terça-feira, 29 de setembro de 2009

Obscuridades diversas da Fórmula 1 [2]

1969
Ernesto 'Tino' Brambilla, Scuderia Ferrari SpA SEFAC
Ferrari 312/69, Ferrari 3.0 V12, Firestone
XL Gran Premio d'Italia, Monza, Monza - Itália

(Clique para ampliar)

Tino, o irmão do Gorila de Monza


1970
Andrea de Adamich, Bruce McLaren Motor Racing
McLaren M14D, Alfa Romeo 3.0 V8, Goodyear
XVIII Grote Prijs van Nederland, Zandvoort, Zandvoort - Holanda

(Clique para ampliar)

Mac de Alfa


1974
Richard Robarts, Frank Williams Racing Cars
Iso Marlboro FW02, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Firestone
V Texaco Sveriges Grand Prix, Anderstorp, Gislaved - Suécia

(Clique para ampliar)

Depois de sua saída da Brabham, arrumou um assento nos carros do Tio Frank, mas por apenas uma corrida


1975
Hiroshi Fushida, Maki Engineering
Maki F101C, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Goodyear
XXVIII John Player British Grand Prix, Silverstone, Northamptonshire - Grã-Bretanha

(Clique para ampliar)

O pioneiro nipônico


1975
Michel Leclère, Elf Team Tyrrell
Tyrrell 007, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Goodyear
XVIII United States Grand Prix, Watkins Glen, Watkins Glen - Estados Unidos

(Clique para ampliar)

Seu 1º GP na F1. Pilotou o terceiro carro da Tyrrell nos EUA


1976
Masami Kuwashima, Walter Wolf Racing
Wolf-Williams FW05, Ford Cosworth DFV 3.0 V8, Goodyear
XI Japanese Grand Prix, Fuji Speedway, Oyama - Japão

(Clique para ampliar)

Uma sessão de treinos e só!


1989
Volker Weidler, Rial Racing
Rial ARC-02, Ford Cosworth DFR 3.5 V8, Goodyear
XVIII Grande Prêmio do Brasil, Jacarepaguá, Rio de Janeiro - Brasil

(Clique para ampliar)

Um dos 38 inscritos para o GP

- Jorjão pediu Michel Leclère, Cristiano pediu Volker Weidler e Richard Robarts, Fábio Mandrake pediu Masami Kuwashima, Hiroshi Fushida e Ernesto Brambilla e Germano pediu a McLaren Alfa Romeo.

E você, vai pedir qual?

19 comentários:

Mark disse...

Ué? Mas não eram 20 equipes em 89?Não teriam q ser 40 os inscritos pro gp?Ah, ja q a moda agora eh pedir pro Rianov, q tal Norberto Fontana?

Rianov disse...

@Mark, Isso mesmo: 20 equipes, porém 38 pilotos. Eurobrun (Gregor Foitek) e AGS (Joachim Winkelhock) inscreveram somente um carro para a corrida.

Abração

Speeder76 disse...

Agora que tocaram na temporada de 1989... a mim pode ser, para além do Wolker Weidler:

- Raphanel na Coloni e Rial
- Alboreto na Larrousse
- Dalmas na Larrousse e na AGS
- Schndeider e Suzuki na Zakspeed
- Tarquini na AGS
- Foiitek na Eurobrun e na Rial
- Winkelhock na AGS
- Gachot na Onyx e na Rial
- Larrauri na Eurobrun
- Bertaggia na Coloni

Um lista grande, não é? Ei, sempre podes encarar isto como um "Continental Circus Especial - F1 Rejects 1989" Que tal?

Rianov disse...

Desafio aceito Speeder ;)

Grande abraço

Perguntando Henrique Cardoso disse...

Cristophe Bouchut, Jean-Cristophe Boullion. Qual dos dois correu em Monaco´95, os dois foram testers da Ligier, onde estão agora?
Quero pedir um especial, pilotos que se deram mal na F1 e bem em Le Mans, pode ser?

walter disse...

Que passeio gostoso pelo fundo do grid.
Eu acho bonito aquele Maki de 1985, horrível a Williams de 1977 (na verdade um Hesketh adaptado). Mas o melhor é a Mclaren cor de laranja, com a cobra da AldaRoemo na carenagem.
Se é para pedir, eu pediria brasileiros: Wilsinho no GP da Argentina de 1971, de Lotus; Luiz Pereira Bueno de March, em 1972; estréia do Pace na F1, estréia do Piquet na F1; estréia do Alex na F1.
Pediria ainda os campeões, no fundo do grid: Alan jones, Nigel Mansell.
Esse F1 Nostalgia continua show!!

L-A. Pandini disse...

Rianov, você sabe que eu adoro estas coisas...

