terça-feira, 16 de novembro de 2010

Onde está você, Colin?



- Vendo o desenrolar sobre o caso da Renault se transformar em Lotus, me veio a cabeça: será que ele está se remexendo no túmulo ou dando risadas no Pantanal?

Quem me deu a idéia foi o amigo Felipe Portela: “esses desafios de fotos estão muito fáceis e monótonos, agora vamos achar Colin Chapman”.

Certa vez, o grande Mario Bauer disse:

Depois de inúmeros sucessos em praticamente todas as categorias nas quais participou, Colin Chapman faleceu em conseqüência de um enfarte fulminante no dia 16 de dezembro de 1982. Naquela época se encontrava cheio de problemas, também pelo escândalo em volta de DeLorean. As histórias que não querem calar que teria simulado a sua morte com a ajuda do médico da família e fugido dos procuradores ingleses, deixam até hoje pairar certa dúvida sobre o seu verdadeiro destino. Há relatos que estaria vivendo no Pantanal até hoje. Eu pessoalmente difícil de acreditar que um personagem tão único como Colin Chapman possa simplesmente mudar para o meio do mato sem a mínima ambição de em algum momento surpreender o mundo com alguma invenção brilhante.


Vamos embarcar em uma expedição Pantaneira em busca do paradeiro do Sr. Chapman?

11 comentários:

Daniel Machado disse...

Provavelmente, ele deve estar rindo, pois sabe que a Lotus verdadeira é a que ele inventou e nada mais rsrs.

Anônimo disse...

Rianov...

senta que lá vem história... cê pediu...

PARTE 1
---------------

Colin Chapman pode estar bem vivo ainda... a questão não é onde e sim quando!

Este extraordinário visionário dos engenhos automotores deu passos maiores que os que conhecemos em direção ao avanço da indústria automobilística e - por que não dizer - dos meios de transporte.

Envolto em problemas com o projeto DeLorean, Chapman juntamente com sua equipe médica, forjou sua morte a fim de escapar das dívidas, e estaria morando no Pantanal, no Brasil.

Até aí tudo bem, todos conhecem esta teoria. Um pesquisadpr norte-americano, intrigado com o súbito fim de Chapman, iniciou uma investigação, no começo de 1983, para descobrir seu paradeiro. Após um ano e meio de pesquisas, o tal pesquisador encontra finalmente Colin Chapman, desmascarando-o... Ele encontrava-se no interior do Brasil, como muitos suspeitavam. Mas não no Pantanal! Ele morava [ou se escondia] no interior de Minas Gerais, numa cidadezinha chamada São Tomé das Letras.

São Tomé das Letras é conhecida pelo inúmero aparecimento de OVNIs e pelo tal túnel que ligaria a cidade à Machu Pichu nos andes peruanos...

Depois de um bom tempo de conversas entre o pesquisador norte-americano e Colin Chapman, este acaba por convencer ao tal pesquisador a não revelar seu paradeiro ao mundo. Em troca, Chapman ofereceu uma boa quantidade de dinheiro ao tal pesquisador para que ele não saísse de mãos abanando após tanto tempo de pesquisa.

Robert Zemeckis - o tal pesquisador norte-americano -, com o dinheiro que recebeu, resolveu lançar em filme toda a história que havia investigado. Para não trair o acordo feito com Chapman, Zemeckis transformou parte da história em ficção, e em 1985 o mundo assistiu - sem saber, é bom que se diga - à história do sumiço de Colin Chapman, através do filme "De Volta para o Futuro" (DVPoF).

------
fim PARTE 1

um abraço,
Renato Breder

Anônimo disse...

PRATE 2
----------

O que há de real no filme de Zemeckis:

1) O DeLorean DMC-12: era o carro com o qual Chapman chegou em São Tomé das Letras.

Em DVPoF III, o personagem Dr. Browm (que seria Colin Chapman) chega a uma cidade do Velha Oeste num DeLorean DMC-12, que era a Máquina do Tempo. A cidade do Velho Oeste se equivalia a São Tomé das Letras, pequena, no interior, povo simples, etc...


2) O Delorean do filme voava.

Bem... em São Tomé das Letras inúmeras vezes foram avistados OVNIs... Colin Chapman sendo um gênio, já viu né? Aquela história de carro-asa... sabe como é...

3) No filme - DVPoF I - Dr. Brown foge de terroristas, de quem ele havia "roubado" plutônio...

Essa foi a forma de Zemeckis narrar a fuga de Chapman dos credores, no caso DeLorean...


4) Em DVPoF III, Dr. Brown tem uma oficina/laboratório num estábulo.

Colin Chapman também tinha uma 'modesta oficina mecânica' em São Tomé, em um galpão velho, numa região afastada do centro da cidadezinha. Lá em São Tomé, Chapman era conhecido como TÔÍNHO. Alguns chamavam-no de 'Tôínho Chapa' ou 'Chapa Tôínho'...


5) O DeLorean DMC-12, num dos filmes, está 'guardado' numa caverna...

Alguns anos após o lançamento do primeiro filme, Zemeckis volta a São Tomé das Letras e tenta entrar em contato com Chapman novamente. Dessa vez, Zemeckis não o encontra. Mas, ouve histórias dos moradores da cidade que diziam que 'Tôínho Chapa' tinha sido abduzido por um OVNI prateado, de formas estranhamente quadrangulares e não circulares como de costume... O OVNI teria entrado na tal caverna que ligava a cidade à Machu Pichu... Mas, entrar na tal caverna, para o pessoal daquela cidade, está fora de questão... ninguém nunca foi atrás de 'Tôínho Chapa'...


Robert Zemeckis completou a sua trilogia "De Volta para o Futuro" em 1990. Isso quer dizer que desde o final dos anos 80 Zemeckis perdeu contato com Chapman... talvez tivéssemos um quarto ou quinto filmes... quem sabe?

Quanto a Colin "Tôínho Chapa" Chapman, seu paradeiro é atual incerto... Talvez esteja num futuro distante trabalhando numa Formula 1 onde todas as equipes tenham nomes compostos como: Lotus-Lotus, Lotus-Renault, Lotus-Ferrari, Lotus-McLaren, Lotus-Williams, etc...

----------------

um abraço
Renato Breder

PS: desculpa! o texto tá gigante, mas num resisti...

Unknown disse...

Simplismente fantástica a história.
Deixou uma pulga atrás da orelha.
Agora q o Renato falou, Dr.Brown parece muito com Colin Chapman.
Mera coincidência? Acho que não...

Rianov disse...

Hahaha, muito bom Renato!

Já pensou se tudo isso for verdade mesmo?

Abração

Marco Memoria disse...

Gostaria de saber q substância o Renato ingeriu para embarcar em viagem tão fantastica, diz pra mim que eu tb quero !!!!

Tohmé disse...

tão crível quanto o VELHO DO RIO

Anônimo disse...

Marco Memória,

foi muito suco de maracujá ontem à noite... só não digo de que marca porque é segredo profissional (hehehehe)!!!

um abraço,
Renaro Breder

Anônimo disse...

Esta foi simplesmente a melhor "teoria da conPIRAÇÃO" que eu já lí em toda a minha vida.... e o pior é que faz muito sentido. Só gostaria de saber essa história (verdadeira) do DeLorean com detalhes.

Marlon Veiga

walter disse...

Sensacional: Toinho Chapa!
Sensacional.

Anônimo disse...

Galera vc`s estão brincando mas o Homem Ta vivinho da Silva !! Forte que nem um touro e vivendo "near' a Cuiaba sim !!