1979
Niki Lauda, Parmalat Racing Team
Brabham BT48, Alfa Romeo 3.0 V12, Goodyear
VIII Grande Prêmio do Brasil, Interlagos, São Paulo - Brasil
(Clique para ampliar)
Niki Lauda, Parmalat Racing Team
Brabham BT48, Alfa Romeo 3.0 V12, Goodyear
VIII Grande Prêmio do Brasil, Interlagos, São Paulo - Brasil
(Clique para ampliar)
- Como era pequeno esse motorzinho de geladeira da Alfa, não?
10 comentários:
"Pequeno", "frugal" e "muito eficaz"...
isso é na clasificação, pneu sujo
Distribuiçao de peso facil de ser resolvido!!!bota um fordinho Aehh!!!
Alfa Romeo insistindo em V12 em uma época na qual já se discutia muito sobre o tamanho dos motores, o centro de gravidade e, acima de tudo, o efeito solo.
O fracasso estava logo ali, colocado atrás do piloto.
Tu podias aproveitar a fase Brabham/Lauda e mostrar aquele modelo que tinha um exaustor na traseira.
Complementando o que o Verde citou acima, nesse mesmo ano, 1979, os motores TURBO da Renault começaram a mostrar serviço...
Se o Lauda estivesse sentado de costas (ou de frente para o motor), daria até pra pensar que era uma foto de um Dragster!
um abraço
Renato Breder
Tudo pelo melhor efeito-solo possível. V12 alto e estreito, liberando espaço no fundo do carro para os dutos conduzidos pelas asas invertidas, isoladas pelas minissaias móveis que deslizavam pela pista e vedavam o sistema. Ironia que a Ferrari manteve o Boxer 12 cilindros baixo e espaçoso, mas com centro de gravidade baixíssimo, fez um " arremendo " de carro-asa sem em momento algum desfrutar da total potencialidade do efeito-solo, e mesmo assim ganhou o campeonato.
Não vou fazer nenhuma tese sobre efeito solo e motor e tal, mas deixar a minha soma para as "línguas-de-sogra" plásticas que encontrei na foto. 12, na minha contagem.
A maior merda que o Bernioe fez na vida foi pegar o Alfa em 1976. Se continuasse o desenvolvimento do modelo com Cosworth, era título na certa pro Lole e/ou Pace. Aquele Brabham era muito bom. Acabou que teve que começar de onde parou em 1980, com o Piquet...
^^^ Bernie
Postar um comentário