1985
John Watson, Toleman Group Motorsport
Toleman TG185, Hart L4t, Avon
Teste, Donington Park, North West Leicestershire - Grã-Bretanha
(Clique para ampliar)
John Watson, Toleman Group Motorsport
Toleman TG185, Hart L4t, Avon
Teste, Donington Park, North West Leicestershire - Grã-Bretanha
(Clique para ampliar)
- A Stefan GP está sofrendo um problema parecido com os pneus.
A Toleman na época, também não conseguia pneus para testar, já que a Michelin, sua fornecedora, havia saído da categoria e a Goodyear e a Pirelli não conseguiam suportar mais uma equipe.
Neste teste de Watson em Donington, a equipe contou com a boa vontade da Avon, fornecedora de pneus que não mais supria a F1 já fazia 3 anos, que lhes concedeu alguns jogos de pneus.
Lendo uma antiga Autosport, me deparei com um fato cômico - ao menos para mim foi:
A Ferrari cedeu 2 jogos de pneus para a equipe andar, não me lembro onde, mas creio que em Donington mesmo, só que por uma infelicidade incrível, na 3ª volta de Johansson (acho que era ele mesmo), um dos pneus furou.
Ou seja, a equipe não tinha oportunidade nenhuma, e quando ganha, perde uma chance em 5 minutos...
O Sr. Rory Byrne caprichou legal neste carro. Se tivesse mais quilometragem na pré-temporada, com certeza incomodaria bem lá no pelotão da frente.
A equipe só conseguiu entrar no mundial depois que a Spirit abandonou a categoria após a 3ª etapa.
4 comentários:
E ainda conseguiu a pole na Alemanha! Ok, não foi lá um feito extraordinário, foi sorte de chover na classificação do sábado. Mas pelo orçamento era um grande carro, de fato.
Bom dia amigos! Na realidade a Pirelli tinha condições sim de fornecer pneus para a Toleman, apenas não queria fazê-lo pois fora abandonada por ela em troca da Michelin no ano anterior no meio da temporada. A entrada da Benetton aí foi com patrocínio e pneus e acabou levando também a equipe ao final da temporada no melhor estilo Briatore. O chassi era um dos melhores do grid desde o surgimento do TG 184 no ano anterior. O curioso da Pirelli nessa passagem pela F1 é que em 82 ano que Piquet poderia ser bicampeão ele perdeu para os pneus que segundo o próprio eram uma m... mas deram uma fortuna ao Bernie e em 85 levaram ao fim a Toleman.
Em 82 a Brabham usava pneus Pirelli? Tem certeza?
Em 1982 a Brabham correu com Goodyear, certo? Pirelli foi usado por March, Copersucar, Arrows, Osella e Toleman.
Quanto a essa pole do Teo Fabi, que Daniel Médici lembrou, de repente me trouxe um monte de coisa à memória que eu nem sabia mais que me lembrava. Eu era muito novo, mas lembro que conhecia os principais pilotos. No domingo de manhã perguntei pro meu pai quem era o pole, e lembro claramente que era um cara de quem eu nunca tinha ouvido falar. Boas lembranças, consigo até lembrar onde eu estava na hora em que perguntei pra ele, ô sensação estranha.
Postar um comentário