terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Ensaio Fotográfico

1982
Manfred Winkelhock ATS D5 Cosworth
Kyalami Teste África do Sul

(Clique para ampliar)


-Tá explicado de onde o Markus aprendeu uma técnica tão apurada
-O fotógrafo foi super feliz aqui hein!

14 comentários:

Arthur Simões disse...

Linda foto.

Já ouvi dizer que o Winkelhock era um baita piloto(não divido),mas que ele levava a ATS nas costas(duvido um pouco).
A equipe alemã não era tão ruim assim.

Valeu Rianov

Cara,nem estou acreditando que o blog voltou.Tu não sabe como fez falta.Apesar de existirem ótimos blogs por aí,o teu espaço é espetacular.
Parabéns cara.

Rianov disse...

Beleza Arthur!

O Blog voltou, mas por enquanto, só com essas fotinhas assim!

Abraços

Speeder76 disse...

A ATS poderia ter sido muito melhor se Herr Gunther Schmid não metesse o bedelho nas engenharias. E sim, sou daqueles que diz que o Winkelhock carregou a equipa durante as três temporadas em que lá teve.

E esta foto deve ser de testes de pré-época, pois não vejo o numero...

Rianov disse...

Verdade Speeder,

Deve ter sido um dos "Shakedown's" do D5.

Abraço

Felipão disse...

Lina foto, Rianov...

Anônimo disse...

Bela foto a do Manfred. Muito obrigado pelo retorno. Vc faz muita falta! Um abraço. PC

Janus disse...

Acho que ele levou a expressão 'shakedown' muito a sério nessa aí, não? Show de foto, de qquer maneira. Se bem que, olhando agora, e não querendo tirar de vez toda a magia da foto, não vejo pneu queimando ... será que ele não tava só manobrando aí? Tipo, o fundo também não está desfocado, como estaria num panning ...

Rianov disse...

Janus, sei que tú é fotógrafo, mas em minha humilde opinião, acho que o carro estava em movimento sim.

A roda (dianteira direita) me parece estar em movimento, mas... não afirmo em 100%

Janus disse...

Em movimento eu acho que tá mesmo ... o que não sei é se tá dando uma corrigida numa curva tomada a, vamos dize, 120 por hora, ou se tá se recuperando de uma rodada por exemplo. Mas na verdade não importa, a foto é fantástica de qquer maneira!

L-A. Pandini disse...

Rian, Speeder e outros que repararam na ausência de número nesta foto: realmente, ela foi feita em um teste de pré-temporada - mais precisamente em Kyalami, local do primeiro GP de 1982. Quase todas as equipes chegaram na semana anterior à prova e aproveitaram para fazer testes.

Esta foto foi publicada na extinta (e maravilhosa) revista "Grand Prix International". Na verdade, Manfred está iniciando uma rodada que resultou em um pequeno acidente - uma outra foto, em tamanho menor, mostra o carro parado depois da batida, ligeiramente avariado.

Manfred era um ótimo piloto, mas sua formação foi em carros de turismo. Talvez por isso, ele obteve em turismo e protótipos resultados mais expressivos do que com monopostos. O que não nos impede de considerá-lo um "bota".

Abraços. (LAP)

Rianov disse...

Excelente Pandini!!

Em uma conversa "particular" com o Janus, ele me perguntou:
"... será que ele conseguiu salvar ainda?"

E eu respondi:
"Acho que não hein!

Deve ter fud*** ainda mais as saias laterais.

Esses carros 'asa' eram f***. Escorregou. Fud**!"

Tá respondido com certeza agora Janus!

Abraços Pandini

Janus disse...

Valeu Pandini, eliminada esta dúvida, sem dúvida (ai) ! Se bobear tenho essa GPI guardada em algum canto, lembro que tinha algumas justamente de 82, vou ter que dar uma olhada.

No mais, estou gostando muito dessa "volta a 5%" do Rian ao blog, porque postando apenas fotos tudo o que nós temos para comentar são apenas fotos. E aí, tirando o óbvio da frase, acaba ficando interessante, porque impressiona a quantidade de informações que se pode tirar de uma simples fotografia. Quando "baixamos" fotos (muitos dos leitores deste blog certamente vêem - ou seria veem? - dezenas, se não centenas de fotos de automobilismo quase que diariamente), poucas vezes realmente paramos para analisá-las individualmente. Uma pena.

Mas isso acabamos fazendo aqui agora. Cada foto parece que vai gerando uma história, contada nos comentários, e isso sem dúvida é muito legal. Parabéns ao Rian pela volta do blog, e aos colegas leitores, que trazem ótimas informações!

Rianov disse...

Isso ai Janus!

Você matou a charada do 'negócio' aqui. A intenção é esta mesmo. Eu vou postando essas fotos, e nós discutimos elas nos comentários.

Abraços a todos!

Ever Rupel™ disse...

o cara tá em movimento...o fundo tá bem borrado, mas a falta de fumaça pode ser pq o Manfred não tava dando motor na hora do click (tipo Drift), tava no embalo controlando o torpedo!