sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Aleatórias [3]





















 - Espero, nos comentários, todos os detalhes de cada foto!

6 comentários:

Anônimo disse...

Espetacular rianov!!

Eduardo Casola Filho disse...

Que viagem no tempo...

Anônimo disse...

Tio Rianov, é MUITO "dever de casa"!
Acho que a resposta vai em 3 partes...

"Bora V"!!

----- PARTE 1 -----

** FOTO 1 **
Keijo "Keke" Rosberg e toda a equipe Williams nos boxes do Autídromo Dino Ferrari, em Ímola, em 1985. Uma "apresentação tardia" - afinal essa foi a 2a etapa - do carro da Williams, o FW10.

Rosberg começou mal essa temporada: 3 abandonos nos 3 primeiras GPs.


** FOTO 2 **
Com o sucesso da Benetton na Formula 1, outra empresa do ramo da moda tentou participar do circo. Em 1987, John McDonald (ex-dono da equipe RAM na F1), junto com a Middlebridge (um consórcio japonês) e com o capital da ‘Trussardi Jeans’ (que era uma das patrocinadoras da Arrows naquele ano), montaram uma equipe e quase conseguiram entrar na Formula 1. Foram impedidos pela FIA, porque o carro, o ‘Trussardi B186 Megatron’, nada mais era que um chassis Benetton B186 com uma pintura diferente. No lugar das “United Colors of Benetton” apareciam apenas o preto e o branco.


** FOTO 3 **
Mario Andretti com a Lotus 79, "despintada" dos dizeres 'John Player Special', no pit lane de Brands Hatch.

Na corrida, Andretti foi para os boces na volta 24 com um pneu furado. Trocou o pneu voltou à disputa mas parou com problemas no motor na volta 28. Mesmo para os padrões daquela época, tem gente demais no pit lane para ser foto da corrida, além do que o equipamento para a troca do pneu estaria ainda visível...


** FOTO 4 **
1991.
Uma Lambo 291/292 pilotada pelo belga Eric Van de Poele surgindo no horizonte... pelo que dá para ver da paisagem, em Spa-Francorchamps. Se for, o belga estpa em casa... Mas, parece também com fotos tiradas em Ímola...

Apesar da forte ligação com a Lamborghini, não era uma equipe oficial de fábrica. Chamava-se 'Modena Lambo'. Era uma... cliente especial... Imagino que, se tivesse dado certo, talvez (TALVEZ!) a Lamborghini teria se envolvido mais na F1. Teria sido a primeira equipe com um Touro como símbolo na F1?


** FOTO 5 **
1991. Circuit de Catalunya.
Ayrton Senna (McLaren MP4/6) seguido de perto por Jean Alesi (Ferrari F1-91/2) e mais atrás Michele Alboreto (Footwork FA12C), Michael Schumacher (Benetton B191) - colado no inglês - e Nelson Piquet (Benetton B191).

Alboreto é retardatário para os outros 4 pilotos. A foto é da volta 21, 22, 23 ou até 24.
Apenas a partir da volta 21 é que tal sequencia se formou e na volta 24 Alboreto abandonou o GP.


** FOTO 6 **
Ukyo Katayama indo para o acostamento (ou para a grama?) com sua Tyrrell 020C Yamaha... em 1993.

A partir do GP da Grã-Bretanha, a faixa branca da pintura se estendeu até a frente do cockpit. Logo a foto é de até o GP da França. Com os detalhes em 'azul-e-branco' ao lado da pista, ou é Donington Park ou Catalunya... Como não está chuvoso, parece o sol catalão...



em seguida, a parte 2...

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

----- PARTE 2 -----

...continuando...


** FOTO 7 **
Inconfundível foto do retão de Monza... Triste registro!

Os carros da foto estão chegando ao grid de largada após a volta de apresentação.

