1966
Jim Clark, Team Lotus
Lotus 43, BRM 3.0 H16, Firestone
IX United States Grand Prix, Watkins Glen - Estados Unidos
(Clique para ampliar)
Jim Clark, Team Lotus
Lotus 43, BRM 3.0 H16, Firestone
IX United States Grand Prix, Watkins Glen - Estados Unidos
(Clique para ampliar)
- Foto mágica, não?
Em tempo: Única vitória deste motor no mundial de F1
12 comentários:
Mágico é o ronco desse motor absurdo. Uma pena não ter ganhado mais.
Além do ronco, mágico também é o formato belíssimo dos escapamentos...
Full throttle!!
O ano de 1966 era de transição na Formula 1, pois iriam adoptar os motores de 3 litros. Já estava a desenvolver o carro e o motor para 1967 (Lotus 49, motor Cosworth), mas até lá tinha que se haver com o que tinha. Nesse ano foi com o BRM H16, que depois quer ele, quer Chapman disseram que tinha sido o pior motor que jamais teve.
A corrida de Watkins Glen, que venceu, tinha sido o oasis de uma época muito modesta na Lotus.
Eram pneus Dunlop né? Acho que esse foi o último dia de vida deles ... mas o Jackie às vezes tratava eles bem também, como nesta foto ... Enfim, a mão que afaga é a mesma que apedreja, hehe.
Bricadeiras à parte, essa foto de borracha queimada me lembrou aquelas outras que vc postou um tempão atrás, mais de ano acho, não achei agora. Uma sequência de antes e depois da largada, acho que na Suécia, com um monte de marcas de pneu (e nas quais havia uma certa dúvida sobre qual era antes e qual era depois). Ou será que tô ficando louco e não foi aqui que eu vi isso?
ja faz 42 anos...
Linda foto.
Merece ser wallpaper.
Belissima foto mesmo..como é linda essa Lotus
Lindo carro!!!
Uma coisa que tem que ser dita é que esta foi a segunda vitoria de um chassi derivado de indianapolis ´,como no Honda que venceu em Monza em 67 com um chassi Lola de indy ,este Lotus também teve o chassi derivado carro da marca que correu as 500 milhas ,a maior modificação foi o corte das longarinas traseiras que eram desnecessarias para o motor H16.
Uma bosta de motor, esse BRM. Só mesmo o Clark pra levá-lo a uma vitória.
Poxa, que foto linda! Carro e motor, tudo nos trinques.
Nossa ... agora que o Verde comentou, e vendo a foto mais três vezes pra ter certeza que não tô ficando louco, é que percebi a besteira que escrevi no comentário anterior. Sei lá, acho que associei o motor BRM à equipe BRM, e aí foi automática a associação ao Jackie. E o pneu da Lotus não era nem Dunlop, era Firestone ...
Postar um comentário