terça-feira, 21 de junho de 2011

Siga o mestre [2]

1981
Gilles Villeneuve, Scuderia Ferrari SpA SEFAC
Ferrari 126CK, Ferrari 1.5 V6T, Michelin
XXVII Gran Premio Talbot de España, Jarama, Madri - Espanha

(Clique para ampliar)


- No “kartódromo” de Jarama, há exatos 30 anos, Gilles Villeneuve conquistava a vitória mais épica de sua carreira. Pilotando a potente, mas caquética Ferrari 126CK, conseguiu segurar o ímpeto de quatro pilotos para vencer de forma brilhante o Grande Prêmio da Espanha de 1981. Seria a última conquista do piloto que marcou uma geração.

Veja a história completa aqui!

3 comentários:

Luiz Carlos disse...

E dizem que a formula 1 atual é "emocionante". Em uma época em que não existiam Kers, DRS, Controle de estabilidade, Câbio Automático e 1000 botões para o piloto apertar e as estratégias meticulosas das equipes é que o talento, o arrojo e a coragem dos pilotos aparecia e prevalecia. Gilles, junto com Prost, Mansel, Piquet (Por que não?), Reuteman, sem falar em tantos outros, constituiram uma geração de pilotos de verdade. Hoje, Vettel e Cia nada mais são do que pilotos comandados via bluetooh ou coisa parecida.

Eduardo Casola Filho disse...

A única coisa que é a mesma coisa de 30 anos pra cá, é que as pistas espanholas seguem muito difíceis para ultrapassar

Anônimo disse...

E, se em 1981 houvesse o tal do DRS, dificilmente Gilles Villeneuve teria vencido aquele GP...

Gilles usou o fato do circuito ser travado - circuito 'Mickey Mouse' - aliado à velocidade/aceleração em reta de sua Ferrari para segurar uma carreata atras de si... além disso teve que controlar um carro que havia 'mastigado demais' os pneus Michelin... e, claro, contou com um pouco de sorte também, quando Alan Jones cometeu um erro de principiante e rodou, dando-lhe a liderança de presente.

A diferança entre Gilles Villeneuve, o vencedor do GP, e Elio de Angelis o quinto colocado foi de apenas 1,24 segundos!!

Salut Gilles!!

um abraço,
Renato Breder