A primeira fila era formada por Mario Andretti (Lotus 79, o pole) e Gilles Villeneuve (Ferrari 312T3); a segunda fila por Jean-Pierre Jabouille (Renault RS01) e Niki Lauda (Brabham BT46); e a terceira por Ronnie Peterson (Lotus 78) e Alan Jones (Williams FW06).

Na foto aparecem Villeneuve, Andretti, Lauda, Jabouille, Peterson e Jones.

Andretti vinha com a Lotus 79 e Peterson com a 78, que era o carro reserva. A Lotus 79 do sueco foi destruída no warm-up, mais cedo no domingo, e ele teve de largar com o carro "velho".

E nessa largada ocorreu o acidente que acabou com as pernas do sueco. No dia seguinte ele acabou morrendo por complicações decorrentes de uma cirurgia em suas pernas (embolia).


** FOTO 8 **
O então futuro campeão, Keke Rosberg em sua Williams FW07C nas ruas de Long Beach, em 1982.

Saído da Fittipaldi, sem ter marcado sequer um ponto em 1981, o finlandês surpreendeu o mundo com seu desempenho, que culminou no título daquele ano. Em seu primeiro GP pela nova equipe, África do Sul, foi 5o lugar. E nos dois seguintes - Brasil e Long Beach - foi o 2o colocado. Acabou desclassificado no Brasil.

Esse foi o último GP do modelo FW07C... pelo menos pela equipe Williams. No GP seguinte, houve o boicote das equipes da FOCA. E no GP da Bélgica, a Williams estreou o FW08.


** FOTO 9 **
No pit lane de Silverstone, em 1983, Patrick Tambey com a curiosa Ferrari 126C3.

Resta saber se algum teste extra-etapa ou se no fim de semana do Grande Prêmio da Grã-Bretanha... as arquibancadas estão vazias... pode ser na sexta-feira do GP.

Sendo o "fim de semana oficial", é a estréia oficial do modelo de Maranello. Tambay terminou esse GP em 3o... boa estréia!


** FOTO 10 **
Falando em estréia... a estréia da revelação francesa do final dos anos 80: Jean Alesi

Ainda piloto da F3000, na equipe de Eddie Jordan (terminou como campeão), Alesi foi contratado por Ken Tyrrell para substituir um descontente - e despedido - Michele Alboreto.

A estréia se deu em Paul Ricard, no Grande Prêmio da França de 1989 (aquele mesmo do acidente espetacular de Mauricio Gugelmim). E Alesi terminou num belíssimo 4o lugar... boa estréia!
"Allons enfant d'la patrie..."


** FOTO 11 **
Olha o pit lane de Silverstone aí de novo! Dessa vez, em 1977, com os míticos Tyrrell P34, um "hexaciclo"...

Ken Tyrrell, o patrão, dando atenção especial ao sueco Ronnie Peterson e Patrick Depailler sendo atendido por engenheiros/mecânicos da equipe.

A qualidade da foto é baixa, mas parece que há gente nas arquibancadas... seria o treino de qualificação na sexta-feira?


** FOTO 12 **
O sujeito que melhor soube fechar contratos na F1... Gerhard Berger (há dúvidas se foi ele ou David Coulthard).

Foram duas passagens pela Ferrari: 1987-1989 e 1993-1995. A foto parece ser da segunda passagem...



em seguida a parte 3,

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

----- PARTE 3 -----

...continuando...

** FOTO 13 **
1997. Heinz-Harald Frentzen batendo um papo com Frank Williams.

Reza a lenda...
Frentzen teria sido piloto da Williams antes desse ano, mas (segundo matéria da Autosport, se não me engano) ele teria pedido a Frank um ano (ou foram dois) para que seu contrato com a Sauber terminasse e não fosse necessária uma quebra do mesmo. O alemão não queria causar "transtornos" à equipe suiça, por quem ele havia pilotado no Mundial de Sportscars e entrado no mundinho restrito da F1. Frank aceitou o pedido e assegurou um lugar para Frentzen.

