segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Análise: Faça-se a luz

1981
Nelson Piquet, Parmalat Racing Team
Brabham BT49T, BMW 1.5 L4T, Goodyear
Teste, Paul Ricard, Le Castellet - França




- O que acham? Comparem as fotos e me digam.

9 comentários:

Speeder76 disse...

Então... é um teste do Piquet com o BMW Turbo, em Paul Ricard. que mais?

Mas melhor, melhor... seria tu tentares encontrar uma foto do Hans Stuck a testar este carro, algures em 1981, em Hockenheim. Isso sim, seria um achado!

Rianov disse...

Eu tenho!
Eu tenho?

Não lembro ao certo, Speeder.
Creio que ví em uma das Autosports que comprei.

Se for 81 mesmo, a possibilidade de ter algo lá é grande, pois tenho todas as ediçoes de 81. Não falta uma sequer. Demais!

harerton disse...

Então tá explicado... as fotos que eu conhecia eram da primeira versão do BT50, ainda em 81 e ainda com o patrocínio da Pemex.

Pelo jeito, os primeiros testes com o turbo foram feitos com um BT49B (usado em 1980) híbrido, com o motor BMW adaptado!

harerton disse...

Detalhe interessante: vejam o estufado na lateral do cockpit. Normalmente alguns carros tinham isso para facilitar o manuseio da alavanca de câmbio. Mas eu nunca tinha visto isso no BT49. Será que colocaram isso devido à instalação do comando da regulagem do turbo?

harerton disse...

Ok, descobri mais uma informação: os primeiros testes do BMW realmente foram feitos no fim de 1980, daí o carro ser baseado no BT49B!

Vejam aqui: http://www.f1db.com/forums/showpost.php?p=79558&postcount=620

Outra foto aqui: http://www.f1db.com/forums/showthread.php?t=2035&page=61&pp=10&highlight=bt49

(Aliás, esse thread que tem umas 1000 páginas é cheio de curiosidades, vale a pena ver!

Fábio Mandrake disse...

tenho a foto do rick mears testando tb.e essa do stuck idem!

Teddy disse...

Valeu Rianov e Hariton. Mataram a charada. O carro de 80 adaptado a usina da BMW.

Marco Memoria disse...

Po kd essa foto do Stuck na Brabham ta que nem cabelo de freira e cabeça de bacalhau agente sabe q tem mas não ve ..rs !!

oliviera disse...

O spoiler dianteiro não era no bico do carro e sim no meio, próximo aos ombros do piloto, esse era o famoso carro "asa" o spoiler só veio para a ponta do bico a partir de 1983.