sexta-feira, 13 de julho de 2012

Canadá, 1980

Bela confusão na largada

2 comentários:

Anônimo disse...

Primeira Largada do GP do Canadá de 1980.

A largada era na 'Reta do Cassino', próximo ao 'Hairpin' do circuito. E o local da foto é onde hoje fica o 'Muro dos Campeões'?

Lá ao fundo uma Tyrrell, pelo aerofólio com a inscrição 'Candy' voando (Derek Daly ou Jean-Pierre Jarier), 'trombando' com a Lotus de Mario Andretti.
A confusão foi generalizada. Nelson Piquet e Alan Jones, largando da primeira fila, não cederam na primeira curva após a largada e, depois de se tocarem, causaram um acidente 'múltiplo'...
Jean-Pierre Jarier (Tyrrell 010), Derek Daly (Tyrrell 010), Emerson Fittipaldi (Fittipaldi F8), Keke Rosberg (Fittipaldi F8), Mario Andretti (Lotus 81), Gilles Villeneuve (Ferrari 312T5) e Jochen Mass (Arrows A3) se envolveram na confusão.
A corrida foi interrompida e reiniciada. Daly e Mike Thackwell não relargaram.
Thackwell fazia sua estréia na F1 (uma vez que não se qualificara ao GP da Holanda); ele correria numa terceira Tyrrell (com o #43), que após a confusão da largada foi passada às mãos de Jarier.
Outro acidente grave foi o de Jean-Pierre Jabouille (Renault RE20), que praticamente encerrou sua carreira de F1. Depois disso, só mais 3 GPs, sendo que o primeiro deles foi apenas em maio do ano seguinte, em Ímola.


um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

Lembram quando as cameras mostravam os carros de lado nessa reta antes do esse onde hoje é a largada? Mostrava a velocidade e o som dos motores de cano cheio, o esse era mais aberto, eles reduziam uma marcha e entravam rasgando a reta. A imagem era demais.