quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Overdose de Simtek: GP da Alemanha de 94

1994
David Brabham, MTV Simtek Ford
Simtek S941, Ford HB 3.5 V8, Goodyear
LVI Großer Mobil 1 Preis von Deutschland, Hockenheimring, Hockenheim - Alemanha

(Clique para ampliar)



&
1994
Jean-Marc Gounon, MTV Simtek Ford
Simtek S941, Ford HB 3.5 V8, Goodyear
LVI Großer Mobil 1 Preis von Deutschland, Hockenheimring, Hockenheim - Alemanha





- Não que David Brabham seja um magnífico piloto, mas com o tempo em que ele já pilotava este carro – desde 93 – era para ter maior vantagem sobre Gounon. O francesinho sempre se intrometia na sua vida e era, até com certa constância, mais rápido que o australiano.

Mas em Hockenheim, ao menos ele tinha uma desculpa para andar mais lento que Gounon. No intervalo entre os GP’s da Grã-Bretanha e da Alemanha, testou novos acessórios aerodinâmicos em Silverstone, porém, um problema nos freios fez com que ele saísse da pista e batesse contra a proteção de pneus. A Simtek trabalhou rápido no chassi, todavia não podemos dizer que ele estava 100% como o de Gounon.

E é uma pena, não tenho foto dessa sessão de testes da Simtek.

Sobre a corrida, ambos se arrastaram até quase o final. Brabham foi o 1º a abandonar – problema na embreagem – e logo após foi a vez de Gounon – motor.

Mas o interessante desta corrida é observar os 10ºs colocados. Deem uma olhada:

1º 28 - Gerhard Berger, Ferrari
2º 26 - Olivier Panis, Ligier
3º 25 - Éric Bernard, Ligier
4º 9 - Christian Fittipaldi, Footwork
5º 10 - Gianni Morbidelli, Footwork
6º 20 - Érik Comas, Larrousse
7º 19 - Olivier Beretta, Larrousse
8º 0 - Damon Hill, Williams
ret 32 - Jean-Marc Gounon, Simtek
ret 31 - David Brabham, Simtek

12 comentários:

Daniel Machado disse...

Bem vindo na Simtek é meio tenso né? kkkk interessante o resultado dessa corrida rsrs, até quebrando eles ficaram entre os 10.

Anônimo disse...

Rianov,

números, mais números e números demais!! (desculpe-me!!)

Fazendo a "clássica" comparação entre David Brabham e Jean-Marc Gounon em treinos qualificatórios, Brabham venceu fácil por 6 x 1.

O melhor resultado da Simtek, em qualificações, foi o do GP da Bélgica (aquele mesmo da primeira pole de Rubens Barrichello). E foi onde ocorreu a maior diferença entre os tempos dos 2 pilotos...

Nos 7 GPs em que Brabham e Gounon estiveram juntos, os resultados foram:

* FRA - pole: D. Hill, 1'16.282

24o - Brabham - 1'19.771
26o - Gounon - 1'21.829 +2.058

Gounon 2.058 segundos mais lento...


* GBR - pole: D. Hill, 1'24.960

25o - Brabham - 1'30.690
26o - Gounon - 1'30.722 +0.032

Gounon por um 'pentelésimo'...


* ALE - pole: G. Berger, 1'43.582

25o - Brabham - 1'48.070
26o - Gounon - 1'49.204 +1.134


* HUN - pole: M. Schumacher, 1'18.258

23o - Brabham - 1'22.614
26o - Gounon - 1'24.191 +1.577


* BEL - pole: R. Barrichello, 2'21.163

21o - Brabham - 2'27.212
25o - Gounon - 2'31.755 +4.543

maior diferença entre eles...


* ITA - pole: J. Alesi, 1'23.844

26o - Brabham - 1'28.353
25o - Gounon - 1'28.619 +0.266


* POR - pole: G. Berger, 1'20.608

24o - Brabham - 1'24.514
25o - Gounon - 1'25.649 +1.135


um abraço
Renato Breder


PS: FRA=França, GBR=Grã-Bretanha, ALE=Alemanha, HUN=Hungria, BEL=Bélgica, ITA=Itália e POR=Portugal

Anônimo disse...

