quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Overdose de Simtek: o início

1994
David Brabham, MTV Simtek Ford
Simtek S941, Ford HB 3.5 V8, Goodyear
XXIII Grande Prêmio do Brasil, Autódromo José Carlos Pace, São Paulo - Brasil




&
Roland Ratzenberger, MTV Simtek Ford
Simtek S941, Ford HB 3.5 V8, Goodyear
XXIII Grande Prêmio do Brasil, Autódromo José Carlos Pace, São Paulo - Brasil

(Clique para ampliar)













- Sem estrutura alguma! A última foto mostra bem o nível que o time se encontrava. Sequer mesa para posicionar seus monitores a Simtek possuía. E ainda por cima de tudo, sendo 'zicado' pelo Zé do Caixão... Ao menos patrocínio para a comida eles tinham, não é mesmo? (vide asa traseira)

A equipe desembarcou em terras tupiniquins para fazer sua estreia. A concorrente direta era a Pacific com sua dupla de franceses, pois assim como a Simtek, debutava na categoria.

Os dois pilotos não classificados para a corrida vieram exatamente das duas: Ratzenberger da Simtek e Belmondo da Pacific – que sequer marcou tempo.

Na corrida, David Brabham fez o esperado, se livrou dos acidentes, não forçou muito o carro e trouxe o menino são e salvo para os boxes. 12ª posição para ele, cruzando a 4 voltas do 1º colocado.

Agora é partir para o Japão – e levar, claro, algumas mesas para posicionar seus monitores...

7 comentários:

Ron Groo disse...

Belas fotos, bela lembrança da MTV patrocinando automobilismo, bons tempos... Mas esta foto com o Zé do Caixão é premonitória... Credo.

Roberto Taborda disse...

esse carro, se não me engano, é a sequencia de projeto do grande .... Andrea moda de 1992!!! Se era lento naquela epoca, imagina 2 anos e mudanças de regulamento depois...

Sergio Milani disse...

Para um projeto que começou em 90 como um protótipo para a BMW e depois virou a Andrea Moda e ainda com o Ford V8 Série V...

Arthur disse...

Belas fotos!

Esses posts estão ótimos!

Hugo Becker disse...

Essa história de evolução da Andrea Moda é real? Nunca ouvi falar... o que sei é da participação do Nick Wirth encabeçando o projeto. Hoje ele lidera o projeto da Virgin. Como se vê, o cara não é muito bem sucedido nessas coisas...

E a foto com o Zé do Caixão eu já conhecia, mas é realmente sinistra.

Abraço!

Nikolas Spagnol disse...

O Nick Wirth e a Simtek (que antes de ser uma equipe de F1, só projetava carros) haviam projetado um carro de F1 para a BMW em 1990, que acabou desistindo da ideia, então a Andrea Moda comprou o projeto 2 anos depois, e os resultados todos sabemos. O nome do carro era S921.

Quando a Simtek apareceu como equipe de F1, o carro era o S941, que tinha algumas semelhanças visuais com o antigo Andrea Moda mas era um projeto totalmente novo.

Inclusive a proposta original da Simtek era usar a suspensão ativa (!), só que como ela foi banida após 93, tiveram que adaptar o carro, que acabou ficando com muitos quilos acima do peso mínimo.

Rianov Albinov disse...

Perfeito Nikolas, é isso mesmo que você falou.

Ta certinho ;)