia do "porque" do Mickey Mouse no carro da Hart;


abs

Marcelonso disse...

* Spirit-hart

Rianov disse...

@marcio_jose último teste do emerson e um dos primeiros do senna... única vez que eles estavam juntos na pista...

Rianov disse...

@marcelonso acho muito bom essa "pintura", que na verdade só tinha adesivos do Mickey, Pateta, Panasonic, STP, Momo e Pirelli... e que por sinal eram ótimos patrocínios... poderia voar bem se tivesse um motor mais forte e o Emerson acertassem

Anônimo disse...

Ahá!

Já pensou que o "Rato" seria patrocinado pelo Camundongo?


um abraço,
Renato Breder


PS: no post 'Quarteto Fantástico" eu comentei e depois repeti o comentário... não apareceu nada meu por lá. Fui pro "spam"?

Rianov disse...

@renato Hahqhah muito bom! Sobre o comentário do outro post, quando ele acontece depois de 5 dias, vai automaticamente para a moderação/spam... já aprovei ambos ;)

Abraços!