1994
David Brabham, MTV Simtek Ford
Simtek S941, Ford HB 3.5 V8, Goodyear
LVI Großer Mobil 1 Preis von Deutschland, Hockenheimring, Hockenheim - Alemanha
(Clique para ampliar)
&
1994
Jean-Marc Gounon, MTV Simtek Ford
Simtek S941, Ford HB 3.5 V8, Goodyear
LVI Großer Mobil 1 Preis von Deutschland, Hockenheimring, Hockenheim - Alemanha
David Brabham, MTV Simtek Ford
Simtek S941, Ford HB 3.5 V8, Goodyear
LVI Großer Mobil 1 Preis von Deutschland, Hockenheimring, Hockenheim - Alemanha
(Clique para ampliar)
&
1994
Jean-Marc Gounon, MTV Simtek Ford
Simtek S941, Ford HB 3.5 V8, Goodyear
LVI Großer Mobil 1 Preis von Deutschland, Hockenheimring, Hockenheim - Alemanha
- Não que David Brabham seja um magnífico piloto, mas com o tempo em que ele já pilotava este carro – desde 93 – era para ter maior vantagem sobre Gounon. O francesinho sempre se intrometia na sua vida e era, até com certa constância, mais rápido que o australiano.
Mas em Hockenheim, ao menos ele tinha uma desculpa para andar mais lento que Gounon. No intervalo entre os GP’s da Grã-Bretanha e da Alemanha, testou novos acessórios aerodinâmicos em Silverstone, porém, um problema nos freios fez com que ele saísse da pista e batesse contra a proteção de pneus. A Simtek trabalhou rápido no chassi, todavia não podemos dizer que ele estava 100% como o de Gounon.
E é uma pena, não tenho foto dessa sessão de testes da Simtek.
Sobre a corrida, ambos se arrastaram até quase o final. Brabham foi o 1º a abandonar – problema na embreagem – e logo após foi a vez de Gounon – motor.
Mas o interessante desta corrida é observar os 10ºs colocados. Deem uma olhada:
1º 28 - Gerhard Berger, Ferrari
2º 26 - Olivier Panis, Ligier
3º 25 - Éric Bernard, Ligier
4º 9 - Christian Fittipaldi, Footwork
5º 10 - Gianni Morbidelli, Footwork
6º 20 - Érik Comas, Larrousse
7º 19 - Olivier Beretta, Larrousse
8º 0 - Damon Hill, Williams
ret 32 - Jean-Marc Gounon, Simtek
ret 31 - David Brabham, Simtek
12 comentários:
Bem vindo na Simtek é meio tenso né? kkkk interessante o resultado dessa corrida rsrs, até quebrando eles ficaram entre os 10.
Rianov,
números, mais números e números demais!! (desculpe-me!!)
Fazendo a "clássica" comparação entre David Brabham e Jean-Marc Gounon em treinos qualificatórios, Brabham venceu fácil por 6 x 1.
O melhor resultado da Simtek, em qualificações, foi o do GP da Bélgica (aquele mesmo da primeira pole de Rubens Barrichello). E foi onde ocorreu a maior diferença entre os tempos dos 2 pilotos...
Nos 7 GPs em que Brabham e Gounon estiveram juntos, os resultados foram:
* FRA - pole: D. Hill, 1'16.282
24o - Brabham - 1'19.771
26o - Gounon - 1'21.829 +2.058
Gounon 2.058 segundos mais lento...
* GBR - pole: D. Hill, 1'24.960
25o - Brabham - 1'30.690
26o - Gounon - 1'30.722 +0.032
Gounon por um 'pentelésimo'...
* ALE - pole: G. Berger, 1'43.582
25o - Brabham - 1'48.070
26o - Gounon - 1'49.204 +1.134
* HUN - pole: M. Schumacher, 1'18.258
23o - Brabham - 1'22.614
26o - Gounon - 1'24.191 +1.577
* BEL - pole: R. Barrichello, 2'21.163
21o - Brabham - 2'27.212
25o - Gounon - 2'31.755 +4.543
maior diferença entre eles...
