quarta-feira, 7 de outubro de 2015

GP da Itália de 86, a corrida sem primeira fila

Volta de apresentação confusa culminou com o grid sem a primeira fila

Como bem dito pelo amigo Julio Cezar Kronbauer e confirmado pelo também camarada Ituano Voador, o Grande Prêmio da Itália de 1986 foi marcado por lambança na volta de apresentação, orquestrada pela McLaren e pela Benetton, que culminou em uma largada estranha.

Depois de terem feito a primeira fila da corrida no treino classificatório, Teo Fabi, o pole pela segunda vez consecutiva, de Benetton, e Alain Prost, com a McLaren, tiveram problemas. Fabi teve contratempos na volta de apresentação e Prost, que já viu problemas antes mesmo de sair com seu carro para a ‘parade lap’, teve que subir no carro reserva e se encaminhar para os boxes antes da largada.

Resultado? Uma largada sem a primeira fila, com Fabi em último e Prost saindo dos boxes. Melhor para Mansell e Berger, que não tiveram adversários em sua trajetória até a primeira chicane.

Prost, com seu carro reserva, como se vê nas imagens, abandonou a corrida na volta 27 após problemas de motor. Todavia, os comissários da FISA, depois de se reunirem por uma hora e meia depois da prova, decidiram por desclassificar o francês do GP. Fabi durou mais na corrida, mas não mais do que 44 voltas. Sofreu um furo de pneu e rodou, abandonando também.

A vitória ficou para Nelson Piquet e Nigel Mansell completou a dobradinha da Williams. Stefan Johansson foi o terceiro, Rosberg o quarto, Berger o quinto, e como disse no post de ontem, Alan Jones fechou a zona de pontuação.

2 comentários:

Marcelonso disse...

Rianov,

É muito bom ver o blog na ativa novamente. E como sempre nos remetendo aos aureos tempos do esporte a motor.


Bem vindo de volta!


abs

Rianov disse...

@Marcelonso... Muito obrigado! Conto com sua presença diária!

Abraços!