quinta-feira, 15 de abril de 2010

Para os 'Minardeiros' [4]

1989
Pierluigi Martini, Minardi Team
Minardi M189, Ford Cosworth DFR 3.5 V8, Pirelli
XXIII Grande Premio de Portugal, Autódromo do Estoril, Estoril - Portugal

(Clique para ampliar)


- Williams? Não, muito fracas para o mito Pierluigi Martini!

17 comentários:

Jonny'O disse...

Disparado o melhor carro da Minardi ,neste ano Martini fez otimas classificações ,largou varias corridas entre os seis primeiros e duas vezes na segunda fila ,pena que essas boas classificações não se transformaram em muitos pontos devido a falhas mecanicas e alguns acidentes.

Mas o fato do carro de 89 ser bom não deve causar muito espanto ,porque o projetista era ninguém menos que Aldo Costa ,o atual projetista da Ferrari!

José António disse...

Belo sem dívida. Em toda a história da Minardi na F1 apenas por uma vez um dos seus carros liderou um GP: precisamente uma volta no GP de Portugal de 1989! Nunca mais se viu um Minardi na liderança de uma corrida de F1. Nem a Minardi nem Pierluigi Martini.
Muito bom, Rianov Albinov.

Onyas Claudio disse...

O carro da foto não seria de 1990?

Anônimo disse...

Caros colegas,

A única vez em que um carro da Minardi liderou um GP (Portugal/1989) não pude assistir!

Tinha 10 anos de idade, ainda vivia em Goiânia. Após as 15 voltas iniciais da prova, a transmissão foi INTERROMPIDA para a exibição do horário eleitoral gratuito...era ano de eleições presidencias. Ao invés de assistir Prost, Senna, Mansell, Berger, Martini e cia, a capital goiana teve que ver o duelo "Collor X Lula"...

Quando o "collorido" e o sapo barbudo encerraram suas participações, a Globo apenas informou o resultado final da prova, mostrando imagens de Berger (Ferrari), o vencedor, e mencionou o abandono de Senna, que ainda lutava pelo campeonato, após o polêmico acidente com o desclassificado Mansell.

Não sei se este "fenômeno" ocorreu em outras partes do país, mas, naquele dia, os goianienses não puderam ver, ao vivo, uma Minardi ponteando uma corrida de F1!

Encerrando: só fiquei sabendo deste feito "Minardiano" pela extinta revista Grid, que, ainda assim, destinou apenas 1 página para este GP em uma revista-pôster comemorativa do título de Emerson Fittipaldi na F-Indy.

Abraços a todos que participam deste blog!

JUNIOR BERINGHS
UBERABA (MG)

Solomon disse...

Essa corrida não é a de 90? Em 89 as Williams não tinham essa charmosíssima entrada de ar.

Solomon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Abreu disse...

Olá amigos.
Essa prova é a de 1989 mesmo. A Williams tinha estreado nesta prova os seus novos carros, o FW13, no lugar dos FW12C que foram usados até a corrida de Monza. O FW13 foi utilizado para a temporada de 1990 e sofreu pequenas auterações, no que depois viria a ser batizado de FW13B.
Abraços.

Ron Groo disse...

Belíssima foto.

José António disse...

Caramba... só agora é que me lembro. Eu assisti este GP ao vivo. Foi a primeira vez que foi ao autódromo do Estoril para assistir à F1. O acidente entre o Mansell e o Senna aconteceu mesmo à minha frente. Estava na geral. Depois voltei no ano seguinte. E foram as duas únicas vezes que vi a F1 ao vivo... belos tempos...

Leonardo (eu) disse...

hááááááá, valeu Rianov!!!

Yuri disse...

Nossa cara! Isso sim que era F1 de verdade, Martini e sua Minardi... No MOD de 1991 do Grand Prix 4 eu adoro jogar com ele, Minardi, motor Ferrari... Pena que naquele tempo so pontuavam os 6 primeiros...

Arthur disse...

CARAMBA!!!

Estou perdendo vários posts SENSACIONAIS da Minardi!!!

Rianov,essa é uma das fotos espateculares que voce já postou no blog!

Tanto pelo contexto histórico,quanto pela beleza da mesma.

Já fiquei vários(!!)minutos analisando esse M189,e cheguei a conclusão de que não foi a toa que o Aldo Costa chegou a Ferrari...

Tudo bem que os pneus Pirelli ajudavam bastante.Mas o carro tem umas linhas bem interessantes.

Reparei em uma coisa no carro.
Dizem que a FIA inventou aquelas faixas para diferenciar os carros de mesmas equipes em 2005.

Então o que são aquelas faixas verdes no carro???

Valeu Rianov!!!

Janus disse...

Realmente, Arthur, o carro do Perez-Sala nao tinha aquelas faixas verdes, bem observado.

Junior Beringhs, não é absoluta, mas tenho 'quase' certeza que aqui no Paraná o GP passou inteiro. Lembro bem, pelo menos, da gritaria e chiadeira do Galvão no momento em que o Mansell continuou na pista. Tipo "tava na caaaaara ... ele quer levar o #1 pra Ferrari" .... essas coisas. Agora, se era ao vivo, aí já não sei. Tenho a impressão que era domingo à tarde, então talvez fosse VT, sei lá.

BR 364 disse...

O Martini sempre andou bem no Estoril. Em 1991 ele fez outra corridaça nessa pista e chegou em 4º, botando pressão pra cima do Alesi.

Rafael disse...

As cameras coloridas, padronizadas, são de 2005.
Mas algumas equipes anteriormente por cont propria davam seu jeito de diferenciar os carros.
RUbinho e schumacher em 2000, quando até MOnaco tinham capacetes bem parecidos. A Ferrari botava umas bolinhas amarelas no carro do brasileiro, na camera, para diferenciar.

Marcelo disse...

Seria Muito pedir uma foto da minardi na primeira fila em phoenix ou no estoril qdo pressionou a ferrari?

Janus disse...

Falando em diferenciação entre pilotos da mesma equipe, é interessante lembrar que já nos anos 50 equipes como Ferrari e Maserati utilizavam-se de faixas para diferenciar mais facilmente seus pilotos, como dá pra ver nesta foto do GP de Reims, 1956.