* ITA - pole: J. Alesi, 1'23.844
26o - Brabham - 1'28.353
25o - Gounon - 1'28.619 +0.266
* POR - pole: G. Berger, 1'20.608
24o - Brabham - 1'24.514
25o - Gounon - 1'25.649 +1.135
um abraço
Renato Breder
PS: FRA=França, GBR=Grã-Bretanha, ALE=Alemanha, HUN=Hungria, BEL=Bélgica, ITA=Itália e POR=Portugal
Nossa, o Comas merecia um post...
Se é na F1 atual até teriam pontuado. Claro que teriam que entrar com recurso pois não foram qualificados. Mas mesmo assim levaram bem o carro naquela confusa corrida que teve uma bela panca na largada e o incêndio do Verstappen devido à bomba irregular da Benetton.
Pois é Renato, mas nos treinos livres de sexta (onde não podemos tirar parâmetro) Gounon era sistematicamnete mais rápido que Brabham.
Rianov,
não tenho as informações dos treinos das sextas-feiras... mas eles valiam para alguma coisa (além, é claro de acertar o 'setup' do carro)? Já não valiam mais [os resultados] para a qualificação ao GP, não é?
um abraço
Renato Breder
PS: essa série tá bem legal! Parabéns!
Isso mesmo, Renato. Os treinos de sexta já eram livres e não interferiam na qualificação.
Abração e obrigado, seus comentários são sempre pertinentes.
;)
Ótima esta série sobre a Simtek. Aliás o blog é ótimo.
Mas me permita uma correção: apenas em 1996 os treinos de sexta feira passaram a não valer para a formação do grid. Até 1995 os treinos livres eram o da manhã de sexta e o da manhã de sábado. Na sexta a tarde e no sabado a tarde os tempos valiam para a clasificação. Inclusive a pole de Barrichello na Bélgica foi conquistada com o tempo de sexta feira. Basta lembrar que no sábado choveu e ninguém melhorou o tempo e Rubéns ficou com a pole com o tempo de sexta feira.
Ps: seria legal se vc, após o termino desta série desse inicio a outra com a Pacific, que também deburou em 1994.
abraços
Rodrigo
Pacific era uma boa mesmo.
As equipes nanicas de 93,94,95,96,97 eram as minhas favoritas.
Depois da Minardi,é claro.
Interessante que a Simtek foi evoluindo lentamente em 1994: no começo, a disputa era com a Pacific pra ver quem ia pro grid e quem ficava de fora. Depois, foi aproveitando a decadência de Larrousse e Lotus, mas nunca classificando melhor que 21°.
Já em 1995, Verstappen assombrou o mundo andando em 5° lugar no GP da Argentina, mas pouco depois a grana acabou e a Simtek nunca mais foi vista nas pistas da F1.
Nesse GP da Alemanha, a Simtek acabou tendo uma boa dose de "publicidade negativa".
Próximo ao final da corrida, o Damon Hill estava em último lugar, tendo perdido 1 volta inteira nos pits após o acidente no início da corrida. Já as Simtek se arrastavam à frente, tentando chegar ao final mas ambas com problemas.
Em 2 voltas, o Hill diminuiu a diferença que era de mais de 20 segundos e passou Brabham e Gounon, que pouco depois abandonaram.
Claro que Gagá Bueno ficava dizendo que "parece que o Gounon tá parado, olha a diferença!" e caçoando da pequena equipe...
Resultados do Gounon x Brabham na Qualificação de Sexta-feira (os treinos da manhã eram livres, os da tarde valiam pro Grid, tanto na sexta quanto no sábado):
FRA - Brabham 7 décimos mais rápido, em 25°, Gounon em 26°.
GBR - Gounon 2 décimos mais rápido, em 25°, Brabham em 26°.
ALE - Gounon 2 décimos mais rápido, em 24°, Brabham 25°.
HUN - não achei
BEL - não achei
ITA - Gounon 9 décimos mais rápido, em 22°! Brabham foi o 24°.
POR - não achei
Quem achar aí, comenta.
Postar um comentário