Com a chegada de Jacques Villeneuve, e Damon Hill se tornando campeão (encerrando um ciclo?), Frank dispensou o britânico e cumpriu a promessa contratando Frentzen, que por sua vez disse a "célebre frase": "I'll repay Frank's faith on me..."

Bom, ele saiu devendo...

(OBS: se a história não é exatamente assim, ficou até legal, né?)


** FOTO 14 **
Não sei quem é/foi Daniele Amaduzzi... mas "patrocinou" a gloriosa Minardi!

O ano é 1990... pneus Pirelli e... Morbidelli.

O piloto é o Gianni Morbidelli. Segundo Christian Fittipaldi, o companheiro de equipe mais veloz que ele teve.

O local ou é Suzuka ou é Adelaide - desde que seja um final de semana de GP - e o carro é a Minardi M190 Ford Cosworth. Morbidelli substituiu Paolo Barilla.


** FOTO 15 **
Kart??? Xiiiiiiii...
Pelo capacete parece ser o Jenson Button... ou algum fã do piloto com um capacete réplica!
Se for Jenson, então é final dos anos 90... Button foi campeão Europeu em 1997...


** FOTO 16 **
A McLaren MP4-11 de 1996, em Mônaco... com um "colarinho" no cockpit, novidade regulamentar da temporada. O piloto é David Coulthard, #8, recém saído da Williams, onde deu lugar a Jacques Villeneuve.

Não dá pra ver o capaccete direito.... mas na corrida do GP de Mônaco o escocês utilizou um capacete reserva de Michael Schimacher.

Os pilotos começaram a corrida com pneus para pista molhada e terminaram com pneus para pista seca... na foto parecem pneus "biscoito"...

Olivier Panis de Ligier venceu - 1a e única vitória do piloto e última da Ligier - e Coulthard terminou em 2o, com Johnny Herbert em 3o.


** FOTO 17 **
Eddie Jordan (de peruca) e Nigel Mansell (de boné).

Final de 1996. Entrevista coletiva da equipe Jordan após os treinos de dezembro no 'Circuit de Catalunya'. Mansell testou a Jordan 196 em Barcelona mas apenas isso... a foto do painel atrás deles é exatamente do tal teste...

Houve um 'zum-zum-zum' sobre a possível contratação do Leão para a temporada 1997. Talvez esse tenha sido o anúncio definitivo que Mansell não pilotaria para a equipe, tornando-se apenas um "consultor". Para o ano seguinte, saíram Rubens Barrichello e Martin Brundle e entraram Ralf Schumacher e Giancarlo Fisichella.


** FOTO 18 **
1992, pit lane do Autódromo Fernanda Pires da Silva, em Estoril, Portugal.

Johnny Herbert dando uma carona em sua Lotus 107 Ford Cosworth ao companheiro de equipe Mika Häkkinen. Certamente em dia de treinos... olha a arquibancada vazia!


** FOTO 19 **
1996. Ricardo Rosset, em sua Footwork FA17 Hart, dando uma escapada na Variante Ascari, em Monza, abandoinando assim o GP. O problema doi a suspensão dianteira direita.


** FOTO 20 **
Suzuka, 1992.
Ayrton Senna de McLaren MP4-7A Honda #1, ultrapassando Christian Fittipaldi de Minardi M192 Lamborghini #23, certo?

Bom, em sendo foto da corrida, na verdade é Christian quem está ultrapassando o Ayrton...
O motor Honda da McLaren só aguentou até a terceira volta, ao passo que o Lamborghini da Minardi levou Christian ao 6o lugar ao final da corrida.


UFA! Acho que é SÓ isso....

um abraço,
Renato Breder

Rianov disse...

@renatomitobreder... estava esperando seu comentário. e veio irretocável, como sempre. excelente em todos os quesitos. sabe tudo!