domingo, 28 de novembro de 2010

Overdose de Simtek: apresentação oficial

1993
Simtek S941, Ford HB 3.5 V8, Goodyear
Lançamento, Banbury - Grã-Bretanha

(Clique para ampliar)














- Depois de fracassar com a Moda em 92 e quase enganar o senhor Jean-Pierre Mosnier (Bravo Grand Prix) em 93, Nick Wirth, o sócio do presidente da FIA - Max Mosley - resolveu por conta própria entrar na Fórmula 1. Com vocês, a Simtek Grand Prix.

Na apresentação do time, em 29 de outubro de 1993 só estavam Wirth, Brabham pai e Brabham filho.

Preparados para uma overdose de Simtek?

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse carro assim só na pintura, sem estar decalcado, é bem bonito!

No entanto, a marca indelével da Simtek é a morte de Roland Ratzenberger. Acredito que isso se deu (ou se dá) por ter sido naquele fim de semana negro em Imola-94...

Uma questão: Nick Wirth teria projetado esse Simtek usando apenas o CFD da época? Pelo menos a performance dele era compatível com o nível dos computadores de então.

Mas, justiça seja feita. Em 1995, a evolução do S941, nas mãos de Jos Verstappen até fez uns brilharecos...

um abraço
Renato Breder

marcio jose disse...

Muito se fala no fracasso da Simtek,mas Nick foi inovador na geometria da suspensão dianteira com triangulos de suspençao bem proximos,que por sinal sao usados ate hoje.

Legend Formula One disse...

Não estranho Nick Wirth resurge em 2010 como projetista de outra cadeira elétrica o Virgin.Acho que a única coisa que Wirth pode se orgulhar é que seus carros apesar de serem umas bombas, sempre foram bonitos.

Fábio Mandrake

Daniel disse...

Aparentemente o carro de 1994 não era bom, mas em 1995 o carro era até razoável.

Jos Verstappen teve um desempenho memorável no GP da Argentina de 1995, chegando a estar em 6o lugar. Mas acho que depois do primeiro pitstop aconteceu um problema mecanico no carro e o holandes não terminou a corrida.

Se tivessem $$$ em 1995, acho que daria para pontuar em alguma corrida.

Fernando Mayer disse...

Que carro lindo!!! Pena que foi a bordo dele que um piloto promissor como o Ratzemberger perdeu a vida.

Apesar de tudo o que aconteceu eu tenho grande admiração e interesse pela Simtek.

Abs

Arthur Simões disse...

Claro!!

Simtek nunca é demais!

Rianov,permita-me fazer uma sugestão.

Você poderia postar mais fotos das equipes nanicas da década de 90,em especial a Forti,Minardi,Pacific,Footwork...

Valeu Rianbov!!!

Andre " MiDriDeR " Saldanha disse...

lembro-me do simtek de 94 , um carro mt bonito , é pena esta marca ficar associada aquele acidente e aquele fim de semana . Manda ai rianov ; )