Que tal:

- Taki Inoue de Simtek em 1994
- Gimax de Surtees nos treinos para o GP da Itália de 1978
- Gianfranco Brancatelli de Merzario nos treinos para o GP de Mônaco de 1979
- Christian Danner no Arrows durante o GP do Canadá de 1986. Aqui, a história é a seguinte: Danner era da Osella e foi chamado pela Arrows para substituir o acidentado Marc Surer. A Osella liberou-o, mas por falta de algum procedimento burocrático os comissários da FIA alertaram que Danner só poderia correr se fosse pela Osella. Assim foi, e na corrida seguinte ele estreou na Arrows.

É por isso que a foto dele no Arrows tem que ser, comprovadamente, tirada no Canadá...

- Uma sequencia de Rupert Keegan em todas as provas em que esteve inscrito em 1980, com um Williams particular. O detalhe é que a pintura do carro mudou praticamente a cada corrida.

- Elio de Angelis e/ou Nigel Mansell no GP da Inglaterra de 1981, pilotando os Lotus 88 com a inscrição "Courage" no lugar de John Player Special. Aliás, o que vinha a ser Courage? Eu não sei.

- E talvez o maior de todos: uma foto de Beppe Gabbiani no GP Enzo e Dino Ferrari, em Imola, em 1979, prova extracampeonato. Gabbiani não largou porque o motor do Shadow quebrou antes da corrida.

Fora a seleção do Speeder, que está excelente.

A sorte está lançada... Abraços! (LAP)

André Luís Araújo de Souza disse...

Rianov, gostaria de ver uma sessão de fotos só da Alfa-romeu, nos seus últimos anos de F1, onde a pintura lembrava muito aos da McLaren, com a propaganda da Marlboro.

Valeu!

Carlos disse...

Olha o Maki de 1975. Carro bonito mas ruim demais.

Deixe ver que mais se pode arranjar de obscuridades:

-Tony Trimmer x3 (Maki,Surtees,Mclaren): Nunca qualificou.

-Brian McGuire: Morreu a pilotar um F1 privado na F1 Britânica

-Carlo Franchi "Gimax"

-Divina Galica: Uma senhora da F1

-Michael Bleekemolen: Andou pelo circo em 77 e 78

-Mike Thackwell

-José Dolhem: Meio Irmão de Didier Pironi.

-Al Pease: Ainda preciso de falar dele?

-Franco Forini: Tempos da Osella..

(Veja se consegue "Aclarar" sobre algum deles)

Gusz disse...

Já que é pra desafiar, vamos nós: Juan Jover GP Espanha 1951
Oscar Gonzalez GP Argentina 1956
Azdrubal Fontes Bayardo GP França 1959
Gunther Seiffert GP Alemanha 1962
Clive Puzey GP África do Sul 1965
Emilio Zapico GP Espanha 1976
Carlo Franchi GP Itália 1978

Acho que tá bom, boa sorte, nobre detetive hahaha

Fabiano 70 disse...

Ouvi uma história que o Eduardo Celidônio pilotou a Shadow nos treinos de 6ª feira para o GP Brasil de 77, pois o Renzo Zorzi estava doente. É verdade? Se for, existe foto ?
Fabiano Guimarães

Anônimo disse...

O Pedro Matos Chaves na Coloni. Bastante obscuro...
Ric

Anônimo disse...

O Pedro Matos Chaves na Coloni. Bastante obscuro...
Ric

Ney Faustini disse...

AGS GH25, de 1990, linda, preta, ainda sem patrocinios, e com um ponto de interrogação nas laterais. Lembro bem dela nos treinos pro GP Brasil.

Mark disse...

Pois eh Rianov, a Eurobrun teve um piloto apenas o campeonato inteiro(Foitek amargurou 11 não-qualificações seguidas e depois o trocaram pelo Larrauri que tambem não conseguiu alinhar a carroça) e o Gabriele Tarquini, não sei o q deu no Brasil.Falta de money por parte da AGS?E pq diabos não tivemos o numero '14' em nenhum carro em 89?

Arthur Simões disse...

Um chopp,por favor.

hehehehehe

Caramba,olha a quantidade de pedidos!!

Acho que minha cota de pedidos já se esgotou.hehehehe

Mas po...não resisto!

Rianov,voce teria uma foto da Minardi M189 ou da M191???

E uma foto da Apollon!!!

Abraços Rianov!!!!

Rianov disse...

Beleza pessoal!

Hhehehehe

Pedidos interrompidos por agora.
Já temos um bom material a ser entregue ;)

Abração galera

Cezar Fittipaldi disse...

Puta show de seção a sua, rianov. Courage, respondendo ao colega lá de cima é uma conceituadissima marca de cervejas e pubs da Inglaterra, de cuja familia saiu o ótimo piloto e amigo pessoal de Frank Williams, Piers, tragicamente falecido na Formula 1 em 70.
abraços

Anônimo disse...

Esse tudo em um só e o marcello !!

Isso ai , Esse blog é 10