Nossa, o Comas merecia um post...

Eduardo Casola Filho disse...

Se é na F1 atual até teriam pontuado. Claro que teriam que entrar com recurso pois não foram qualificados. Mas mesmo assim levaram bem o carro naquela confusa corrida que teve uma bela panca na largada e o incêndio do Verstappen devido à bomba irregular da Benetton.

Rianov disse...

Pois é Renato, mas nos treinos livres de sexta (onde não podemos tirar parâmetro) Gounon era sistematicamnete mais rápido que Brabham.

Anônimo disse...

Rianov,

não tenho as informações dos treinos das sextas-feiras... mas eles valiam para alguma coisa (além, é claro de acertar o 'setup' do carro)? Já não valiam mais [os resultados] para a qualificação ao GP, não é?

um abraço
Renato Breder

PS: essa série tá bem legal! Parabéns!

Rianov disse...

Isso mesmo, Renato. Os treinos de sexta já eram livres e não interferiam na qualificação.

Abração e obrigado, seus comentários são sempre pertinentes.

;)

Anônimo disse...

Ótima esta série sobre a Simtek. Aliás o blog é ótimo.
Mas me permita uma correção: apenas em 1996 os treinos de sexta feira passaram a não valer para a formação do grid. Até 1995 os treinos livres eram o da manhã de sexta e o da manhã de sábado. Na sexta a tarde e no sabado a tarde os tempos valiam para a clasificação. Inclusive a pole de Barrichello na Bélgica foi conquistada com o tempo de sexta feira. Basta lembrar que no sábado choveu e ninguém melhorou o tempo e Rubéns ficou com a pole com o tempo de sexta feira.

Ps: seria legal se vc, após o termino desta série desse inicio a outra com a Pacific, que também deburou em 1994.

abraços

Rodrigo

Arthur Simões disse...

Pacific era uma boa mesmo.

As equipes nanicas de 93,94,95,96,97 eram as minhas favoritas.

Depois da Minardi,é claro.

Nikolas Spagnol disse...

Interessante que a Simtek foi evoluindo lentamente em 1994: no começo, a disputa era com a Pacific pra ver quem ia pro grid e quem ficava de fora. Depois, foi aproveitando a decadência de Larrousse e Lotus, mas nunca classificando melhor que 21°.

Já em 1995, Verstappen assombrou o mundo andando em 5° lugar no GP da Argentina, mas pouco depois a grana acabou e a Simtek nunca mais foi vista nas pistas da F1.

Nikolas Spagnol disse...

Nesse GP da Alemanha, a Simtek acabou tendo uma boa dose de "publicidade negativa".

Próximo ao final da corrida, o Damon Hill estava em último lugar, tendo perdido 1 volta inteira nos pits após o acidente no início da corrida. Já as Simtek se arrastavam à frente, tentando chegar ao final mas ambas com problemas.

Em 2 voltas, o Hill diminuiu a diferença que era de mais de 20 segundos e passou Brabham e Gounon, que pouco depois abandonaram.

Claro que Gagá Bueno ficava dizendo que "parece que o Gounon tá parado, olha a diferença!" e caçoando da pequena equipe...

Nikolas Spagnol disse...

Resultados do Gounon x Brabham na Qualificação de Sexta-feira (os treinos da manhã eram livres, os da tarde valiam pro Grid, tanto na sexta quanto no sábado):

FRA - Brabham 7 décimos mais rápido, em 25°, Gounon em 26°.

GBR - Gounon 2 décimos mais rápido, em 25°, Brabham em 26°.

ALE - Gounon 2 décimos mais rápido, em 24°, Brabham 25°.

HUN - não achei

BEL - não achei

ITA - Gounon 9 décimos mais rápido, em 22°! Brabham foi o 24°.

POR - não achei

Quem achar aí, comenta.